O que é R.P.A. e quais as taxas que ele abrange?
Olá! Meu nome é Paula, sou médica. Em 2008, trabalhei sob regime de CLT durante os meses de janeiro a setembro. Após isso, trabalhei como autônoma em alguns locais onde só descontavam o Imposto de Renda, nunca mais recolhi INSS. A partir do próximo mês, começarei a trabalhar em outro local e lá me sugeriram fornecer R.P.A. ... gostaria de saber ao certo o que é R.P.A., como devo proceder para fornecê-lo e quais as tarifas e suas respectivas taxas que seriam descontadas e como calculá-las.....
Desde já, agradeço
Boa noite! Assim como um outro caso já perguntado aqui, eu ainda sou dependente dos meus mais no IR, porém consegui um trabalho como autônoma com valor bem mais alto que a faixa de isenção do IR, mas que vai durar vários meses. Não tenho previsão de outros trabalhos como esse para os próximos meses. Posso emitir uma RPA abaixo do valor de isenção do IR por mês até completar o valor do trabalho? É obrigatório estar com inscrição no INSS?
Seu PIS será identificado no seu RPA, não precisará de inscrição como autônoma conforme o prazo de duração do serviço temporário.
Se vc menciona que o valor do trabalho "com valor bem mais alto que a faixa de isenção do IR" vc se refere ao valor total do serviço, sem dúvida que convêm que não passe meses prestando serviço para somente ao fim dele vir a receber, que o valor seja pago parceladamente, mês a mês, isso irá com certeza reduzir bastante o valor mensal devido, mantendo-se abaixo do limite de insenção.
Rafael, no caso eu não tenho nem INSS nem PIS ainda. Foi acertado com a cliente (contratante pessoa física) um valor X que, se considerado o tempo de serviço, será mais alto que a faixa de isenção do IR, mas se diluído durante os 12 meses do ano, ficará abaixo. Sou completamente leiga em impostos, visto que ainda sou dependente no IR. O que será descontado do montante bruto? Li em algum lugar que contratante pessoa física pagaria 20% de INSS e não 11%... Sabe se isso confere?