Gostaria de saber se um trabalhador que se enquadre nas seguintes categorias: funcionário público concursado funcionário público contratado funcionário de empresa privada

tem direito a tirar uma licença de seu emprego para assumir um cargo político para o qual foi eleito.

A situação a que me refiro: João é funcionário da Petrobras. Passou em concurso há um ano. Ele candidatou-se a vereador (ou deputado estadual) em sua cidade e foi eleito. Precisa desistir do emprego ou há algum mecanismo legal (alguma espécie de licença, ou manter o vencimento anterior) para que possa assumir o outro cargo?

Por favor, referir-se à legislação de onde retirou informação, para que possamos verificar e aprofundar a discussão.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 04 de agosto de 2016, 22h45min

    Não há mais nada a ser feito, terá de aguardar as proximas eleições. Prazos foram feitos para serem respeitados.

    Eider Sales

    Eider Sales Segunda, 31 de outubro de 2016, 12h29min

    Olá. entrei de licença para concorrer a pleito eleitoral dia 2 de julho, recebi três meses de afastamento remunberado. Ainda assim tenho direito a dez dias seguintes a eleição de licença não remunerada?