Sou filha única. Quero vender minha casa, meu pai concorda. Mae faleceu.Necessito inventário?
Sou filha única e meu pai ficou viuvo em maio deste ano. Queremos vender nosso imóvel, pois ele vai comigo para Mato Grosso do sul onde vou morar. Nesse caso, ambos concordando, tem de ser feito inventário? O imóvel foi avaliado em 70.000. Quanto pagaríamos de inventário? O novo dono da residencia pode abrir o inventário? desde já agradeço...
veja a regra é que com o falecimento e essa pessoa deixar bens imóveis sempre deve ser feito o inventário para regularizálo. pelo que entendi sua mãe assim como o seu pai eram os proprietários do imóvel, assim você irá fazer o inventário apenas da parte de sua mãe (50%). Primeiro você verifique o regime de casamento.
Feito isso vamos a partilha seu 25% para você e 25% para o seu pai.
Você consegue vender a casa mas não consiguirá registrá-la no cartório que exigirá o inventário.
Quanto a doação isso vai trazer mais ônus para você, e em nada adiantaria para agilizar o inventário.
Veja se você pagar os impostos certo o inventário no cartório sai muito rápido .
Eram casados em comunhao de bens. Nào está esrito parcial. A escritura definitiva sai então no nome do comprador? Esse(inventário) arrolamento em cartório demora menos que 5 meses? é o tempo que vou ficar no Rio antes de ir para MS... Posso deixar uma procuração com o advogado para resolver o inventário e vender o imóvel?
Dr, preciso de orientação tipo meu pai morreu deixou uma casa e um carro... dae a gente eu meus irmaos e minha mae fizemos o inventario bonitinho todos assinamos e tals ... so q a juiza entendeu errado e fez o inventario errado tipo deixando a casa pra nunca sser vendida q ficaria pros filhos dos filhos da gente... so q minha irma viu o erro e ela anulou o inventario... dae anos se passaram e nada foi feito continuou sem inventario dae ano passado resolvemos abrir mao da parte dos filhos pra minha mae somos em 5 filhos apenas 3 assinaram ... voltamos a estaca zero... temos q fazer tudo de novo... zerou eles nao assinaram com medo da casa ser vendida ... sendo q a gente tava fazendo isso pra nao vender mais eles sao mais leigos do q eu ... entao eu e minhas 2 irmas resolvemos junto com a nossa mae que queremos nossa parte da casa ... tipo o q preciso pra conseguir vender essa casa ja que meus 2 irmaos sao contra a venda da casa? me ajude me oriente estou muito confusa ... o q realmente precisa ser feito? esse processo demora? quanto tempo? meses anos? ou se 2 irmaos nao assinarem o novo inventario nao da pra ter direito a minha parte ? estou anciosa e preocupada com esse caso.
DR.Nilo
Por gentileza tenho uma dúvida...estou inventáriando os bens do meu avô e agora serão citados os familiares, sendo que uma citação é por carta precatória. A minha pergunta é: se esta citação costuma ser demorada e se pode ser agilizado de outa maneira,como por exemplo uma petição de que esta parte concorda e assina.
muito obrigada!
veja Kryca é muito simples se o inventário foi anulado, você terá que dar nova entrada no inventário, relata a exposição da partiha de acordo com a lei, depois a juíza nomeia a inventariante (quem deu entrada), na partilha os herdeiros que estiverem de acordo vão assinar, e os que não assinarem serão citados para apresentar suas impugnações. Se forem relevantes o juiz manda resolver nas vias ordinárias (outro processo), se não forem o juiz manda avaliar o imóvel e a venda será judicial. Assim aquele que pagar o valor se tornará o proprietário, no caso voce e quem estiver de acordo poderá comprar a parte de quem não quer vender
Ajudei, desculpe pela demora estamos na região de Campinas-SP ...
dr. NILO minha mãe faleceu a 30 dias sou filho unico e meu pai ainda está vivo,temos duas casas e tenho que fazer o inventário,agora vai a pergunta, tenho nome restrito em bancos ,na hora de passar o inventário ,alguns meses depois algum banco pode penhorar minha casa , ou posso colocar clausuras na escritura para não acontecer isso porém tenhos 3 filhos.