estou fazendo um projeto de monografia e meu tema é por que a camara e o senado votam em assuntos de interesses próprios como aumento de salários, concessão de subsidios e outros varios temas. por uqe não criar uma turma sem ser os deputados e senadores para criarem tais leis em defesa ao dinheiro publico e a ética, pois em nosso pais a corrupção é tremenda e atribuir certos poderes para os politicos se benefiarem é como dar banana a macaco.. gostria de saber se tem algum doutrinador falando sobre o assunto, ou algum pais que adote um sistema parecido para auxiliar meu projeto e tornar publico a indignação do povo em razão das leis criadas pelos politicos para beneficiarem a eles mesmo. ja imaginou se pudessemos mudar isso? o quanto de leis de interesse da população poderiam ser bem mais elaboradas e eficazes? mas o tema é complexo, pois assim teria que ter emenda á C.F, pois ela mesmo atribui essa comeptência a eles.

espero que me ajudem

Respostas

    ?

    Fábio Pimentel Domingo, 21 de junho de 2009, 15h19min

    o direito comparado é o caminho?

    R

    reginaldo mazzetto moron Segunda, 22 de junho de 2009, 7h09min

    São os Deuses, trabalham demais, só possuem 15 empregados em cada gabinete e 3 amantes para cada um. Recebem dinheiro na conta sem saber do que se trata, contratam parentes e funcionários fantasmas sem conhecer. A pergunta certa do porque é que "infelizmente nós somos os culpados, por colocarem eles lá"!

    C

    Carole del Monte Segunda, 22 de junho de 2009, 9h43min

    Ois, Esse é o grande CANCER do Brasil e a metástase parece irreversível!
    Creio que a grande questão é que existem leis que garantem a eles estabelecerem novas leis e o mais cruel para o povo é que o parlamento tornou-se a forma mais legal e legítima de enriquecimento ilícito. Pode parecer contraditório mas é isso mesmo, o acesso ao parlamento é um mercado onde quem tem mais e?ou promete mais (às pessoas ou empresas certas) é que leva. Um item que poderia ser explorado no seu trabalho é a questão do financiamento público para as campanhas políticas que, na minha opinião será uma tragédia para o erário público uma vez que nossos representantes legislativos não teem moral nem vergonha, mentem de forma deslavada, desconhecem as questões ou atos quando inquiridos e assim por diante...

    W

    Wander_1 Segunda, 22 de junho de 2009, 18h06min

    Ai, ai, de quem será a culpa, por que será que os deputados e senadores legislam em seu próprio interesse, poisé, como diz meu migo caipira, avida está dura não é mesmo!!!!
    Faz um mês +/-, coloquei uma opinião sobre direito eleitoral no setor pertinente, aliás vou até colar abaixo para quem quiser ler. Más antes vou responder a pergunta engênua do nobre amigo: Eles fazem isso porque alguém o elegeu. Opss!!! Pode ter sido você, seus parentes, vizinhos, ou outro qualquer. O problema é cultural, nosso povo é levemente corrupto. Olha só, o povo do jeitihno, das pessoas que não respeitam as leis, burlam as normas, não respeitam as regras em geral e querem ser respeitados. Opaaaaaaaaa!!!!!!!, não cobre pelo que você não faz ou dê exemplo, aliás, diante de tantas denúncias de corrupção, cabidão de empregos, passagens aéreas, cartões corporativos. O que faremos então.....Tcham, tcham, tcham!!! Nada vamos ficar assistindo tudo isso fazendo de conta que não é na nossa casa, que não é nosso dinheiro. Os brasileiros acham isso normal, eu não acho, SENHORES ISSO NÃO É NORMAL, cOMO PODEMOS ASSISTIR TUDO ISSO CALADOS. por menos expulsamos um Presidente, e diante de coisas mais graves fazemos de conta que nada está acontecendo. E a resposta ao meu amigo Ahhhhhh, a culpa é sua minha e de todos da sociedade que aceitamos tudo calado. Ops!!!, não me pergunte nunca mais isso, nunca mais faça de conta que é ingênuo. Um for te abraço à todos. Abaixo segue meu texto:

    VAMOS DAR O TROCO!!!!!!!

    Esse papo de que votar é pleno exercicio do seu direito é pura hipocrisia. balela barata dos sofistas políticos, do TSE, etc..... Sendo assim ok, vamos exercitar nosso pleno Direito, não vote!!!!. Então você pergunta: Más é artavés do voto que eu posso mudar esse país? Amigo (a), você ainda não percebeu que o voto é obrigatório? Não é uma faculdade de exercicio é uma obrigação, como pode um país que se diz um Estado pleno e Democrático de Direito, ter um sistema que obriga o cidadão votar? Isso é um resquicio da ditadura, herança do militarismo, pura imposição recepcionada pela Constituição Federal de 1988, porque é conveniente para os canalhas que estão no poder. Aliás, informação é tudo, vocês sabiam, que caso não haja comparecimento do eleitor nas eleições, pode se fazer duas coisas; 1) Justificar se estiver fora da sua zona eleitoral. 2) Dirigir-se no dia seguinte à um cartório eleitoral, pagar uma multa de R$ 3,50 (é tão sério o negócio que a multa é ridicula), e surpresa!!!!, voce já está em dia com suas obrigações eleitorais. Agora, se você ficar ai parado, assistindo televisão, e se dizendo indignado, e não faz nada. Fazendo aquela perguntinha de derrotado. Ahhh, não podemos fazer nada!!!! Podemos sim, a partir de já levantemos essa bandeira, vamos usar as ferramentas que eles mesmos nos deram. se estás indignado com tanta denúncia de corrupção (nunca vi tantas, parece praga brotando), déficite na saúde, na educação de má qualidade. Cansado de pagar tantos impostos, com uma carga tributária absurda, no qual só se paga e não tem retorno. Se você que paga escola para seus filhos , plano de saúde entre outros enão faz nada. Deixemos de ser passivos, essa situação não vai mudar, não espere a boa vontade dos ladões governistas, pois jamais votarão leis em face de seus interesses, ou para moralizar essa situaçã. Por fim, isso não é normal, as pessoas parecem que se acostumaram a ser roubadas, há um certo conformismo entre os brasileiros GENTE MAIS UMA VEZ ISSO NÃO É NORMAL, NÃO PODEMOS ACEITAR TUDO ISSO CALADO, DE FORMA PACÍFICA. Sendo assim, é hora de dar o troco. No dia da eleição, vote em branco, anule, pague a multa de R$ 3,50, más não aceitem mais essa situação. A internet é uma ferramenta poderosa, se você não tem coragem de se manifestar publicamente use-a, multiplique essa mensagem, passe adiante. O que não se deve aceitar, é o que estamos assistindo de camarote, esperando o milagre divino em nosso confortavel lar, como se não fosse um problema nosso. Um forte e fraterno abraço à todos.