Sou pensionista/INSS, casando-me(civil) perco a pensão?
Sou pencionista do INSS, tenho 19 anos e recebo a pensão até os 21, quero saber se caso eu me casar agora no civil eu perco a pensão ou cotinuarei a receber até os 21 ano de idade? e se perco, o que posso fazer pra continuar ganhando? (ex: passar pra minha mãe?)
Perde a pensão. A pensão por morte para filho menor de 21 anos só é devida enquanto este não for emancipado. Como pelo Código Civil o casamento é uma das formas de emancipação você perderia o direito a pensão por morte. Quanto à pensão de sua mãe. Ela estava casada com seu pai ao este falecer? Se sim, a pensão está dividida entre você e ela. Se você perder sua parte pelo casamento ou ao completar 21 anos (se não casar até lá) a tendencia é sua parte reverter para ela. Desde que ela tenha condição de pensionista.
Isso uma das formas de se acumular perda da pensao sao essas a emancipação que pode ser ratificada pelas seguintes situações
virando dono de empresa, (empresa comercial)
casamento
posse em concurso público
dentre outro...
Confirmaria ,a condiçao de voce já poder se manter sem a pensao, que traz o sinonimo de dependencia!!!
Narley há 18 horas
Sr. Eldo eu agradeço sua resposta asim como a do Sr. Jonatham, mas aminha situaçao é essa algo q ue não contei é que fiz um emprestimo (o qual só termino de pagar daqui a 2 anos) o qual é descontado da miha conta (pensão/INSS) mesmo asim se eu mim casar agora eu perco a pemsão? Resp: Perde. A lei não admite exceções.