Passei, no exame Da OAB, agora não consigo estágio.

Há 16 anos ·
Link

Pessoal é um drama para tirar a carteira da ordem. O que ninguém fala, é que nenhum escritório dá estágio para advogado recém-formado co inscrição definitiva. Entendo que advocacia é coisa séria, poderia até arriscar, más não quero colocar em risco os sonhos e anseios daqueles que nos confiaram suas causas, motivo pelo qual tenho recusado processos.

45 Respostas
página 2 de 3
Alima
Há 15 anos ·
Link

Seja humilde para saber ouvir e falar, mas audacioso e confiante para fazer as coisas da sua nova vida profissional!!

Marcos Adv
Há 15 anos ·
Link

Passei e passo pelos mesmos problemas.. Nunca fiz estágio, pois era funcionário da faculdade, não sobrava tempo. No final do curso fui trabalhar em um banco, como caixa, área totalmente distinta de minha formação acadêmica. Procurei emprego em escritórios renomados e não renomados também, mas não consegui emprego. Todos queriam alguém com um mínimo de experiência. Me desliguei do banco para então advogar, sozinho, começando em casa. O segredo é ser humilde, dúvidas terá sempre. Quando vi minha primeira sentença, não sabia o que fazer posteriormente. Quando ingressei com a primeira reclamação trabalhista, descobri que havia necessidade do Pré-CAD, que é preciso recolhir guia de mandato quando não é beneficiário de justiça gratuita, sem contar outros casos que hoje me fazem rir. São coisas que o dia a dia lhe ensinam Wander. Deve ficar atento para não cometer erros insanáveis, já os sanáveis, certamente serão cometidos. Já não trabalho mais, em casa, há duas semanas aluguei uma sala onde outros advogados trabalham. No ínicio é em casa, mas se puder fugir, melhor. Coloque a cara a tapa.. Alguma coisa sobre a advocadia você sabe, do contrário não teria sido aprovado na OAB. Boa Sorte aí...

Astroaldo
Há 15 anos ·
Link

Caros colegas, estou na mesma situação. Ainda não fiz o exama da OAB (estou no último semestre do curso) e pretendo fazer esse que sairá em breve, o 2010.3. Nunca fiz estágio, sou de baixa renda, beneficiário de bolsa do PROUNi, se eu nao trabalhar durante o curso nao consigo custear nem o xerox de apostila. Em suma, nao tive como abdicar do trabalho pra poder estagiar. Eis que agora to morrendo de medo pq nao sei fazer nada na prática. Modéstia a parte, creio que terei êxito no exame de ordem logo de primeira, pois eu to me preparando bastante. Só que o medo de não saber nada na prática me assusta muito, chego a pensar em desistir. Eu nem sei ao menos o que se deve fazer com a petição, onde se deve distribuí-la, entre outras coisas da prática. Sei lá, to meio com medo disso. Vejo alguns relatos de vcs dizendo que meteram a cara e deu certo, e fico receoso de nao dar certo comigo, sobretudo pq em minha faculdade a maioria dos alunos sao de fora da sede da facu (inclusive eu), cada um de uma cidade, entao formar parceria é praticamente inviável dada a distancia entre as cidades. Enfim, a quem estiver nessa situação (advogar sem ter prática nenhuma) ou que passou por ela, contem suas experiências, pois me espelharei em vcs.

Um abraço a todos.

Mateus Pessoa
Há 15 anos ·
Link

Persista. Busque as oportunidades. Vc morando numa grande cidade de industrias e serviços, não é dificil. Coloque uma placa na tua porta "ADVOGADO CALCULOS TRABALHISTAS SEM COMPROMISSO" distribua cartões em saída de industrias, associações, clubes, eventos, portarias. Busca o que é teu: Clientela. Felicidades Luis

Rodrigo Martins ... [email protected]
Há 15 anos ·
Link

e depois conheça o TED.

Imagem de perfil de Rafael C. S. Félix
Rafael C. S. Félix
Há 15 anos ·
Link

Caro amigo Wander,

Como expressão do filósofo Locke, nascemos como “tabula rasa”, do latim: “folha em branco”. Devemos nos empenhar o máximo para conquistar, a cada dia, nosso espaço no mercado de trabalho, tenha ciência, que a concorrência é forte e conflitante. Assim como em outros, ou melhor, em todos os ângulos da nossa dinâmica e fugaz vida.

Cuidado a quem você credita confiança, preste sempre atenção no seu meio. Tenho alguns contato na cidade do Rio de Janeiro, se caso você for residente ou domiciliado próximo, pode ser uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Viva cada dia na velocidade do seu próprio tempo. Não antecipe-se, não preocupe-se. Se empenhe e construa sua história nas folhas que compõe o grande livro da vida. Dificuldades todos nós passamos, basta saber digeri-las. Você chegou até aqui, com certeza, Deus tem muito ainda para ti.

Disponível para eventuais esclarecimentos.

Um fraternal abraço, Rafael C. S. Félix.

jusdir
Há 15 anos ·
Link

Olá colegas, também sou daqueles que passaram no exame de Ordem logo de Cara, porém também não fiz estágio. Vou começar a advogar agora e conto com a colaboração dos nobres colegas que aqui estão, para, se puderem, sanarem minhas dúvidas.

Abraços a todos e a todas e bom ano de 2011.

jusdir
Há 15 anos ·
Link

Escuto algumas vezes alguns colegas dizendo que vão despachar com o Juiz. Quando, por exemplo, nós podemos despachar diretamente com o Juiz?

Hoje não é mais comum protocolar as petições ou pedidos no protocolo?

obrigado.

Dr. José Alves Goes
Há 15 anos ·
Link

olá! a regra é protocolar as petições, porém em caso de extrema urgência, o advogado antes do protocolo poderá falar com Juiz sobre a urgência (note-se que tem que ser realmente urgente) o Juiz a seu critério poderá solicitar algum ato processual na petição antes do protocolo, isso evita que sua petição do protocolo/Cartorio suba ao gabinete do Juiz, o Cartório Judicial antecipa um ato, mas cuidado se você usar isso como rotina em seus processos sem necessidade, o Juiz poderá lhe conhecer como uma mala sem alça (chato) isso não é bom para suas futuras audiências, boa sorte Goes

Mara GN
Há 15 anos ·
Link

Wander, desculpe-me mas você está perdendo tempo procurando escritórios para estagiar! Quem faz estágio é aluno, o que não é o seu caso, você é advogado! Quando passei no temido exame da OAB, era assistente/estagiária em um escritório de advocacia. Porém, percebi que estava ficando na sombra do proprietário do escritório, ou seja, exercia milhares de tarefas, inclusive, secretariava e não tinha nenhum reconhecimento. Resumindo, trabalhava muito e recebia pouco mais que um salário mínimo. Fiquei com receio de abrir meu próprio escritótio, mas depois de conversar com minha família e amigos próximos, percebi que meu receio não tinha fundamento. É difícil, sim, muito, mas Graças à Deus, tive coragem e estou com minha própria sala desde o final de 2009! Com relação a não saber quais medidas tomar em determinada causa, isso você vai tirar de letra, pois existem colegas que sempre estão prontos para nos ajudar! E mais, estude sempre, leia artigos jurídicos, converse com colegas, pois em muitas das conversas você poderá obter respostas para suas dúvidas. Assim, espero ter contribuído para melhor! Que você abra seu escritório e faça muito sucesso! Não tema! Toda profissão tem os seus percalços.

