O exame de ordem é necessário para filtrar àqueles que realmente tem condições reais e minimas de exercer a profissão. Fui aprovado no exame 137, em direito do trabalho; a peça nem se fala a mais cabeluda, nunca havia caido. Nunca fiz estágio e foi meu primeiro exame. Particularmente, imprimi a prova 138 e fiz, achei meio covarde, más não impossivel de fazer, acredito que serão anuladas muitas questões. Más o maior problema que vejo nos candidatos é que a maioria não lê com atenção o enunciado e confronta com as alternativas, eu tive esse problema e corrigi. A dica para quem levou ferro é que leia e resolva questões, não acredite que o cursinho vai fazer você passar, pois só lhe dará o mínimo, o resto caros amigos é com vocês, leiam adquiram os materiais corretos, se esforcem, vale a pena se matar até duas três horas da madrugada. Ademais cursinho é para quem estudou, e voce não vai aprender se não souber, ou não tiver alguma noção. Volto a falar, aprendam a ler, e interpretar, provavelmente o ensino de base foi de má qualidade, isso está influenciando no indice de reprovação nos exames. Ai você vem com essa conversinha que a prova é dificil, olha o indice de aprovação da puc, mackenzie, USP, São Judas, FMU etc.... Tá certo, onivel desses cursos é muito bom, más a galera sabe ler e interpretar, a base foi boa. O que adianta ter acesso ao ensino superior, se a base é uma b !!@][=-/~´.

Respostas

    H

    henrique santos Sexta, 29 de maio de 2009, 10h49min

    Desculpe caro colega, mas hoje é o último dia do recurso das provas objetivas e ao invés de você esta querendo ajudar analisando as questões possíveis de anulação, você vem falar da capacidade das pessoas ou de que elas não sabem interpretar, não acho justo...

    Eu fui reprovado por um ponto na 2º fase de penal, e sei que na 1º fase acertei muitas por que sabia, mas algumas eu arrisquei por que encontrava 2 questões certas... Talves você tenha passado na prova acertando todas as questões com exactidão, sem dúvida, mas caso você tenha arriscado alguma, pense e não venha querer nos dar lição de moral..

    Volta a falar que acho a prova importatnte, mas que ela tenha carácter de conhecimento ao invés de eliminatório, as perguntas são capciosas, eles dizem que cobram o mínimo, e mais, reclamam que existem muitos formando e faculdades.
    ( fechem as universidades, rsrsrsrs ) balela.

    Fico triste em ouvir essa possição sua, desculpe, mas é o que acho.

    ?

    Wander_1 Sexta, 29 de maio de 2009, 11h01min

    Caro Henrique,

    O comentário é genérico, há as exeções, más quem está dentro sabe que é um fato, além do ensino superior de má qualidade, corrobora o fato de que a galera não sabe intrerpretar. É uma realidade e falo com conhecimento de causa, está certo que a prova não avalia o conhecimento de ninguém, más culpar só o grau de dificuldade da prova é um pouco de hipocrisia para tentar maquiar uma realidade. Tenho um amigo que passou em Penal na 5ª vez, o problema dele era com direito material, más ele sempre passava na 1ª fase.

    H

    henrique santos Sexta, 29 de maio de 2009, 11h13min

    Desculpe, mas me reporto no parecer anterior...

    D

    Dr. yuri Freitas Sexta, 29 de maio de 2009, 11h35min

    Pô Wander_1, parabens por ter passado na prova.

    Mas, já que você citou tantos problemas, porque não oferece soluções,dicas ou até mesmo material?

    O que você falou aí até meu filho de 6 anos sabe, que tem que estudar e se esforçar para alcançar sua meta, ademais, nenhuma novidade.

    OAB não testa conhecimentos.

    Mas como o Sr. é possuidor de sábias palavras, quem sabe não possa nos ensinar com sua vasta experincia a interpretar.

