Problemas com registro de imovel

Há 16 anos ·
Link

Bom dia senhore(a)s,

Meu problema se refere em que, meu pai adquiriu um imovel (lote), em 1986 por uma imobiliaria, mas ele ( por ser leigo no assunto), nao registrou nem o contrato de Promessa de compra e venda em cartorio, ele tem os papeis de promessa de compra e venda, as duplicatas pagas e as cobrancas do IPTU sao cobradas no nosso endereco mas com o nome da imobiliaria, me parece que a imobiliaria fechou, agora que descobri que ele nao registrou o imovel, como posso fazer algo, por onde devo comecar, se tem como fazer algo ainda, devo procurar um advogado ou consigo desenrolar este problema eu mesmo.

obrigado pela atençao e aguardo uma consultoria.

att,

Junio Abreu

1 Resposta
Ingrid
Há 16 anos ·
Link

Caro José, bom dia.

A aquisição ocorreu há 23 anos.

Se a posse desse lote tiver sido ininterrupta e pacífica, tendo seu pai tido o terreno como se dele de fato fosse (o que é o caso pela presença de duplicatas quitadas), desde 2001, uma ação de usucapião poderia ter sido ingressada. Isto porque o prazo para usucapir nesses casos é 15 anos.

Sugiro procurar um advogado e pedir ao mesmo que ingresse com a ação de usucapião.

A sentença que conceder a usucapião deverá ser levada para registro no cartório de registro de imóveis do qual o lote faz parte.

Atenciosamente,

Ingrid

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos