Acidente - troquei a condução - declarações falsas no BO

Há 16 anos ·
Link

meu esposo se envolveu em um acidente de transito,ele estava indo em direção a estrada do monteiro,na pista da direita quando derrepente ele foi fechado por um carro que para desviar da moto entrou na sua frente provocando uma colizão lateral, e meu esposo para não invadir o ponto de onibus e atropelar pessoas que estavam no ponto jogou o carro na calçada e bateu no poste ele estava em alta velocidade sim por isso que não deu tempo de parar o rapaz não tinha habilitação o que provocou o acidente, ele conseguiu parar mais meu esposo não por causa da velocidade e tinha mais 4 no carro, nosso carro estava todo em dia ok e a habilitação de meu marido também só que ele tinha tomado 2 copos de cerveja e ele ficou com medo e transferiu a responsabilidade para o colega que estava atraz dele como se fosse o condutor do veiculo pois ele não tinha bebido, meu esposo não se machucou mais todo mundo se machucou e foram todos levados pelos bombeiros para o rocha faria, e esse colega que teria ficado como condutor teve uma emorragia na cabeça e ficou dias internado , e ontem recebeu a ordem para comparecer na policia para prestar exclarecimentos ele disse que iria trocar iria falar que não era ele e sim meu esposo pois ele esta no boletim de ocorrencia como vitima-autor, o que acontecera com meu esposo gostaria de saber

4 Respostas
Multarecurso ([email protected])
Há 16 anos ·
Link

Embora o que vc descreve seja um conduta que não se deve fazer. Já foi feito. O correto é assumir as responsabilidades. Acredito que não vai acontecer nada quanto a embriaguez, uma vez que não passou por exames. Já quanto ao acidente vai depender do que de fato ocorreu e as declarações de todos. Quanto a mentira se não fez inserir em nenhum documento, não haverá nenhuma acusação. Agora a pessoa que se fez passar como condutor pode ser enquadrado no artigo 341 do CP. Acusar-se , perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outren:

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, ou multa

ISS
Há 16 anos ·
Link

Pelo quentendi ele não se acusou ou to errado para mim quem indicou o condutor foi o proprietário do veículo.

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

ola estava indo em direção a estrada do monteiro no bairro campo grande na pista direita quando derrepente uma moto que vinha de um retorno atravessou na frente do motorista que estava na pista da esquerda,e esse motorista jogou o carro dele em cima de mim,eu estava em velocidade e para desviar das pessoas que estavam no ponto subi a calçada para não atropelar as pessoas, bati com meu carro no poste e deu perca total, eu estava dirigindo tinha 4 passageiros dentro do carro 2 tinham 16 anos,fomos todos pelo corpo de bombeiro levados ate o rocha faria,foi feito um boletim de ocorrencia. como eu tinha bebido uns 2 copos de cervejas fiquei com medo de dizer que era o condutor, e falei que era o carona de traz que tambem tinha habilitação,todos concordaram em dizer na hora.no boletim de ocorrencia estav constando que era o colega o condutor. fui a policia prestei declaramento afirmando o que estava no boletim,que eu não era o condutor,ate então tudo bem o rapaz do outro carro que provocou o acidente vai responder pois não tinha carteira de habilitação, e cada um de nos a vitima tambem iriamos,só que no boletim de ocorrencia costa o nome do colega que assumiu como condutor vitima-autor não sei o que significa,esse colega quando viu isso ficou com medo e disse que iria me colocar como condutor, gostaria de saber o que ira acontecer comigo.

sou trabalhador,tenho residencia fixa, trabalho fixo, 3 filhos pequenos ficha limpa e so aceitei mudar de condutor pois fiquei com medo na hora pois tinha bebido por favor me ajude!

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 16 anos ·
Link

Se todos, inclusive o colega que aceitou em princípio e agora quer refugar, assinaram o BO, cometeram, de fato, uma declaração falsa.

Não há como antever o que possa acontecer, pois vai depender ds desdobramentos.

O BO pode acabar no fato de o outro condutor não ter CNH.

Se foi a palavra "Autor" que assusutou seu amigo, diga-lhe que não convém ele voltar atrás na declaração inicial, pois pode ser acusado de haver mentido à Polícia, na Delegacia.

Se é aparecer como "autor" no BO, explique que o termo é por ser o condutor de carro denunciante do acidente.

Quanto a você, não sei se tem seguro, ao pôr de público que mentiu, que bebera, etc.. PODE vir a sofrer alguma sanção de sua seguradora, até mesmo ela usar essa sua "confissão" via fórum de debates para eximir-se de pagar pelo acidente, pois fora você, confessademente, o causador "por haver ingerido bebida alcoólica", etc.

Sub censura.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos