Vamos debater e trazer novidades sobre esse tema que ficou em alta após a Súmula 378 do STJ.

Eu tenho dúvidas quanto ao direito de receber as diferenças salariais quando o servidor desviado de função não possui a habilitação técnica´.

Um exemplo: Servidor admitido através de concurso para o cargo de téc. em laboratório. No entanto, possui graduação em medicina. É desviado de função para o cargo de médico. Entendo que tenha direito as diferenças salariais, considerando que a administração estaria enriquecendo ilicitamente ao desviá-lo de função e estar sendo beneficiada pelas habilitades técnicas obtidas através de graduação superior a exigida para o cargo para o qual foi admitido.

No entanto, e se esse servidor for desviado de função sem possuir a habilitação técnica para a prática da medicina?

O Judiciário reconhecerá o direito a percepção de diferenças salariais por desvio de função?

O servidor poderá ser acionado por exercício ilegal da profissão?

Vamos tratar o tema que é bastante interessante.

Abç

Respostas

    Geovani da Rocha Gonçalves

    Geovani da Rocha Gonçalves Quinta, 10 de setembro de 2009, 0h00min

    Lógica Rio,

    Em resumo,

    - Servidor desviado de função para exercer outra atividade terá direito de receber as diferenças dos cargos, sob pena de locuplemento ilícito da administração. A aplicação da Súmula 378 do STJ obriga os demais Tribunais a acompanharem em casos identicos.

    Já se o servidor foi desviado de função sem ter habilitação legal para isso, como no caso citado, evidentemente que cometeu exercício ilegal da profissão e não pode o judiciário ser beneplácito com tal situação e ainda pagar diferenças salariais, embora já tenha existido julgado em sentido contrário a posição que aqui me manifesto.

    ?

    LÓGICA RIO Quinta, 10 de setembro de 2009, 16h13min

    Geovani,

    Essa situação do exercício ilegal da profissão deveria ter sido mais divulgada nos informes sobre a súmula, não acha?

    Foi por isso que iniciei esse forum. Fiquei pensando sobre isso!

    Obrigada por participar!

    Abç