Posso entrar com um pedido de nacionalidade brasileira na Justiça Federal sem um advogado?

Nasci na Alemanha, sou filha de mãe brasileira, pai alemão, não fui registrada em consulado brasileiro e possuo a transcrição e a tradução da certidão de nascimento (registrados no 1º cartório da Sé).

Atualmente não tenho condições de contratar um advogado para fazer isso e tenho medo de pedir ajuda à justiça gratuita, pois já ouvi vários absurdos sobre a opção de nacionalidade brasileira dos advogados gratuitos. Temo que um deles ainda me faça perder a minha nacionalidade alemã. Para se ter uma idéia do que ouvi de tais advogados segue exemplos: um disse que eu ficaria "despatriada", (sem nenhuma nacionalidade), pois não teria como obter nenhuma das duas, outro disse que eu teria que obter ajuda na Polícia Federal da Lapa, pois este assunto não se trata com advogado, ... Fui à Polícia Federal da Lapa, lá me disseram que este assunto se resolve na Justiça Federal da Paulista, indo á Justiça Federal da Paulista, falaram que isso deve ser tratado na Polícia Federal da Lapa e daí eu comecei à chorar de desespero e vi que ninguém sabia de nada.

Voltei para casa e as informações que consegui sobre como proceder em caso de opção de nacionalidade eu obtive sozinha através de pesquisa na internet. Sei que tenho que fazer um pedido à Justiça Federal e já até tenho o modelo do pedido, só me resta saber se posso fazê-lo sem a ajuda de um advogado?

Preciso resolver esta situação o mais breve possível, pois o meu RG já está vencido há 2 anos e não posso renová-lo, enquanto não fizer o pedido á Justiça Federal.

Ficarei muito grata se alguém puder esclarecer esta minha dúvida.

Respostas

    ?

    Paloma Breit Dos Quinta, 16 de julho de 2009, 9h30min

    por favor, alguém pode esclarecer a minha dúvida?
    Peço ajuda urgente!

    Grata pela compreensão

    A

    Alexandre Rocha Pintal 42250/PR Segunda, 31 de agosto de 2009, 17h42min

    A opção de nacionalidade é um procedimento de jurisdição voluntária que exige a contratação de advogado. A naturalização é obtida após um procedimento (ou processo) administrativo, que pode ser promovido pelo próprio imigrante, embora, com frequência, hajam incidentes que demandam conhecimento jurídico, como a propositura de recursos e o cumprimento ou dispensa de diligências.