NÃO QUERO AQUI DIZER SE HÁ NECESSIDADE OU NÃO DA EXISTÊNCIA DA PROVA PARA O ACESSO AOS QUADROS DA OAB. MAS NÃO PODIA DEIXAR DE COMENTAR NESTE FORUM OU NO QUE FOR POSSÍVEL DA BARBARIEDADE QUE É A TAL PROVA: CINCO EXAUTIVAS HORAS, SEM CONTAR QUE SE ENTROU NA SALA ÀS 13:00 HS. O CANDIDATO FICOU PRESO POR 05:45 HS. SE QUISESSE LEVAR O CADERNO DA PROVA. FALANDO DO CONTEUDO DA PROVA: ALI, PELO VOLUME DE ASSUNTO QUE TEM DE SER AFERIDO, TALVES TENHA QUE EXTENSA MESMO, MAS NÃO DEVERIA SER TÃO EXTENUANTE, QUANDO CHEGUEI A QUESTÃO DE Nº. 80 JÁ ESTAVA TÃO EXAUTO QUE NÃO CONSEGUIA LER O ESCRITO NO CADERNO DIREITO, E DE TÃO CANSADO, NÃO TINHA MAIS INTERESSE EM PASSAR, OU SEJA, EM SER APROVADO. ESTAVA SO QUERENDO QUE TUDO ACABASSE. ESTAVA BEM PREPARADO, HAVIA ESTUDADO BASTANTE, RESPONDIR VARIAS PROVAS ANTERIOS E EM TODAS, A MÉDIA DE ACERTO GIROU EM 75%. JÁ EM CASA, DESCANSADO, VERIFIQUEI QUE APÓS A QUESTÃO 80 SO ACERTEI SETE E QUE SE NÃO FOSSE TÃO LONGA E EXAUSTIVA TERIA ACERTA 16. CORRO O RISCO DE NÃO CHEGAR A 50%. SEI QUE MUITO SE OUVIU DE AUTORIDADES DA OAB, DIZENDO QUE A PROVA É PARA AFERIR O MINIMO DE CONHECIMENTO PARA O BACHAREL HABILITAR-SE ADVOGADO, MAS O QUE SENTIR FOI UM VIOLENTO TESTE DE ESFOÇO FÍSICO E MENTAL, PARA O QUAL NÃO ESTAVA PREPARADO, ESTAVA PREPARADO PARA UM TESTE DE CONHECIMENTO JURÍDICO E NÃO ESTE. ESTOU RESOLVIDO SE NÃO ATINGIR OS 50%, NÃO MAIS ME SUBMETER A ISSO NOVAMENTE, PREFIRO CONTINUAR A SER SIMPLISMENTE UM BACHAREL EM DIRETIO E NÃO UM ADVOGADO, AINDA QUE O MUNDO DA ADVOCACIA NÃO É ESSA BELEZA TODA. TA BOM, OU MUITO BOM PRA POUCOS, UNS 10%, O RESTO SO RALANDO. E NÃO PRECISA SER ADVOGADO PRA SABER DISSO, ENTÃO PRA QUE TODO ESSE ESFORÇO SO PRA TER UMA CARTEIRINHA VERMELHA E OU CARTÃO E PAGAR ANUIDADE? PORQUE SE ALGUEM PENSAM QUE AO VIRAR ADVOGADO VAI SAIR GANHANDO DINHEIRIO A RODO, É UM LÊDO ENGANO, ALGUNS OU QUASE A MAIORIA POR ESTE BRASIL A FORA NÃO CONSEGUE NEM O DA ANUIDADE, E NÃO É POR FALTA DE CONHECIMENTO JURIDICO, É O MERCADO QUE LIMITA. A MAIORIA DO TRABALHO PRO ADVOGADO SÃO PRODUZIDA PELA CLASSE C e D DA POPULAÇÃO, QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR QUASE NADA. O DA CLASSE A e B, QUEM PEGA SÃO OS 10% QUE FALEI ACIMA: ELES VÊM DAS ALTAS AUTORIDADES DO JUDICIÁRIO QUE APOSENTARAM, EX-MINISTROS OU VELHOS ADVOGADOS QUE SÃO FAMOSOS JÁ HÁ DECADAS, O QUE VAI SOBRAR PRA ESSES MILHARES DE NOVOS ADVOGADOS RECEM APROVADOS, ACHO QUE SO A ANUIDADE DA OAB PRA PAGAR. COM DINHEIRO GANHO EM OUTRA ATIVIDADE OU TIRANDO DE SUA APOSENTADORIA. BOM. ACHO QUE NÃO VOU AGRADAR A MUITOS COM ESTE COMENTÁRIO, MAS, ESTÁ É MINHA OPINIÃO. SEI QUE MUITOS JOVENS QUE ACABARAM SEU CURSO DE DIREITO E QUE SONHAM EM SER ADVOGADO, VÃO ACABAR PARTINDO PRO CONCURSO PÚBLICO QUE NÃO EXIGE ATIVIDADE JURÍDICA COMO REQUISITO.

