Sobre a APARENCIA de um Advogado
Olá meus caros amigos.
estou no 4° período de Direito, mas gostaria de tirar uma dúvida quanto a aparência de um advogado.
O advogado pode usar barba e bigade ? só barba ? só bigode ?
gostaria de saber sobre pois que já vi advogado usando barba e bigade ou só um dos 2, inclusive soube que existem juízes de cabelos grandes e tal...
obrigado desde já pela possível ajuda de todos os colegas. abraços.
(só Jesus salva)
Jony, vc tá de brincadeira né.....tá participando de alguma pegadinha. Olha, se for o caso, lamento informar, mas vc tá no lugar errado, isso aqui é um fórum de discussão sério, onde as pessoas expõem suas dúvidas e nós, advogados, numa espécie de advocacia "pro bono", tentamos esclarecer com paciência e clareza, portanto, francamente....
meus caros,
perdoe-me, mais acho que vocês estão sendo bastante ortodoxos quanto a minha pergunta...
não iniciei este tópico por pura malandragem e nem tampouco quero falar de aparência com o sentido de BONITEZA...
só pergunto isso porque tenho problemas com barba, tenho bastante alergia e se eu tivesse de faze-lo todos os dias teria grandes problemas como irritação e etc..
Novamente peço desculpas se minha pergunta foi um pouco infantil para vocês, mais como vivemos em um Estado Democratico de Direito e o Fórum não proíbe que eu faça este tipo de pergunta, tão somente agradeço assim mesmo por terem respondido a pergunta. Afinal, a minha dúvida poderia ser a de outros colegas quem também se encontram em dificuldades com coisas até simples como esta.
E EXISTE PRECONTEITO AQUI SÓ PORQUE SOU UM BACHAREL DE DIREITO ?
Boa tarde....
É necessário que se defenda a honra e a importância da profissão de Advogado, o que é feito pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e pelos profissionais que a compõem. Temos, pois, o Código de Ética, que norteia os desavisados, não sendo tão necessário aos que cumprem com suas obrigações e têm dentro de si a percepção e a consciência dos requisitos dignificantes que são necessários à sua atuação. Estes, além de bons advogados, são bons homens.
Levemos em consideração que depende de cada advogado a manutenção da boa fama e reputação de toda a classe. Apesar de toda a balbúrdia e intenções contrárias, a Advocacia é dignificante e possui tradição, já que há uma história da Advocacia, ordem social e jurídica no País.
Aquele que escolhe ser advogado deve saber que a partir do momento em que estiver apto a exercer sua profissão, ou seja, após realizado o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, obrigatório em todo o País, estará imbuído de responsabilidades. Ao falar, ao comportar-se, ao agir, ao escrever, ao opinar, ao atuar, não poderá mais portar-se como o estudante que, anos atrás, ingressou nas lidas dos estudos jurídicos em uma Faculdade ou Universidade. Nem mesmo como o mesmo homem. Já terá de ter-se adaptado ao mundo jurídico, moldado-se às suas exigências, fato que será fator de sucesso na sua profissão.
Se você detesta usar terno, gravata ou desgosta-se de leituras, se é impaciente demais, ou se aborrece facilmente, terá vida curta dentro da Advocacia. A menos que uma das suas qualidades seja a capacidade de adaptar-se.
Isso não quer dizer que não possa usar barba, cavanhaque, bigode (vejam a aparência do Ministro Eros Grau, do STF, que considero "horrorosa").
O que não se deve é frequentar o ambiente forense com uma barba que lhe dê uma aparência dsleixada.
Eu mesmo uso barba e bigode. Mas aparo quando vou ao fórum (não faço a barba diariamente por preguiça, pois não tenho problemas de doença de pele, alergias ou coisas do gênero).
Muitos empregos incluem em seu regimento ou estatuto boa apresentação. A Câmara dos Deputados, textualmente, diz que o servidor não pode comparecer ao expediente com a barba "por fazer", o que não significa não usar barba, desde que aparada. Ou à la Enéas, assumiida.....
