Bom dia, sou estudante do 1º período do curso de direito tenho um trabalho sobre o exame da ordem, ler sobre o assunto e fundamentar minha opinião, gostria de ouvir outras opiniões para complementar os assuntos que já li. Obrigada!

Respostas

    O

    ORLANDO OLIVEIRA DE SOUZA Sábado, 17 de outubro de 2009, 0h15min

    ...sou a favor do exame porque é uma exigência legal aprovado pelo legislativo....porque também contempla o Bacharel em mais um título.."aprovado no exame da ordem"....

    J

    José Guimarães Domingo, 06 de dezembro de 2009, 10h20min

    Veja o seguinte artigo publicado aqui mesmo no Jus Navigandi: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8327

    gonçalves 154695/RJ Terça, 08 de dezembro de 2009, 0h22min

    Olá Alice Livia Lopes!
    A respeito do Exame de Ordem da OAB, você encontrará todas as informações que precisar acessando os seguintes endereços eletrônicos:
    http://www.mnbd-brasil.com.br/?pg=descricao-noticia&id=127 ( este é o site oficial do MNBD (Movimento Nacional dos Bachareis em Direito);
    Você também poderá acessar o site do professor Dr. Fernando Lima, que é mestre em assuntos sobre o exame de OAB, cujo site é:
    www.profpito.com

    D

    Dr. José Alves Goes Sexta, 19 de fevereiro de 2010, 13h30min

    Condordo plenamente com o exame, pois imagine voce estudando não matando aula e outros colegas só respondem a chamada na sala de aula e vai para o barzinho e nas provas colam tudo e ainda obtém o Diploma até com mais exito de voce, e estes colegas irão competir com voce no mercado de trabalho!, ou melhor imagine voce como cliente; voce tem certeza que é inocente contratando um desse possiveis defensores (vai ficar preso por muito tempo)
    faça seu trabalho escolar e estude muito a prova é baba para quem estuda e não toma cerveja nas horas de aula Goes

    M

    MariaSP Quarta, 03 de março de 2010, 12h26min

    Olá Alice,

    A estas alturas você já deve ter terminado e entregado o seu trabalho, mas mesmo assim fica aqui o meu comentário.

    Sou totalmente em favor do exame de ordem, pois precisamos valorizar o mérito.

    E mais: os clientes precisam ser protegidos contra os maus profissionais e bem ou mal a Ordem seleciona por algum critério, mesmo que não seja o melhor.

    No entanto, o que tivemos este final de semana foi desalentador.

    Estamos com a correção das provas suspensa e corremos o risco de ter o exame todo anulado.

    É inadmissível que uma instituição que quer medir o conhecimento e regulamentar uma atividade deixe acontecer.

    A maioria dos candidatos estudou, não dormiu, não comeu direito, não namorou, não se divertiu para se preparar para este exame.

    A Ordem e o Cespe, no entanto, não fez a lição de casa. Não tomou as cautelas necessárias para proteger o certame e os canditados sérios. Não fiscalizou, deixou acontecer. Ou seja, se descobrir fraude anula.

    Fui um destes canditados.

    A sensação é de desamparo, pois sempre defendi o exame e a Ordem, mas ela não nos defendeu.

    E

    EDWORLD Quarta, 03 de março de 2010, 14h39min

    Exame de ordem deveria continuar existindor, mas com outros critérios de avaliação, justos e eficazes.

    A

    Assédio Moral??!! Sexta, 05 de março de 2010, 2h13min

    Alice, sobre a questão da exigencia do Exame de Ordem dentre outras celeumas que o revestem é só pensar que há outras profissões importantes também e até mais que a dos advogados como a medicina que não é preciso se fazer um exame no conselho de medicina e nem o de engenharia. Logo com essa exigência as faculdades podem deixar de se capacitarem com professores de qualidade e os cursinhos se especializando. Quem perde com isso? O bacharel e a sociedade, o bacharel porque estuda 10 semestres e precisa estudar um cursinho pra rever o conteúdo e a sociedade porque este bacharel não estará obviamente preparado para lidar com os problemas práticos que virão em seu escritório. Só a prática determinará quem é um bom advogado e não uma carteirinha, assim, entendo que ser advogado é muito mais que estudar 5 anos e prestar o exame de ordem. Sua obrigatoriedade passa a ser uma insanidade, mas estamos em um país que tem fabricado dia a dia escola de direito, eles não agem na causa do problema... é aí que está o grande engano. Minha opiniao é essa. K.Rocha