Respostas

    ?

    JLima Terça, 19 de maio de 2009, 3h37min

    Não quero aqui dizer se há necessidade ou não da existência da prova para o acesso aos quadros da oab. Mas não podia deixar de comentar neste forum ou no que for possível da barbariedade que é a tal prova: cinco exautivas horas, sem contar que se entrou na sala às 13:00 hs. O candidato ficou preso por 05:45 hs. Se quisesse levar o caderno da prova. Falando do conteudo da prova: ali, pelo volume de assunto que tem de ser aferido, talves tenha que extensa mesmo, mas não deveria ser tão extenuante, quando cheguei a questão de nº. 80 já estava tão exauto que não conseguia ler o escrito no caderno direito, e de tão cansado, não tinha mais interesse em passar, ou seja, em ser aprovado. Estava so querendo que tudo acabasse. Estava bem preparado, havia estudado bastante, respondir varias provas anterios e em todas, a média de acerto girou em 75%. Já em casa, descansado, verifiquei que após a questão 80 so acertei sete e que se não fosse tão longa e exaustiva teria acerta 16. Corro o risco de não chegar a 50%.
    Sei que muito se ouviu de autoridades da oab, dizendo que a prova é para aferir o minimo de conhecimento para o bacharel habilitar-se advogado, mas o que sentir foi um violento teste de esfoço físico e mental, para o qual não estava preparado, estava preparado para um teste de conhecimento jurídico e não este. Estou resolvido se não atingir os 50%, não mais me submeter a isso novamente, prefiro continuar a ser simplismente um bacharel em diretio e não um advogado, ainda que o mundo da advocacia não é essa beleza toda. Ta bom, ou muito bom pra poucos, uns 10%, o resto so ralando. E não precisa ser advogado pra saber disso, então pra que todo esse esforço so pra ter uma carteirinha vermelha e ou cartão e pagar anuidade? Porque se alguem pensam que ao virar advogado vai sair ganhando dinheirio a rodo, é um lêdo engano, alguns ou quase a maioria por este brasil a fora não consegue nem o da anuidade, e não é por falta de conhecimento juridico, é o mercado que limita. A maioria do trabalho pro advogado são produzida pela classe c e d da população, que não tem condições de pagar quase nada. O da classe a e b, quem pega são os 10% que falei acima: eles vêm das altas autoridades do judiciário que aposentaram, ex-ministros ou velhos advogados que são famosos já há decadas, o que vai sobrar pra esses milhares de novos advogados recem aprovados, acho que so a anuidade da oab pra pagar. Com dinheiro ganho em outra atividade ou tirando de sua aposentadoria.
    Bom. Acho que não vou agradar a muitos com este comentário, mas, está é minha opinião. Sei que muitos jovens que acabaram seu curso de direito e que sonham em ser advogado, vão acabar partindo pro concurso público que não exige atividade jurídica como requisito.

    R

    reformatio Rio de Janeiro/RJ Terça, 19 de maio de 2009, 23h36min

    J LIma, entendo sua angústia. Passei por esse sufoco no exame 2008/3, realmente não há a menor necessidade de submeter o fornando à uma prova desse tamanho.

    Eu me lembro que fui muito bem até a questão de número 60 ou 70, posteriormente fui um desastre.

    Com certeza isso se deve a forma de avaliação , pois por mais preparado que o formando esteja, não irá aguentar essa tortura.

    Agora, se tens amor a profissão não desista. e tenha fé que no final tudo vai dar certo.

    A 2ª fase é tão exaustiva ou mais do que a primeira, portanto prepare-se

    Um grande abraço e boa sorte