O termo "exitoso" foi introduzido no vocabulário brasiliano na década de 70 com o sentido de auspicioso, favorável, feliz, próspero, venturoso, animador. Não figura no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, que tem força de lei, nem no Aurélio, por enquanto, de modo que convém evitar seu uso. Pelo menos em provas e documentos oficiais. Mas já integra o Dicionário Houaiss. Vem de êxito (do latim exitu), que significa saída, fim, acabamento.
Diante da mixórdia gerada, lhe oferto algo mais positivo, sobre a questão
Qualquer um pode zangar-se - isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil.
Quando vencemos um desafio ou alguma competição,somos chamados de vitoriosos. Mas quando aprendemos uma lição através de uma derrota, ao invés de sentirmo-nos fracassados ou incapazes, somos, além de vitoriosos, dignos de uma dádiva que vale mais que um grande troféu: Sabedoria.
Seja humilde no julgar. Não fale algo que vá humilhar alguém. Tente escolher palavras positivas, agradáveis, incentivadoras. Se não tiver nada de bom para dizer, omita-se, cale-se, mas não magoe. Não jogue sobre as outras pessoas as suas frustrações. Só fale para os outros, o que você gostaria que dissessem pra você. Às vezes, a pessoa, só está esperando escutar um simples ..”parabéns’ ou “você foi capaz” ou “lindo”, pois escreveu de peito aberto com as palavras do coração.