Preciso urgente da ajuda de vcs... o que eu faço meu cartão de crédito e débito foi furtado e nào sei como usaram a minha senha para fazer compras e saques parcelados entrei em contato com o banco no dia seguinte quando dei conta do furto e me disseram que nada poderiam fazer e eu teria que pagar... o que faço? nào sei como descobriram a minha senha os meus documentos tambem foram furtados...se eu entrar com uma ação em juizado especial eu consigo.. o juiz dara causa ganha ja que fui lesada?

Respostas

    A

    Adv. Antonio Gomes Sábado, 02 de maio de 2009, 0h43min

    Não existe causa ganha no Judiciário. Lhe cabe demonstrar que tomou todos os cuidados necessários sobre a guarda do seu cartão e senha pessoal e comunicou o furto na DP e ao banco dentro do prazo, o advogado está seguro quanto a instrução de sua demanda. Procure um advogado.

    C

    cristiano 227200/RJ Sábado, 02 de maio de 2009, 20h12min

    Em alguns casos, o banco só quer se responsabilizar pelos desfalques realizados após o comunicado de roubo/extravio. E vê-se que você foi omissa ao comunicar no dia seguinte.Contudo, a instituição bancária e os estabelecimentos comerciais assumem o risco ao adotarem o cartão de crédito/débito em suas práticas comerciais,respondendo de forma objetiva,ou seja,sua responsabilidade independe de culpa ou dolo.Cabe às lojas adotarem os mecanismos necessários para coibir o uso indevido do cartão.Hoje, percebe-se que as lojas,com o mero intuito de vender, não adotam o hábito de exigir o documento de identidade.Pode-se até falar em responsabilidade individual para cada uma dessas lojas que efetuaram a venda.É de se ressaltar que o cliente deve tomar os cuidados mínimos necessários, como não deixar a senha junto com o cartão,sob pena de excludente da responsabilidade da rede bancária.Se por acaso você manteve a senha com o cartão, em hipótese alguma deverá revelar isso no processo judicial.

    ?

    Priscila nursing Domingo, 03 de maio de 2009, 3h49min

    Olá Doutor... vc acha que no meu caso o processo é demorado ou posso receber logo? obrigada

    ?

    Priscila nursing Domingo, 03 de maio de 2009, 3h51min

    Olá doutor... o senhor disse que não existe causa ganha isso quer dizer no meu caso ou em todos os casos parecidos com o meu?

    A

    Adv. Antonio Gomes Domingo, 03 de maio de 2009, 17h42min

    O processo é demorado, e nesse caso poderá ser necessário pericia grafotecnica. Não existe causa ganha no judiciário, em qualquer caso, pois só se verifica após o trânsito em julgado do provimento. No caso especifico se ficar provado que você não efetuou as compras (pericia nos documentos assinados nas lojas) e que tomou os cuidados e providencias necessárias quando a guarda de seu cartão e senha, o julgamento do processo será favoravel a seu pleito.

    A

    Arthur SPM Domingo, 03 de maio de 2009, 20h14min

    Priscila,

    O Dr. Antônio Gomes já respondeu, com objetividade e competência, a sua consulta.

    Eu só gostaria de acrescentar que há um entendimento, adotado inclusive pelo Superior Tribunal de Justiça, de que eventual cláusula contratual exonerando a administradora de qualquer responsabilidade até o momento da comunicação do furto é nula (ou seja, sem validade jurídica), porque abusiva.

    O fundamento é o artigo 51, IV, do Código de Defesa do Consumidor:

    "Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas
    contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
    IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que
    coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis
    com a boa-fé ou a eqüidade; "

    Abaixo, segue um julgado do STJ, do ano de 2006, que retrata exatamente esse entendimento:

    "CONSUMIDOR - CARTÃO DE CRÉDITO - FURTO - RESPONSABILIDADE PELO USO - CLÁUSULA QUE IMPÕE A COMUNICAÇÃO - NULIDADE - CDC/ART. 51, IV.
    - São nulas as cláusulas contratuais que impõem ao consumidor a responsabilidade absoluta por compras realizadas com cartão de crédito furtado até o momento (data e hora) da comunicação do furto.
    Tais avenças de adesão colocam o consumidor em desvantagem exagerada e militam contra a boa-fé e a eqüidade, pois as administradoras e os vendedores têm o dever de apurar a regularidade no uso dos cartões.
    (REsp 348.343/SP, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, TERCEIRA TURMA, julgado em 14/02/2006, DJ 26/06/2006 p. 130)"

    Portanto, mais um fator a seu favor.

    Boa sorte!

    ?

    Priscila nursing Domingo, 03 de maio de 2009, 23h00min

    Dr Arthur eu tenho que pagar a fatura do cartão eu pensei em pagar o mínimo apesar que alem do cartão eu tenho os saques parcelados que foram feitos em minha conta... estou com raiva me pagar pela fatura... o que o Doutor acha? obrigada

    A

    Arthur SPM Segunda, 04 de maio de 2009, 3h12min

    Se os débitos são indevidos, Priscila, você não deve pagar a fatura tal como lhe foi enviada. Todavia, também não pode permanecer inadimplente. Por isso, o melhor é buscar um advogado, para que seja adotada a melhor estratégia processual. Provavelmente, será o caso de depositar em juízo o valor que você entende como justo.