GABARITO / EXTRA-OFICIAL / PROVA OAB / EXAME 2009.2

BLOG DEDICADO AO EXAME DE ORDEM / OAB / PROVA / GABARITO / RECURSO / COMETÁRIOS / INFORMAÇÃO.

ACESSE: http://inteligenciajuridca.blogspot.com/

Exame de Ordem / Prova / Gabarito / Recursos / 1ª FASE / 2ª FASE / OAB 2009

*Vários gabaritos da prova OAB Exame 2009.2

Respostas

    C

    Caty_SP Terça, 15 de setembro de 2009, 16h55min

    Nada ainda do gabarito oficial né?
    Qual dos gabaritos extras está mais confiável.

    Estou com a seguinte pontuação:

    Dogma - 56
    FMB - 57
    Ideia - 53
    Damásio - 46

    Será que do Damásio está em consonância com o oficial... não pode ser...

    J

    jamil tostes Terça, 15 de setembro de 2009, 17h56min

    Calma Caty...se for assim eu também estou ferrado...estou achando uma diferença muito grande entre os dois...Vamos pensar positivamente....boa sorte..
    Alguém sabe se o resultado sai hoje?

    F

    Flavio_1 Terça, 15 de setembro de 2009, 21h03min

    1. Questão 59 Em 2007, João adquiriu de Antonio a propriedade de um imóvel urbano e esta sendo cobrado pelo não pagamento de taxa de coleta residencial de resíduos sólidos relativa ao ano de 2006, referente ao imóvel.
      Na questão 59, narra-se o fato de:
      1) haver aquisição da propriedade do imóvel (…João adquiriu…);
      2) haver débito em relação a tributo (…cobrado pelo não pagamento…);
      3) João está sendo cobrado.
      Em relação a tais fatos expostos no caso:
      1) adquiriu-se a propriedade, por isso, à teor dos arts. 1245 e 1417 do CC, ocorreu o registro do título no cartório de registro de imóveis; logo, a autoridade fiscal deve cobrar ao proprietário (João) a “taxa de coleta residencial de resíduos sólidos”. Pelo fato de já ser proprietário, João é o responsável, ele deve responder e dar satisfação quanto ao pagamento dos tributos; o proprietário é que tem o dever de esclarecer quanto à situação do bem perante a fazenda.
      O art. 130 do CTN fala em sub-rogação, mas não em quem tem a responsabilidade por débito ou crédito tributário. O responsável é o dono. Portanto, a cobrança deve ser feita ao proprietário atual.
      Em se tratando de um exame nacional, evidente que não podem ser feitas diversas elucubrações sem fim:
      Se João deveria ou não deveria ser sub-rogado em débito, ou, se existe possibilidade de não haver débito, vindo a comprovar-se isto por meio de documento anexo à título; se o documento é falso; se o teor do registro do imóvel não exprime a verdade, etc… Se João quiser, pode até se defender contra a cobrança ou, regressivamente, ajuizar ação contra o ex proprietário, mas isso é outra estória.
      O candidato ao exame, deve se ater àquilo que afirma a questão, às premissas contidas nela, a partis das quais são formuladas as 4 hipóteses (a, b, c, d), as quais são, pelo examinado, julgadas como sendo verdadeiras ou falsas.
      A resposta é : Será o responsável…