abç

Mara

BOCA NO TROMBONE
Suspenso
Há 15 anos ·
Link

MARINA DA GLORIA 2011 Quero denunciar as seguintes irregularidades na marina da gloria: 1º funcionários da manutenção: (Jose Bezerra, Paulo Cesar, Antonio, Andre, Jorge Barreto, Francisco, Fernando, Alberto, Luis, Waldomiro, dico, Antonio, marcos, Pedro, etc.obs: não ganho por mês nem um salário minimo) Não tem equipamentos adequados, não são divididos por categoria (servente é pintor, pintor é bombeiro hidráulico, bombeiro hidráulico é eletricista e etc.. isso é todo dia é uma zona danada.); Não tem uniformes alguns trabalham de chinelo de dedo, tênis, sandália, camisa rasgada, calça rasgada, protetor auricular vencido; Os que trabalham na coleta de lixo não têm nenhum equipamento; Não tem um refeitório adequado o que existe não cabe todos então os que chegam depois das 12h00min têm que comer do lado de fora, no vestiário, sentados embaixo das arvores até dentro do banheiro, fora que a comida é de baixa qualidade; 2º funcionários da náutica: (Andre, marcos, Junior, marcos, Silvio, Luis, Antonio, Cássio) Não recebem insalubridades, não tem equipamentos adequados para suas atividades, trabalham de chinelo, expostos a tudo sol, chuva, perigo de pegar leptospirose, pois entram e saem da água sem equipamentos, almoçam no vestiário, pois o refeitório é o mesmo da manutenção; 3º soldadores não recebem insalubridades; 4º setor de segurança: (Roberto, Matheus, Silvio, Renato, Felix, Gilberto. Wallace, Julio, William, Alex, Paulo, Cabral, Cesar, ivanildo, Brasil, Álvaro, Wagner, vagnerhenrique, Laércio, gercio, Leonel, Helio, Marcelo, Julio, Ambrosio, Antonio, Jorge, Alex, marcos, Israel, augusto, nolasco, Ronaldo, Marcio, Jean, Alexandre, Leandro) Não tem uniforme adequado, condições de trabalho péssimas, almoçam no vestiário, pois o refeitório e o mesmo da manutenção; 5º sala de radio: (Moacir, vando, Leonardo) Não tem banheiro, os fios são expostos dentro da sala, área confinada, equipamentos de radio são precários, fazem suas refeições na própria sala, 6º auxiliar de limpeza: As funcionarias Dalva e Isabel, desde outubro estão cobrindo férias da telefonista Quelly (que na verdade é auxiliar administrativa como consta na CTPS, e mesmo assim não cumpri escala de telefonista ART. 227 CLT) sendo que elas estão acumulando três funções: auxiliar de limpeza, copeira e telefonista. Sem serem remuneradas para tais funções. Vale ressaltar que a comida (quentinha) é de baixa qualidade, em certas ocasiões foi achado cabelos, prego, palha de aço, barata, (no dia 06/12/2010 o segurança Alex achou vários pedaços de sacola plástica na sua quentinha) fora que não há opção de cardápio o que vier você tem que comer ou ficar com fome. Por outro lado o alto escalão recebe vale refeição auxilia alimentação (dizem que somando os dois chega a R$ 25 reais), sobre horas extra são feitas mais não pagas, a marina está largada, não só para os funcionários os usuários também estão reclamando, fora também os constantes vazamentos de óleo na água aumentando a poluição da baia de Guanabara. existe focos de água parada ótimos para criação do mosquito da dengue(lonas com água parada, possas d’água, vasilhas nas pedras com água paradas),vestiário é banheiro acoplado sendo assim você almoça contando com a sorte porque se alguém estiver fazendo necessidades fisiológicas o cheiro ficar todo no ambiente, chega embrulhar o estomago.para que não fique só na minhas palavras peço que vejam com seus próprios olhos,aconselham vocês irem até a marina.mas vou logo avisando se vocês avisarem que vão não verão nada disso.será tudo mascarado como sempre(quando tem algum órgão fiscalizador os pontos críticos são evitados e quem ousa a falar é eliminado,agora a pouco tem um funcionário denunciou a marina e foi eliminado).o horário do almoço é o melhor (12:00). A situação está lastimável, peço ajuda urgentemente e acredito na competência e seriedade desse órgão. Completando ainda sobre a PLR, não recebemos (os funcionários de baixo escalão claro) o fato curioso é que a empresa não está gastando em nada não está reformando nada, aparentemente só lucro, haja vista a contida de eventos e embarcações novas. fica a pergunta aonde está indo esse dinheiro? O argumento para não fornecerem o vale alimentação é que a empresa não pode gastar!Ta de brincadeira! Que puder mande mensagens para os endereços abaixo. nos ajudem! Nome Fantasia: MARINA DA GLÓRIA Razão Social: MGX EMPREEND. IMOB. E SEVIÇOS NÁUTICOS S/A. Endereço: AV. INFANTE DOM HENRIQUE S/Nº Bairro: GLÓRIA RJ: RIO DE JANEIRO CEP: 20.021-140 TELEFONE (21) 2555-2200 FAX: (21) 22854558 CNPJ: 11.107.074/0001-48 N.° de SÓCIO: 01. REPRESENTANTE: EBX.