    L

    Luciana_1 Sexta, 29 de maio de 2009, 11h36min

    É, realmente neste momento não adianta culpar a prova, nem ninguém, e muito menos a faculdade, alegando q o ensino é de má qualidade, pq um aluno bom de verdade, pode estudar na "pior " faculdade que vai se sair bem na vida, ou até mesmo nem estudar e ser mais esperto e mais inteligente do que quem fez uma PUC ai da vida!!!ex. nosso presidente , que nem tem formação e é mais feliz $$ que nós, rs
    A realidade é que esta prova, atual da CESP tinham 20 questoes erradas, e digo isto com a certeza absoluta do que estou falando, pois estudei todas as questoes.
    Para quem realizou a prova , mesmo com conhecimento absoluto do que estava interpretando, não obteve uma resposta correta, pois não havia.
    e Vejamos meus colegas: 20 questões são bastante, uma média de acertos entre estas 20 poderiam ter ajudado muitos a passar na prova, se a mesma não estivesse equivocada.
    E outra coisa, será que é justo estudar para saber interpretar uma questão? pq se precisa de tanto tempo descobrir o enigma q esta escondido da questão é pq a mesma fora mal formulada. o que merece uma revisão por parte dos examinadores.

    Culpar não é a solução, mas sim estudar, mas aconselho não estudar para OAB, mas para a vida, pq nunca se sabe demais, sempre temos q estudar, para nós mesmos.

    Independente de passar ou não, pois sabemos q a tal prova não mede conhecimento, mas sim depende do momento, da sorte, é isso mesmo, tenho pena dos azarados que não sabem chutar e "interpretar" estes enigmas. ;), mas um dia quem sabe aprendemos , não é? já aprendemos interpretarção de textos, para passarmos no vestibular, rs

    o que não podemos é abaixar a cabeça e aceitar que os outros pensem por nós e ditem as regras erradas. E muito menos deixar que falem mal do ensino, menosprezando faculdades que não tenham um nome "conceituado", conforme mencionado ai por nosso colega. Mas é mais fácil criticar, e reclhamar do ensino do que ser um educador, um professror.

    acessem o link: http://inteligenciajuridca.blogspot.com/2009/05/recurso-questoes.html

    Aos que necessitam a anulação de algumas questões da prova OAB 2009/1 realizada em 17/5/09, segue a relação das mais prováveis questões que serão possíveis de anulação pelo cespe:

    abraços e boa sorte a todos!!

    ?

    Wander_1 Sexta, 29 de maio de 2009, 12h10min

    Caro Drº Yuri,

    A solução é ler e resover questões, de nada adianta o candidato fazer um bom curso preparatório, se por consequência nã recorrer à um bom material para auxuliar seus estudos. Levei ferro uma vez no exame 136, acertei 31 questões, confesso que fiquei arrasado, más ergui a cabeça e segui em frente. Ao analisar a prova posteriormente, vi que lia más não comprrendia, não conseguia entender o problema. Então adquiri um bom material (Coleção AOB Saraiva), li apenas alguns livros 4 ou 5, más foram o suficiente para ser aprovado com 64 questões na 1ª fase 137, e aprovado com folga na 2ª em trabalho. Más caro, eu lia e interpretava questões e isso foi fundamental para minha aprovação. Aliás o Dr. poderia colaborar de alguma forma, qual foi sua formula, nos ensine, também quero aprender? Divida suas experiências conosco.

    G

    GILBERTO CAVALCANTE Sexta, 29 de maio de 2009, 12h14min

    Amigos, bom dia!

    Ser ou não necesário o bendito Exame da Ordem isso tem campo para discursão de muitas gerações. Quando entramos na faculdade de Direito somos louvados e agraciados com muitos parabéns por termos conseguido entrar em uma das mais difíceis faculdades do Brasil.

    Quando saímos vem a triste realidade, passar no exame de ordem, se não passamos somos taxados de imcompetentes, eu sinto uma tristeza muito grande de ainda não ter passado nesse bendito exame até porque ele para mim é uma aprovação e essa aprovação me faria muito bem.

    Mais como já comentei em outros fóruns o problema do exame de ordem é de quem não passa, quem passa, simplismente se acha no direito de balelar e eu sei disso porque da minha turma, os que passaram em nenhuma situação foram os melhores, e sim os que contaram com a sorte.

    Mais é isso ai, só uma coisa que muita gente esquece a aprovação no exame não é garantia de sucesso. isso dependendo do anglo que se ver pode ser muito frustante.

    Sucesso a todos.

    Gilberto