F

    Fernando Gomes Ferreira Quarta, 02 de dezembro de 2015, 22h30min

    Olá tenho dois filhos um de 5 anos outro de 3 anos estou separado a 7 mês conbinado com minha ex parceira que ajudaria com tudo roupas comida remédios mas ela agora fala que o que eu ajudo e pouco trabalho registrado ela tabem como seria a melhor forma para resolver tudo isso e como Seia estipulado o pensão alimentícia. .Desde já sr. Fernando

    R

    Rafael F Solano Quinta, 03 de dezembro de 2015, 23h09min

    Fernando, qual o valor médio mensal as despesas necessárias de seus filhos?? Faça esse levantamento e assuma a metade.

    S

    Simone Grando Quarta, 16 de dezembro de 2015, 11h50min

    Gostaria de saber se a pensão é estipulada levando em consideração apenas o salário base? Pois o pai da minha filha recebe comissão. Para encaminhar o processo de divórcio e solicitar que ele saia de casa devo ir na defensoria pública?

    D

    Desconhecido Quarta, 16 de dezembro de 2015, 12h55min

    E pq ele deve sair de casa? De quem e a casa?

    I

    Ivone Rodrigues Terça, 19 de janeiro de 2016, 10h19min

    Olá Dr Rosa!
    Meu filho conheceu uma moça e com ela teve uma criança á mais ou menos dois meses deu toda a assistência necessárias, ou seja, a levando em consultas de pré natal, ultrassons rémedios e etc..em uma de suas visitas ao hospital para visitar a filha o pai dela o expulsou de la e desde então ele não viu mais a criança, qual a porcentagem exata de pensão que ele tem que pagar já que seu salario é de 1.000 reais para ter direito a ver sua filha novamente?

    R

    Rafael F Solano Terça, 19 de janeiro de 2016, 15h35min

    Ele não tem de pagar pensão para poder ver o filho novamente. Tanto a pensão como o convivio dos pais com a criança não é direito do pai ou da mãe, mas do cidadão que POR MERO ACASO é filho deles.

    É direito da criança ter o convivio com o pai. Seu filho tem de registrar a criança, antes disso convêm que faça o exame de DNA para confirmar a paternidade. E oferecer os alimentos, deve ser metade das despesas básicas da criança, se o filho dele não consome por mês 600 reais ele não tem de dar 300 reais só porque esse é o valor de 30% do salário que ele recebe.

    Marcela Almeida

    Marcela Almeida Segunda, 08 de fevereiro de 2016, 15h47min

    Boa tarde!!! Gostaria de saber se tem como eu dar entrada de novo na justiça. Pois o Pai da minha filha não da de acordo que foi determinado. Pela justiça tá uma contia só que ele nunca colocou o certo que foi decretado. Não é descontado em folha pois fala que esta no INSS. SE eu colocar de novo eu recebo os atrasados ou não recebo nada.

    R

    roberta vasc Segunda, 28 de março de 2016, 10h28min

    BOM DIA
    TENHO UMA FILHA, MEU EX MARIDO PAGA PENSÃO DO PRIMEIRO CASAMENTO. SE EU COLOCAR NA JUSTIÇA , A PENSÃO FICARÁ COMO? DIVIDIDA? OU ELES TERÃO TRINTA POR CENTO E A MINHA FILHA 10^?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 28 de março de 2016, 10h49min

    Roberta, isso vai depender do quanto o pai das crianças compromete a renda dele, o que pode vir a acontecer é que ambas as pensões somadas não ultrapasse 50% da renda do pai, ou nem mesmo 30%, isso vai depender de vários fatores, um deles é a real necessidade de cada filho, pois manda a lei que ambos genitores suportem igualmente as despesas básicas da prole comum, ficando 50% para cada genitor.

    Bianka da Penha

    Bianka da Penha Quinta, 24 de novembro de 2016, 22h29min

    Boa noite! Meu esposo morou com uma pessoa durante 19anos , teve dois filhos com ela,porém a mulher traiu ele e teve um filho com a outra pessoa.
    Ele ficou pagando o aluguel da casa pra ela de 500 durante uma 3 anos.sendo que está a um ano sem dar nada ;ela colocou ele na justiça...Ele está desempregado a 5meses . ..Como deve se procede isso.agora obrigada

    Ezequiel Rissi Feitanin

    Ezequiel Rissi Feitanin Sexta, 16 de dezembro de 2016, 15h45min

    TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E GANHO 942,00 LIQUIDOS... QUAL A PORCENTAGEM QUE DEVO PAGAR DE PENSAO E VALOR?

    M

    Maxwell Carvalho Quarta, 28 de dezembro de 2016, 14h10min

    Boa tarde!
    tenho um filho de 2 anos com minha ex companheira, sou assalariado e ganho apenas 900(valor bruto ) reais por mês.
    sendo que tenho despesas com Aluguel, Faculdade e uma trimestralidade do FIES no valor de 150 reais, ajudo como posso dou 150,00 a 250,00 reais por mês, mais minha ex companheira acha pouco, estou pensando em fazer um oferecimento de pensão, gostaria de saber quais os beneficio e malefícios desse oferecimento .
    desde já agradeço.

    Bruna Lucas Roldan

    Bruna Lucas Roldan Sábado, 21 de janeiro de 2017, 6h42min

    Olá uma pergunta. .
    Meu esposo recebe no lerite dele está mil e trezentos reais.. Mas limpo ele pega uns 800...e ele paga 300 reais de pensão foi decidido isso boca a boca. ..Mas agora temos uma bebe de um mês e como fazemos qual eh o valor mais o menos que ele tem que pagar?