Aliás, eu recriminava colegas de faculdade que iam à aula de bermuda e chinelo de dedo, tipo havaianas.
Uma vez desvirtuado os fatos que o originou, transcrevo parcilamente a matéria da fonte: http://coisasdehomem.com/desmitificando-os-segredos-da-barba:
".... A barba transcreve um momento, uma situação. Você, como homem portador do cromossomo Y, deverá saber adaptar seus pêlos faciais à ocasião presente. Primeiro devemos entender o significado que as mulheres dão para os tipos de barba:
Barba bem feita - Ficará com cara de viado homem carinhoso, meigo. Alguem responsável que tem que estar impecável para os afazeres do dia-a-dia. Um macho que a tratará com respeito e carinho, abrirá a porta do carro e perguntará assim que a ver: “como foi seu dia meu amor?”.
Barba Rala (mal feita, vide foto) - Essa é interessante. Pesquisei com as minhas mulheres enjauladas para pesquisas amigas e obtive o seguinte feedback: Este tipo de barba mostra um homem com cara de pervertido, seria como se ele dissesse: “te quero e te quero AGORA“, é algo mais selvagem, mais macho, são litros e litros de testosterona transbordando pela sua face.
Saiba que todo homem são deve saber qual barba usar de acordo com o momento. Quando estiver indo para eventos formais como reuniões, casamentos, aniversário importantes, deixe sempre sua barba bem feita. Ela te deixará mais responsável, te mostrará como alguem com princípios e valores. Marketing pessoal é necessário nestes eventos.
Em casualidades como baladas, bares com amigos, festas aleatórias, aplique o golpe sexy. Deixe a barba rala, por fazer, ela poderá chamar mais atenção às mulheres, além disso você irá possuir um charme diferencial e deixará um gostinho de quero mais com as fêmeas do recinto.
A barba é um artefato muito útil para quem sabe utilizá-lo. Ele é hábil inclusive na cama, experimente utilizar a barba para sensibilizar sua parceira nos momentos mais íntimos, que mulher não gosta de uma barbinha rala na nuca ?
Homens, colegas. Cuidem da sua barba, informe-se das suas alergias e prevenções que deverão ser tomadas, cada homem tem um tipo de pele e barba diferentes portanto cuide muito bem para ter sempre à mão essa arma de destruição em massa.
..." Mulheres, se seu namoro/ficante/parceiro/amante tem muita frescura fazendo a barba, respeite-o. Tenha certeza que ele está fazendo isso por você, para mostrar como ele pode mudar em pequenas coisas só pra te deixar feliz. Demonstre suas preferências, seus fetiches “barbais” (isso existe ?).
Obrigado a todos os colegas que se preocuparam em responder.
Eu estou ainda em plenos estudos nesta vasta dimensão que é o mundo do Direito, e coloquei essa simples questão supracitada para ter uma idéia de como é a etica e comportamento de um bom advogado no seu dia-a-dia( em relação a pergunta ).
Mais uma vez obrigado de coração a todos que responderam. :)
Só Jesus Salva.
Respeito as opiniões dos colegas, mas com barba grande ou pequena, aparada ou não, não vai influir na sabedoria de uma pessoa e nem de um advogado. Pegamos por exemplo Jesus que usava uma barba grande mas conseguiu fazer de seus discipulos leigos pessoas de alto saber e tanta honestidade, que apesar de tantos anos ainda hoje são lembrados, bastando se espelhar para os nomes dados as pessoas até os dias atuais.
Caro Reginaldo,
Também concordo plenamente com você, até porque, nunca vi nenhuma Lei que expressa-se algun tipo de restrição sobre isso, principlamente o Código de Ética da OAB.
Deusiana,
Ele provavelmente, viveria da mesma maneira simples que viviu no passado sendo que adaptado a simplicidade do povo judeu/cristão que vive em Israel hoje.