ceratocone - auxílio doença?
tenho ceratocone nas duas córneas, estou na fila de transplante, minha visão esta cada vez pior, e eu gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença, sendo q nunca tive registro em carteira porque tenho a doença desde os 11 anos... atenciosamente, Valéria
Boa Tarde, Valéria.
Sou advogada e também tenho Ceratocone em ambas as vistas. Quando descobri a doença também tive as mesmas dúvidas que você, especialmente no que se refere à vagas para deficientes físicos em concursos públicos.
Ocorre que, assim como o ingresso no quadro para deficientes, a aposentaria por invalidez ou o auxílio doença dependerão basicamente do nível do seu ceratocone, isto é, da sua gravidade. Não há como generalizar sem ter um atestado médico. Particularmente, tenho a visão bem debilitada, mas ainda assim consigo desempenhar minhas tarefas profissionais. Com um pouco mais de dificuldade, com certeza, já que levo mais tempo para ler do q uma pessoa normal, além de cansar os olhos rapidamente, mas nada que me retire do mercado de trabalho.
Portanto, seria interessante vc conversar, primeiramente, com o seu oftalmo e perguntá-lo sobre a gravidade para, só então, decidir se um pedido administrativo ou judicial é viável.
Sinceramente, desejo que a gravidade do seu Ceratocone seja tal que não comporte aposentadoria por invalidez. Isto porque mais vale uma boa (ou razoável) saúde do que contar com a ínfima ajuda do Estado.
Boa Sorte e um abraço!
Valéria seu caso é delicado, mas entendo que por não ter registro em CTPS o que evidencia que vc não está contribuindo para a previdência, será muito dificil conseguir uma aposentadoria por invalidez ou auxilio doença. A única coisa que vc poderia requerer é o benefício assistencial "LOAS" - espécie 87, que é o amparo ao portador de deficiência. Para receber este tipo de benefício, o pedido deve ser feito através da Assistente Social, que encaminhará a mesma ao INSS, protocolará o benefício, e a mesma deverá passar por perícia médica para constatar a deficiência. Ainda assim, este tipo de benefício só é concedido, mesmo comprovada a incapacidade,se a renda familiar for igual ou inferior á 1/4 do SM por pessoa do grupo familiar . Então, resumindo, se alguém de sua familia possuir renda, vc não terá nenhum direito a aposentar por invalidez, infelizmente!!!
Bom dia
tenho Ceratocone desde 15 anos, e hj ja esta em um grau avançado mais ou mens 18 graus em cada olho.
Gostaria de saber o seguinte,
qtos a estabilidade em emprego em caso de cirutgia de transplante?
Pode gerar aposentadoria?? (Atualmente estou trabalhando no momento mas as lentes não estão resolvendo mais acredito que em breve não conseguirei mais trabalhar, isso gera auxilio doença ou aposentadoria).
aguardo e obrigado
jader23
olá, minha esposa apresenta ceratocone com grau de 20/30 em OD e 20/25 em OE, gostaríamos de saber se existe auxílio doença com este nível de astigmatismo? pois o uso frequente com a lente rígida causa lesões na córnae impedindo de continuar o tratamento e também prejudica no trabalho pois tem que apresentar vários atestados mensalmente. aguardamos e muito obrigado. 01/11/2010
ola boa tarde, tenho ceratocone avançado nos dois olhos minha visao atual e de no maximo conta dedos a 15 cm. nao consigo adaptar lentes de contato pois ela nao param no olho e qaundo param tem bolhas de ar , indicaçao de transplante mas eu nao pretendo fazer a cirurgia por motivos intimos....Art.77. O segurado em gozo de auxílio-doença está obrigado, independentemente de sua idade e sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da previdência social, processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado e tratamento dispensado gratuitamente, exceto o cirúrgico e a transfusão de sangue, que são facultativos......tenho direito a beneficio o med perito pediu o sima ......prontuario med oqu pode acontecer agora.
Valéria e todos os que têm doença crônica. Nosso calvário é a trilha de informações falsas, principalmente quando a pessoa tem alguma renda. Nosso direito é o direito do portador de deficiência. Mandar para o BPC e o passe livre é facil, mas a pessoa que tem renda familiar acima de três salários mínimos recebe a informação falsa de que não tem direito a nada. Quer ver os direitos? Ser dependente econômico de alguém que tenha renda e o declare junto à Receita; desconto em compra de carro para si, se a doença permitir dirigir, ou para outro condutor; reserva de vaga em emprego, concurso, etc., sala de recursos em ambiente escolar, prioridade em filas, atendimentos e em resgates. Mas, o direito não é pelo nome da doença mas pela limitação física de tantos graus no melhor olho apesar da lente corretiva. Seu médico pode fazer isso. As assistentes sociais costumam ignorar.
Bom dia, tenho ceratocone irei fazer um transplante de córnea não poderei fazer exercícios físicos, fica longe de ambientes empoeirado, meu trabalho é constantemente empoeirado clima horrivel para a minha recuperação, podendo até ter rejeição do organismo.
Sou técnico em elétrica tercerizado, trabalho prestando serviços a Petrobras na Refinaria
Gostaria de saber Qual o direito que tenho perante ao INSS
Sou Cientista da Computação, exerço a função de Analista de Sistema, tenho 35 anos... sou portador de ceratocone nos dois olhos... sendo que em um deles já está bastante comprometido (segundo as palavras do Oftalmologista: "quase cego"). O outro já está olho já está prejudicando a realização das minhas atividades... fazendo com que eu escreva/leia errado na grande maioria das vezes... tornando-me "lento" na realização das minhas atividades... e que indiretamente gerou minha demissão em alguns empregos! Ainda nesse histórico.. passei a ter algumas crises de estresse, depressão, ansiedade e pânico... UTILIZO ÓCULOS, tenho medo de fazer o transplante (tenho medo de dar algo errado) e não tenho interesse no uso das LENTES RÍGIDAS, em virtude das inúmeras reclamações e rejeições... Tenho mais de 7 anos de Contribuição junto à Previdência Social, gostaria de orientação à minha situação. Gostaria de saber se sou obrigado pelo INSS à realização transplante ou uso das lentes? Estou na dúvida de como proceder junto ao INSS? De como proceder para requer o auxílio doença e/ou aposentadoria... pois estou bastante preocupado à minha continuidade de exercer a profissão que tanto amo e à qual tanto me preparei, mas que por essa(s) limitação(ões)... estou a cada dia sendo impedido de exercê-la e de me qualificar, bem como, de prestar concursos, como o de Perito Criminal da Polícia Federal, que no seu Edital já desqualifica o candidato que possui essa limitação!
Mirna Anara> Pelo que conheço de prática e legislação previdenciária, cegueira de apenas um olho não autoriza a concessão de aposentadoria por invalidez. No entanto, em face das deficiências que você tem no OD, único que você utiliza para realizar suas atividades visuais, sugiro que faça o requerimento de auxílio-doença (benefício por incapacidade) junto ao INSS, cuja conclusão, se reconhecer incapacidade para o exercício de qualquer atividade que lhe garanta a subsistência, ensejará a concessão de aposentadoria por invalidez. Mesmo que o exame médico-pericial do INSS seja contrário aos seus interesses, nada lhe impede de recorrer à Justiça Federal, com vistas a obtenção do benefício. Nesse caso o exame médico-pericial será realizado por médico-perito indicado pelo Juízo.
Boa tarde! Tenho ceratocone desde criança...hoje tenho 23 anos, já fiz transplante em uma das vistas mas sem sucesso...sinto que estão se debilitando! Me preocupo muito com isso, pois já tratei nos melhores médicos do Brasil como Dr. Paulo Ferrara, e recentemente tive que sair de uma boa empresa por não conseguir exercer o cargo por causa de meu problema nas vistas... Agora já vem acabando meu seguro e vem chegando o desespero, porque tenho muito medo de não conseguir exercer funções... O que devo fazer? Alguém pode me ajudar?