Lesão corporal leve

Há 16 anos ·
Link

Boa noite, pessoal. Gostaria de saber quando uma lesão corporal leve cometida em 19 de maio de 2007 irá prescrever. Isso é da lei 9099? Um grande abraço a vcs.

3 Respostas
Luiz Gustavo - Adv
Há 16 anos ·
Link

Boa noite Leonardo,

O crime de lesão corporal leve, tipificado no artigo 129 do CP, tem pena máxima de 1 ano de detenção. Levando-se em consideração que não houve condenação ainda, deve-se observar a pena máxima em abstrato para calcular a prescrição da pretensão punitiva do Estado, neste caso, a pena é de 1 ano, prescrevendo portanto, em 4 anos, segundo o artigo 109 do CP, concluindo então que o crime irá prescrever em 2011.

Salienta-se que como o crime tem pena máxima inferior a 2 anos, é de competência do Juizado Especial Criminal processar e julgar tal crime de acordo com a lei 9.099/95.

Lembrando que este crime se procede mediante representação do ofendido, conforme dispõe o artigo 88 da lei 9.099/95.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Att.

Luiz Gustavo DS

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Doutor, ajudou muito. Gostaria de saber, se por acaso a suposta vítima resolver representar e o réu ser primário, ele tem direito a transação penal, quais os possíveis acordos e qual é o mais comum feito?

Luiz Gustavo - Adv
Há 16 anos ·
Link

Boa noite Leonardo.

Primeiramente gostaria de esclarecer que se ainda não houve representação, o mesmo encontra-se prescrito, pois o prazo para representação da vítima é de 6 meses a partir do conhecimento da autoria.

Porém, supondo que ja houve representação em tempo hábil, o réu tem direito aos benefícios da lei 9.099/95, somente havendo discussão se caberia ou não transação penal no caso de ação penal privada (o que não é o seu caso), haja vista que, a transação é proposta pelo ministério público, entretando, a doutrina majoritária diz ser perfeitamente cabível a transação penal na ação penal privada, devendo a mesma ser proposta pelo autor da ação, o que não interfere no caso em tela pois se trata de uma ação penal publica condicionada a representação da vitíma, sendo perfeitamente cabível a transação penal que deverá ser proposta pelo MP.

Para o réu fazer jus a transação penal deve observar se o mesmo 1) ja foi condenado por CRIME a uma pena privativa de liberdade; 2) se ele ja se beneficiou de outra transação penal nos ultimos 5 anos; 3) se os antecedentes, motivos do crime etc., não indicarem ser necessárias e suficiente a transação.

Além da transação penal, faz jus a composição civil dos danos, suspensão condicional do processo etc.

Espero ter solucionado sua dúvida.

Att.

Luiz Gustavo DS

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos