AVÓ SOLICITA GUARDA DO NETO

Há 21 anos ·
Link

OLÁ COLEGA, MINHA COSTUREIRA SUSTENTA A FILHA E O NETO DE 2 ANOS EM VIRTUDE DO PAI ENCONTRAR-SE PRESO EM REGIME FECHADO E NÃO TENDO DEIXADO NENHUMA PENSÃO PARA GARANTIR A SUBSISTÊNCIA DO MENOR, O QUAL DESDE O NASCIMENTO TEM SIDO MANTIDO PELA AVÓ. SENTINDO O PROBLEMA, RESOLVI AJUDÁ-LA GRACIOSAMENTE A OBTER OFICIALMENTE A REFERIDA GUARDA. ENTRETANTO, QUAIS PROCEDIMENTOS DEVO TOMAR E QUAIS DOCUMENTOS DEVO JUNTAR PARA OBTER SUCESSO NESTA AÇÃO? E POR NÃO SER ESPECIALIZADA NA ÁREA DE DIREITO DE FAMÍLIA GOSTARIA DE SOLICITAR-LHE, SE POSSÍVEL, UM MODELO DE PETIÇÃO OU ORIENTAÇÃO JURISPRUDENCIAL SOBRE O ASSUNTO. DESDE JÁ, AGRADEÇO SUA ATENÇÃO E BOA VONTADE. UM ABRAÇ0.

9 Respostas
juçara
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Cineida, A guarda de menor pela avó neste caso é um pouco dificil, pois a mãe do menor detém a guarda do filho e tambem mora com a avó. Se fosse comprovado que o pai da criança se encontra preso e a mãe do menor se encontra em outro lugar que não seja na casa da vó, a situação ficaria mais fácil. Não se deve requerer a guarda do menor com intenção de dependência previdenciária, pois o juiz não concede. A fundamentação para o pedido de guarda mais aceita pelo judiciário é de que os pais não se encontram presentes por algum motivo(suprir eventual falta dos pais) ou por maus-tratos dos pais, logicamente tudo comprovado nos autos com clareza. O juiz determina o estudo social do local onde o menor vive . Se é adequado ou não, se supre as necessidades reais da criança, etc... daí ele defere ou não a guarda do menor.

Boa Sorte

maria Helena de Carvalho
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Prezada Cineida. A colega Juçara está certíssima. Lamentavelmente, você não vai conseguir a guarda só por estes motivos. Basta você pesquisar no "site" do TRF que verificará várias jurisprudências neste sentido. Inclusive são feits visitas na casa da futura gardiã, estudos psicosocial, etc. Não dá para enganar. Só seria possível se a mãe também não tivesse condições de criar o filho, condições essas que não sejam econômicas, mas moral, psicológica, etc. Lamento

Elias Júnior
Há 17 anos ·
Link

Boa tarde, a situação é parecida com a da colega.

é assim

possuo 02 netas da mesma filha, o pai já possui uma família é casado e tem 02 filhos com a esposa e mais 02 filhas com a minha filha e ainda possui mais uma filha com outra mulher. A minha filha foi embora de casa e deixou comigo e minha esposa as 02 filhas para nós criarmos, nesse caso, será que o juiz dará deferimento a guarda das meninas a meu favor.

alessandra
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Neste caso, Elias, voce regularizará a guarda de fato, procure advogado ou defensoria, comprove tudo e peça a guarda das netas.

boa sorte!

Iara Galvão
Há 17 anos ·
Link

Bem, minha situação é a seguinte, a avó cria os dois netos, a mãe está presa e filho dela (pai das crianças) não mora com ela e não se opõe de que a avó fique com a guarda dos netos. Neste caso pensei em uma ação de guarda comum anexando declaração de anuência dos pais da criança. É possível? Outra coisa, é realmente necessário a anuência da mãe, uma vez que mesmo quando solta nunca quis as crianças, que sempre foram criadas com a avó. Além disso, conforme orientação da defensoria daqui é necessário juntar estudo social realizado por assistente judicial (como é isso? Achei que isso só seria feito depois a mando do juiz, mas é assim que tem na orientação da defensoria). Alguém pode me orientar?

Nadir Rosa
Há 17 anos ·
Link

Preciso fazer Petição Inicial e como a situação é diferente, gostaria de obter algum auxílio jurídico ao caso em questão. Menor órfão de pai e mãe e que mora com avós maternos (estão pedindo a guarda),como fica o pólo passivo se o avô paterno viúvo é curatelado por uma filha.

Agradeço se alguém me ajudar.

Nadir

Marcelo_1
Há 17 anos ·
Link

Boa noite! Minha irmã mais nova casou-se e teve uma filha. Quando a menina tinha 4 meses, minha irmã e o marido foram morar com minha mãe devido a problemas financeiros. Poucos meses depois, o casal se separou, mas minha irmã e a criança continuaram morando com minha mãe. Ocorre que, há pouco mais de um ano, minha irmã abandonou o lar e foi morar em outro estado, deixando sua filha com minha mãe. O pai da criança, que se casou novamente e vive na casa dos pais de sua atual mulher (em outra cidade), visita a menina apenas nos dias determinados e, recentemente, entrou com um pedido de modificação da guarda. No entanto, ele não demonstra ter condições econômicas (limita-se a pagar a escola da filha) tampouco reúne condições para conseguir educar a filha. Pergunto: há possibilidades de se requerer a guarda para minha mãe, avó da menor? A menina está plenamente adaptada na casa da avó, que detém a guarda de fato. Além disso, a menina conta com totais condições para seu efetivo desenvolvimento. Caso a guarda fosse deferida para o pai, a menina teria que se mudar para uma cidade menor, bem como morar na casa dos pais de sua madastra, longe da família e sem as condições ideias de ensino. Existe alguma possibilidade de minha mãe conseguir regularizar a guarda de fato?! Obrigado.

Laura_1
Há 16 anos ·
Link

Uma avó mora com o filho e a neta, sendo que é a responsável financeira pela menor e portanto quer incluí-la como dependente no IR, mas para isso é necessária a guarda judicial. Há outra solução, já que o pai da menor a avó e ela moram na mesma casa? será possível a guarda com a concordância do pai? e da mãe?

Obrigada.

Jessica G.
Há 15 anos ·
Link

Olá,eu tenho 17 anos e quero que minha guarda fique definitivamente com minha avó materna, pois moro com ela a minha vida inteira,atualmente minha guarda está com minha mãe,ela é divorciada do meu pai e eu não falo com ele já tem um certo tempo,mais ele paga pensão pra mim todo mês,mais eu nunca vi esse dinheiro pois minha mãe que o recebe, sempre fui sustentada da pela minha avó,e agora estou trabalhando e já posso me sustentar com a ajuda de minha avó,nunca me dei muito bem com minha mãe,desde quando eu era criança que minha avó vem lutando por mim na justiça,mais agora que já estou com 17 anos,tenho o direito de decidir com quem quero ficar?

Preciso de uma resposta urgente!

Obrigada

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos