julio lima Sexta, 15 de maio de 2009, 21h46min

    Exame de Ordem deverá passar por alteração a partir de 2010
    Abril 04, 2009
    Notícias RSS Digg Digg
    Projeto deverá ser discutido na próxima semana pelo Conselho da OAB Nacional e prevê a inclusão de novas disciplinas na primeira fase das provas.
    Tivemos um desempenho que deixou muito a desejar. Houve uma queda mais acentuada agora, neste último Exame de Ordem. A declaração é do conselheiro federal da OAB/RN, advogado Adilson Gurgel de Castro ao comentar sobre o baixo índice de aprovação no último Exame de Ordem, no qual 29,7% dos candidatos foram aprovados.
    Relacionadas

    OAB/RN divulga resultado do Exame de Ordem

    322 são aprovados no exame de ordem da OAB

    OAB: 322 são aprovados no exame de ordem

    Índice de aprovação no Exame de Ordem vem caindo nos últimos anos

    OAB/RN divulga estatística de aprovação no Exame de Ordem por curso

    Anatel aprova regulamento que permite o acesso à internet por meio da rede elétrica

    » mais relacionadas

    Provavelmente, na próxima segunda-feira (06) seja colocado em pauta na reunião do Conselho da OAB Nacional o processo, do qual Adilson Gurgel é o relator, que prevê modificações que poderão tornar ainda mais complexas as provas do Exame de Ordem.

    Caso o conselho da OAB aprove o projeto, a partir do próximo ano deverão ser incluídas na prova da primeira fase, disciplinas como filosofia, sociologia, economia, teoria geral do estado e ciência política, disse.

    Ele explica que a inclusão dessas disciplinas poderá ocorrer por se tratarem de matérias essenciais para a prática do direito e que representam a base do conhecimento para o exercício da advocacia.

    A idéia é fazer uma reformulação no modelo que vem sendo utilizado na primeira prova e exigir mais raciocínio do aluno através de questões mais interpretativas -, diferente do que existe hoje, que exige mais memória e pouco raciocínio jurídico.

    Para a prova da segunda fase, na qual os candidatos se submetem às questões subjetivas e à elaboração de uma peça jurídica, não há previsão de mudança.

    Apesar de reconhecer que o nível de aprovação vem baixando nos últimos anos, principalmente após a unificação do concurso em todos os estados do Brasil, exceto São Paulo e Minas Gerais, Adilson ratifica a posição da Ordem dos Advogados de que o objetivo da entidade não é apertar e sim fazer uma prova possível de aprovação.

    As instituições precisam se dedicar mais ao ensino e os alunos têm que estudar. Aqueles que estudam regularmente, sem deixar para a última hora conseguem a aprovação, completa.
    http://www.espbr.com/noticias/exame-ordem-devera-passar-alteracao-partir-2010