Olá este é um assunto que esta me tirando o sono e me deixando num estado mais agravante do que já está, vou explicar, a seguir: Hoje dia 22.06.09 esta fazendo treze dias de afastamento por Transtorno Depressivo Intenso e Agora Fobia, CID F 33.10 / F 40.01, a minha psiquiatra que é do convênio da Instituição que trabalho ja mudou minha medicação três vezes sendo que nenhuma delas fez efeito tendo uma piora, mudou a medicação para Rivotril 4x ao dia e Fluoxetina 30mg pela manhã. Quero saber se ao ser atestada pelo INSS como incapaz de exercer atividades laboriais tenho direito receber o 13º salário ja que faz 11 meses e 24 dias que trabalho na instituição, se o valor será integral como se estivesse trabalhando ou se conta como no dia do início do Auxilio-Doença. Outra questão, estes transtornos foram causados devido o ESTRESS do local onde trabalho se após voltar da licença tenho estabilidade de emprego e por qual período? O encaminhamento para tratamento Psiquiátrico veio da Psicóloga da medicina do trabalho na instituição que trabalho. Outra Questão, o Seguro saúde (convênio) posso utiliza-lo normalmente? Por Favor me ajudem este assunto esta me deixando LOUCA !!!!!!!

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 17 de novembro de 2015, 18h56min

    Vc desconsidera do calculo o periodo em que ele ficou em beneficio pelo INSS, atente que para o 13º é considerado cada mês civil que tenha mais de 14 dias (incluindo os DSRs) validos (trabalhados) como 1/12 ávos .

    A

    Angela Vieira Terça, 17 de novembro de 2015, 22h31min

    Boa noite Rafael, meu esposo se acidentou no trabalho dia 29/02 sendo afastado por 60 dias, ele recebeu a primeiro parcela do décimo terceiro descontando esses 2 meses afastados, está correto? Obrigada pela atenção!

    P

    Patricia Zuchelli Terça, 01 de dezembro de 2015, 15h49min

    Bo tarde gostaria que me tirasse uma dúvida eu fiquei grávida e não pude exercer meu trabalho normalmente Pq era pegando peso fiquei no auxílio doença pelo inss e agora estou de licença maternidade gostaria de saber se esse tempo que fiquei pelo inss vai ser descontado no meu décimo terceiro salário ? Obrigada pela atenção.

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de dezembro de 2015, 22h26min

    Patricia, o INSS irá pagar o 13º referente aos meses em que vc ficou de beneficio previdenciário, e a empresa irá pagar pelo tempo restante.

    Paulo Paulo

    Paulo Paulo Quarta, 09 de novembro de 2016, 21h11min

    boa noite estive afastado por acidente de trabalho eu vou ter direito ao 13 salario lembrando fiquei afastado do dia 01/12/2015 A 31/10/2016 se eu tiver direito quem vai pagar o inss ou a firma

    R

    Rafael F Solano Quinta, 10 de novembro de 2016, 9h02min

    O INSS vai assumir o 13º proporcional sobre os meses de Jan 2016 a Out 2016.

    Paulo Paulo

    Paulo Paulo Quinta, 10 de novembro de 2016, 19h20min

    no caso eu liguei la no 135 e a atendente falo q eu ja recebi eu recebia 1030 do INSS e no mes 7 e no mes 10 eles depositarão 1285 fiz as contas de decimo eu peguei 510 só ta certo ou a firma vai dar mais alguma coisa

    R

    Rafael F Solano Quinta, 10 de novembro de 2016, 21h58min

    Vc trabalhou este ano???? Se não trabalhou, o empregador não tem o que pagar de 13º

    Maicon Montenegro

    Maicon Montenegro Quarta, 30 de novembro de 2016, 19h48min

    oi boa noite eu queria tirar uma duvida eu fiquei afastado da empresa que eu trabalho desdo dia 16/03 ate hoje 30/11 eu tenho direito ao Decimo terceiro?