Meus caros, soube que a segunda fase do exame da ordem exige, na feitura de peças processuais, um maior discernimento do conteúdo a ser escolhido. Logo, como optei pela área de Direito Público Constitucional, sendo uma área nova na OAB, estou tendo dificuldades em achar doutrina especializada, bem como provas da OAB anteriores desta área. Como poderei fazer um estudo profícuo e prático deste assunto e quais livros comprar ou quais cursos fazer? Desde já, obrigado!

Respostas

    E

    Everton_1 Sábado, 23 de maio de 2009, 11h15min

    Prezado Daniel!

    Eu também optei por Direito Constitucional,e, realmente, obras desta disciplina que sejam direcionadas à segunda fase do exame da ordem são escassas, senão inexistentes.Em princípio, referente à doutrina, estudarei por Direito Constitucional Descomplicado e Controle de Constitucionalidade, obras estas assinadas por Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino.Talvez, dependendo do tempo disponível, aprofundarei o estudo doutrinário com a leitura de alguns capítulos, que julgo importantes, da obra Curso de Direito Constituconal, do Gilmar Mendes e cia. Atinente à legislação, além evidentemente da Constituição Federal, creio ser indispensável o estudo das leis que dispõem sobre o processo e julgamento da Adin, Adc e Adpf perante o STF, bem como dos arts.543-A e 543-B do CPC.Quanto à jurisprudência, imagino que uma leitura dos informativos STF deste ano seja o suficiente, talvez também dar uma olhada na obra Principais Julgamentos do STF 2008 do Roberval Rocha.Em relação às peças processuais, vou imprimir no site do Supremo algumas iniciais de Adin e Adc, que, salvo engano, são as únicas disponíveis.Já quanto à iniciais de Adpf, Reclamação Constitucional, Recurso Extraordinário, Mandado de Segurança de competência originária, entre outras passíveis de cobrança na segunda fase do exame, não tenho material para estudo. Dessa forma, devemos procurar manter esse fórum de discussão ativo, a fim de que possamos dirimir dúvidas, tocar informações importantes e, via de consequência, atingir o nosso objetivo.Abraço!