Quero deixar bem claro que não sou contra o exame da ordem mas não poderia deixar de registrar meu protesto em relação aos argumentos utilizado para a manutenção do mesmo.Avaliar o conhecimento dos futuros advogados é nescessario e o exame sem duvida pode ajudar nesta avaliação.Minhas duvidas são:Se o governo não deveria ser mais rigoroso ao permitir a implantação deste curso sem a devida avaliação da faculdade,se não caberia a quem permite, fiscalizar para que aquele que paga ,e só Deus sabe com quanta dificuldade receba um ensino que lhe assegure conhecimento para passar no famigerado exame.Sou estudante de Direito e estou cursando o 5º termo e jamais tive a honrra de receber em sala de aula um representante da Ordem para tomar conhecimento das dificuldades que os alunos enfrentam em sala de aula,muito menos discutir o conteudo das materias ali ensinadas.Queria ver o Lula ou qualquer outro pagar 5 anos e ver que o que aprendeu de realmente util em relação ao curso não faz juz a 3 .Creio que quando alguem se propoe a fazer um curso universitario ,deveria aprender sobre o curso desde o primeiro dia de aula,acabando com esta sacanagem de encher linguiça como fazem hoje em dia.Tenho certeza que muitos colegas sabem do que estou falando,voce passa o 1º ano sem aprender nada de direito,depois 50% é direito e o restante é pura baboseira,ou seja ,voce faria um otimo curso de direito em 3 anos.Agora se o governo autoriza qualquer faculdade ou permite que ela s façam as grades como lhes convem,a OAB não participa de nada na formação do aluno ,que direito eles tem de exigir avaliação.

Respostas

    ?

    proteu Segunda, 17 de agosto de 2009, 12h56min

    Antes que alguem critique possiveis erros de portugues,peço desculpas e informo que so aos 47 anos pude concluir o ensino medio e entrar na faculdade,mas podem ter certeza que tenho me esforçado muito para aprender e melhorar meus conhecimentos.

    D

    Danilo Alves Segunda, 17 de agosto de 2009, 13h09min

    Na minha opinião, quem tem que avaliar a faculdade é o aluno não o MEC, quem faz a faculdade é o aluno, se o aluno se esforça vai conseguir.
    O problema é que hoje, entra na faculdade pessoas como o paraguaçu com todo o respeito.
    Você sabe que tem dificuldades, e precisa resolver isso antes de entrar na faculdade, ainda mais de Direito, o problema é que as pessoas acham que faculdade de Direito é um cursinho qualquer que basta ir lá e assistir algumas aulas e pronto.
    Não é assim, é preciso muito dedicação, muita mesmo...
    Na boa, você está no quinto ano escrevendo "esfosado", "nescessario"...
    Você mesmo sabe de sua própria dificuldade, agora sabe porque a OAB deve exigir o exame

    F

    FABIANO_1 Segunda, 17 de agosto de 2009, 13h14min

    Se com o exame já existem profissionais medíocres, imagina sem o exame o que vai acontecer com a nossa profissão?
    Se o Mec não fiscaliza, cabe a OAB selecionar os profissionais para não desmoralizar a classe...

    ?

    proteu Segunda, 17 de agosto de 2009, 13h55min

    Não é por acaso que nosso pais esta mergulhado na corrupção.Certamente muitos que aprovam este famigerado exame e acha que só o aluno tem que avaliar a faculdade,e a OAB tem o direito de cobrar eficiencia nos exames deve ser mais um dos muitos mediocres que só estudou porque o papai pagou e hoje vive da assistencia judiciaria já que não tem capacidade para conseguir clientes.Devemos protestar sim não contra o exame mais contra esta roubalheira e este ensino de pessima qualidade.

    F

    FABIANO_1 Segunda, 17 de agosto de 2009, 14h38min

    O ensino é de péssima qualidade porque as próprias faculdades privadas não selecionam os alunos desde o vestibular, ou seja, pagou a matrícula já está no curso, independente de ser alfabetizado ou não.
    Para piorar a situação, a faculdade oferece um curso mais medíocre que o próprio aluno, que também não se preocupa em aprender e sim obter o diploma.
    Portanto, na minha opinião, a OAB tem sim que pegar pesado no exame de OAB, mais do que atualmente exige, porque somente quem já é profissional e milita na área consegue enxergar cada absurdo que certos colegas cometem em audiência!
    A começar por estes comentários acima: "esforsado", "nescessário", pais (sem acento), "mediocres", "judiciaria", "assistencia", e por aí vai....

    ?

    proteu Segunda, 17 de agosto de 2009, 15h48min

    Certamente voce não é um grande profissional e provavelmente não possui nem um cliente que não seja indicado pela ordem.

    Meu Deus voce deveria ser professor de portugues,acho mais a sua cara.Ou então filosofia,que me perdoe os filosofos.

    Oque voce ganha com Direito ja da pra pagar as continhas do escritorio ou é o Papai que paga a conta assim como pagou sua faculdade.

    Cai na real,o mercado esta cheio de professores de portugues advogando e não faz pra pagar as contas.Tambem ta cheio de advogados meia boca e semi-analfabeto vivendo muito bem.

    D

    Danilo Alves Segunda, 17 de agosto de 2009, 15h59min

    Em qual das duas hipóteses você se enquadra?
    A de bacharel frustrado quem sabe.
    Uma coisa você tem razão, foi papai que pagou minha faculdade, graças a Deus aliás, pude me dedicar 100% aos estudos, e no quarto ano fazer estágio, por vontade própria e não por precisar de dinheiro, e hoje, recém formado e já inscrito como advogado, estou escolhendo o melhor apartamento pro meu escritório, mas só depois de terminar a pós-graduação em processo civil, que também é o meu papai que paga.

    A

    Anderson Gamma Segunda, 17 de agosto de 2009, 16h10min

    eu acho que 50% não é baboseira não, até porque tem que se aprender toda a historia do Direito para se chegar ate os dias atuais isso sem contar passando pela Filosofia, Psicologia, Teoria geral do Estado entre outros, são esses e outros que dão destaque aos estudantes de Direito, por serem pessoas cultas. o conhecimento de diversas culturas é bastante importante. Sou totalmente a favor "das baboseiras" ensinadas em sala.

    ?

    proteu Segunda, 17 de agosto de 2009, 16h23min

    Então meu caro amigo quando voce puder ganhar o seu sustento e se tornar um homem de verdade voltaremos a nos falar.Por enquanto voce tá gozando com o pipi do papai.Mas não tenho nada contra ser o seu papito que paga as sua contas só que voce ainda não tem experiencia nenhuma para dar palpites em nada.

    D

    Danilo Alves Segunda, 17 de agosto de 2009, 16h42min

    E você tem? uma pessoa com o seu linguajar? com o seu vocabulario? com a sua postura
    Não pago faculdade por que tem quem pague para min, aliás meu pai paga e paga com orgulho, se tivesse que ser eu que pagasse, eu pagaria sem problemas.
    Aliás, pra quem desprestigia tanto a advocacia como você, está fazendo Direito pra quê?!

    M

    Moderador do Fórum Segunda, 17 de agosto de 2009, 17h07min

    As regras de conduta para participação no Fórum prevêem que

    "Nenhum usuário pode enviar mensagens que apresentem: (...)
    » conteúdos obscenos, vulgares, tendenciosos ou ofensivos à moral ou à legislação vigente; (...)
    » provocações, ofensas ou ameaças."

    Adequamos o conteúdo da discussão conforme o exposto.

    I

    Igo Pirett Quarta, 19 de agosto de 2009, 17h03min

    Bem,o exame se faz necessário ainda mesmo quando não haviam muitas universidades que lecionavam o curso. O "Lula" tem muito pouco a ver com o exame de ordem ou autorizações do Mec e seja la o que for, afinal exame de ordem era exigido antes mesmo de seus mandatos com governos totalmente opostos;tomemos cuidados para não confundir o "LULA" com o Luis Sol que se mesclava com o Estado. É importante sim que o Exame seja feito, concordo quando diz que o Mec não deveria autorizar qualquer faculdade a abrir o curso, no entanto a Ordem vê uma chance de peneirar os estudantes que saem da universidade e partem para o mercado. E quem disse que os primeiros anos de curso não são importantes? Relações humanas, políticas e culturais devem ser observadas em todos os aspectos antes de nos informamos a respeito da sociedade para a qual direcionaremos nosso estudo e trabalho. Afinal, o Direito é uma CIÊNCIA SOCIAL APLICÁVEL e digam-me por favor o que envolve o social? Respondendo a isso, verá que os primeiros ano de curso não são somente "balelas".

    M

    Mara GN Quarta, 19 de agosto de 2009, 17h39min

    Concordo com Igo Pirett!
    Os primeiros anos são muito importantes! Posso dizer que passei a gostar cada vez mais do Direito a partir do momento que tive professores me orientando sobre relações humanas, políticas e culturais.
    E mais, os primeiros anos também funcionam como peneira, pois o aluno precisa ler e muito.
    Quem não possui o hábito da leitura, sem sombra de dúvida, não obterá sucesso nessa área.
    O exame está aí para ser feito, se não há outra alternativa, o negócio é se esforçar e fazer a diferença na faculdade.
    Como disse Danilo Alves, a faculdade quem faz é o aluno!
    Não adianta somente pagar as mensalidades!