RESPONSAVEIS: VINICIUS RORIZ ([email protected]) DIRETOR GERAL CRISTINA CAIADO ([email protected]) ADVOGADA NELSON FALCÃO ([email protected]) DIRETOR NAUTICO MIRIAN PEREIRA ([email protected]) RH

jusdir
Há 15 anos ·
Link

josé Alves Goes

Obrigado nobre colega, valeu mesmo.

Grande abraço.

jusdir
Há 15 anos ·
Link

DÚVIDAS, SE PUDEREM ME RESPONDAM, POR FAVOR.

1º No protocolo integrado eu não posso protocolar iniciais? Exemplo se o réu mora no interior de São Paulo( não se tratando de relação de consumo), eu devo protocolar a incial lá no interior, é isso mesmo? Onde posso ver as regras desse protocolo?

2º Às vezes fico em dúvida se protocolo as petições intermediárias direto no cartório ou se no distribuidor, quais os documentos que, por exemplo, posso ou devo protocolar direito no cartório do vara?

3º Por último doutores e doutoras , como faço para pedir uma certidão de um ato do processo; sei que pago uma taxa e devo fazer uma petição pedindo a certidão, mas onde protocolo ela? direto no cartório da vara ou posso protocolar no protocolo integrado? OBRIGADO. ABRAÇOS A TODAS E A TODOS.

Imagem de perfil de JPCI
JPCI
Há 15 anos ·
Link

Caros e nobres colegas causídicos.

Após leitura de todos os e-mails esclarecendo o assunto sobre estágio na advocacia, também me encontro neste dilema, ou seja, não estagiar em escritórios durante o curso de direito. Isto torna um empecilho na vida do recém-advogado, pois como descrito em e-mails anteriores, não tendo comprovação de experiência, logo não tem vaga disponível. Minha dúvida paira no trabalhar em casa, pois somente o boca-a-boca não é suficiente para angariar clientela. O correto é, mesmo sendo em casa, uma placa identificando seus atributos advocatícios. Mais desta forma configura um escritório em casa e, diante disso, a fiscalização da Prefeitura Municipal exigirá documentação como alvará de licença. Então, procuro em algum colega que já advoga em casa, como proceder para advogar em casa sem ter problema com a fiscalização, de forma legal, ou seja, como autônomo? Aguardo resposta.

Astroaldo
Há 14 anos ·
Link

Colega basta vc se dirigir até a prefeitura de seu municipio e fazer o alvará, especificando que desenvolverá a atividade de advogado. Olha, eu advogo em casa aqui no meu municipio, não tenho alvará e nunca ninguem da fiscalização veio falar nada. Assim como eu vários fazem isso aqui, então decidi: porque não eu? É ilegal, mas há advogados com mais de 30 anos de carreira aqui em minha cidade que nunca fizeram alvará, então eu que estou em contenção de despesas e início de carreira estou me enveredando pelo mesmo caminho.

M.Lim
Há 14 anos ·
Link

Éh Dr JPCI!! Essa questão do alvará de funcionamento e localização é muito discutida mesmo. Por mim, eu penso que a prefeitura já arranca dinheiro demais dos contribuintes, mas...

Agora esse problema de início de carreira é mesmo um pesadelo!! Nossa, se é!! Tudo é tenebroso! A gente fica totalmente perdido, no meio da multidão de advogados que existem por aí. Sem contar que tem situação que não cabe ser inexperiente, porque senão a parte contrária engole você vivo!

Mas como diria Milton Nascimento: " ... É preciso ter força, é preciso raça, é preciso ter gana sempre!". Tendo isso em mente com certeza é possível se chegar a algum lugar!

Quanto a começar a trabalhar em casa, é uma boa sugestão sim, para quem não quer ficar preso a escritórios convencionais. Principalmente aqueles escritório de "massa" que faz o jovem advogado ficar o dia inteiro fazendo ou só contestações, ou só apelações! Tudo meia boca, porque a quantidade é tão grande que não se tem tempo de fazer correções de escrita. Horrível!!

Faça isso! Trabalhe em casa mesmo, já fazendo sua carteira de clientes, usando a propaganda de boca, distribua os cartõeszinhos de visita, se anuncie nos sites gratuitos e uma ou duas vezes por mês faça anuncios pagos de destaque em sites como o OXL, primeira mão, etc, que costuma dar bons resultados. Só tenha cuidado como fazer, para não contrariar o estatuto, ok?

Quando tiver dúvidas, recorra aos foruns jurídicos como esse aqui. Dá para aprender bastante... Nossa eu aprendo bastante aqui!! Com o passar do tempo você vai conhecer muitos advogados dispostos a te ajudar nessas dúvidas também, afinal dizem por aí que somos corporativistas, não é mesmo?

Quanto a sociedades, eu com razão de causa te aconselho a não assumir isso por enquanto. Sociedade exige muita confiança e isso precisa ser conquistado... Prefira as parcerias, sobretudo limitadas somente nas demandas em que achar que precise de ajuda.

Procure formar laços com um colega ponta firme, pois, as vezes pode acontecer um imprevisto, você ficar gripado e não poder ir a audiencia, e esse colega pode fazer isso para você, pois o cliente não pode ficar na mão, né?

Vá aos foruns e assista as audiências. Sobretudo as trabalhistas, porque eu acho que são as mais dificeis e você aprende muito como se portar, como reagir, o que falar, tanto pela parte autora, como a parte demandada! SEja esperto e preste atenção em tudo! Tudo mesmo!!

No mais, faça o trabalho com dedicação, amor e honestidade e tenha fé, porque quando menos esperar, estará tendo muito sucesso profissional!

Tá bom?!

Boa sorte para você viu!!!

Astroaldo
Há 14 anos ·
Link

Disse tudo e um pouco mais. Sábio conselhos. Também sou iniciante na advocacia. Menos de 03 meses desde que passei no exame da OAB. Sobre o conselho de assistir as audiencia trabalhistas é um conselho de grande valor, pois realmente são as mais dificeis. Eu que o diga, sou uma negação para Direito do Trabalho, vim com deficiências enormes desde a faculdade, sobretudo, em virtude de péssimos professores que me faziam odiar tal matéria. Agora estou tendo que aprender tudo "na raça". Tenho uma ótima base de direito civil e penal, me sinto tranquilo (apesar de inexperiente) quando me deparo com causas dessas areas. Mas trabalhista a insegurança e o medo batem forte. Como disse o colega acima: é preciso ter raça!!! Um conselho que venho usando: se aproxime dos advgados que são humildes, educados e não se acham a ultima bolacha do pacote. Muitos são malas, metidos, gostam de inferiorizar os outros...destes mantenha a máxima distância, de preferencia só os vendo quando estiverem na sala de audiencia.

yy
Há 14 anos ·
Link

o estágio está dentro da conclusão do curso de direito,não sei explicar o porque de vc

ter concluido o curso quando ainda falta o estágio,e assim mesmo fez prova e foi

aprovada, mas não pode exercer a profissão antes da conclusão incluindo o estágio.vc

não pode advogar,faz bem não aceitar nenhum processo pois vc ainda não é advogada

inscrita na OAB de seu estado.

yy
Há 14 anos ·
Link

com o passar dos tempos na militância da advocacia,vc vai entender que o melhor para aprender esta solução está nos lívros de direito,irá chegar o tempo em que vc só acreditará nos livros,algum advogado lhe orientará,mas só terá certeza após pesquiza nos livros,adquira o hábito de leitura,existem advogados que lhe ensinarão errado,porque eles também não sabem,vc é seu professor.ir ao forum,assistir audiência ajuda para vc. tirar suas próprias conclusões,é muito bom para se desembaraçar,só o tempo é que lhe dirá se valeu apena, o melhor advogado é eterno aprendiz.Não se iluda. sorte!...

yy
Há 14 anos ·
Link

infelizmente exercer a profissão de advogado em casa,também terá que ter alvará de funcionamento,que é pago anualmente,a não ser que vc trabalhe no anonimato que por certo irá lhe prejudicar.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos