M

    Marisa Sábado, 17 de outubro de 2009, 19h27min

    Oi Amanda

    Sendo muito direta NAO. Primeiro porque o síndico deve a prestação de contas para a assembléia e nao individualmente a quem quer que seja. Segundo porque os documentos, que pertencem ao condomínio, estão sob a guarda e responsabilidade do síndico (ou administradora). São importantes e não existe motivo para ficarem expostos na casa de ninguém.

    Por outro lado, em uma administração transparente, você não terá limite de tempo para examina-los na administradora.

    Boa sorte

    J

    Juliano Cavalli Domingo, 20 de dezembro de 2009, 20h13min

    Oi Amanda, eu discordo da Marisa, pode sim pedir para examinar independente de motivos, tudo o que a Marisa colocou está correto, mas não existe uma proibição para isso, você pode ter acesso a esses documentos pois eles fazem jus ao que você paga, desde que um membro do conselho acompanhe você nessa vistoria e de que sua convenção não determine que estes somente serão apresentados em assembléia você tem livre acesso a eles.

    M

    Marisa Segunda, 21 de dezembro de 2009, 8h39min

    Oi Juliana,

    Você está colocando desde que "membro do conselho fique junto". Fique junto onde? Na residência da Amanda? Porque ela quer levar esses documentos para a residência dela. Será que alguém não remunerado vai querer se dar a esse transtorno? E ainda assim os documentos são de responsabilidade do síndico e não do conselho. No meu prédio nem o conselho pode retirá-los da administração. Repito, veja isso na administradora, são eles que estão ganhando para administrar.

    Boa sorte

    J

    Junior57 Quarta, 13 de janeiro de 2010, 22h54min

    Sensata a sugestão da Marisa....

    D

    douglas tadachi Quinta, 14 de janeiro de 2010, 14h05min

    Apartir do momento que você paga por algo, você tem o direito de examinar que o dinheiro foi empregado para os devidos fins.
    Poderia a condômina pedir até mesmo uma cópia. Em casa o pessoa poderia verificar com calma e confirmar se realmente esta tudo certo. Com outras pessoas junto, a condômina poderia ficar constrangida e não verificar como queira.
    No meu condominio por exemplo o balancete vem junto com o boleto, após ação de obrigação de fazer.

    J

    Junior57 Quinta, 14 de janeiro de 2010, 19h54min

    Acontece que pelo que entendi, o que a queixosa ali chama de "balancete" deve estar, na verdade, referindo-se à pasta mensal de prestação de contas que contém toda a documentação original de receitas e despesas. O balancete tão somente, como diz o Hirata, é praxe seguir junto ao boleto de pagamento.

    G

    George M.:A.: Sábado, 23 de janeiro de 2010, 22h09min

    Ilma. Amanda Albuquerque, o Síndico deve apresentar mensalmente o Balanço do Condomínio, sendo que este Balanço não terá que seguir os trâmites legais de apresentação, tendo que ser apresentado de forma a ser entendido pelo leigo em contabilidade. Os documentos originais da geração de Receita (que gera dinheiro para as despesas), de Despesas ( inerentes aos gastos com a manutençao do Condomínio, empregados, prestadores de serviços, luz, água etc.) ficam na posse do síndico ou sob sua responsabilidade, em caso de uma "devassa" na contabilidade ou de uma inquirição por parte dos condôminos, em caso de suspeição de má administração ou desvio de verbas, forma-se uma Comissão com autorização dada em Assembleia legalmente convocada para esta finalidade e aí sim, a Comissão da qual você poderá fazer parte, e examinar a Contabilidade e os documentos arquivados, mas o Síndico não poderá se expor, naturalmente, a uma devassa nos documentos e tendo o risco desta Comissão fazer desaparecer um documento que é a garantia da prova de sua transparência. Ele também não irá correr riscos, ainda mais quando o colocam em suspeição,
    George.:

    M

    maspp- Rio de Janeiro Quarta, 24 de fevereiro de 2010, 0h49min

    Amanda,

    Você não pode levar para sua residência as Prestações de Contas, motivo este que ali esta todas as notas fiscais, que comprova que foi pago e se sumir ou tirarem qualquer papel , podem alegar fraude do síndico. Você pode marcar com o sindico uma hora e junto com ele olhar e verificar tudo o que voce quizer, você tem este direito como qualquer outro condômino. Esta é a Lei.

    Verônica Santos Prado

    Verônica Santos Prado Sexta, 20 de maio de 2016, 8h57min

    trabalhei em Pool e todos os meses enviamos o balancete e o extrato da conta corrente para os condominos.
    Isso se chama transparencia, não e necessario o envio da documentação sabe mas apenas demonstrar o quanto a administradora esta sendo justa e transpartente com seu dinheiro.