Supremo Tribunal federal:indicação de ministros

Há 15 anos ·
Link

Gostaria de saber a posição dos meus colegas do Direito, sobre a indicação dos ministros pelo chefe do execultivo. Isso não seria uma interferência no poder judiciario?

5 Respostas
Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

ninguém se posiciona?????????

Joao Celso Neto/Brasíla-DF
Há 15 anos ·
Link

É uma disposição constitucional mais que centenária.

Em vários países do mundo. O Brasil seguiu o exemplo dos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, dentre outros.

Não vejo interferência alguma no Poder Judiciário, haja vista que os atuais ministros do STF, quantas vezes, estão votando contra o Executivo.

Note-se que há o famoso quinto constitucional que impõe advogados indicados pela OAB ou Procuradores indicados pelo Ministério Público em Tribunais de segunda instãncia e em Cortes Superiores, exceto o STF. Seria a OAB (ou o MP) interferir no Judicário?

Ao contrário do que se observava no governo FHC, em que havia reconhecidamente uma bancada do Executivo com líder (Jobim) e Vice-líder (Gilmar).

É como penso, com as vênias de quem pense o contrário, que não contestarei por respeitar a opinião alheia.

Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Sou estudante de Direito do 1° período.Não tenho uma opinião formada. Mas estudando a Constituição e os preceitos democraticos, achei uma aparente contradição nessa disposição.

Rodrigo Martins ... [email protected]
Há 15 anos ·
Link

lol

Ricardo Miravili Antunes
Há 15 anos ·
Link

O STF nunca terá uma composição que agrade a todos.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta