aposentado tem direito?
Meu sogro é aposentado desde 1986, e continuou trabalhando, em 2003 sofreu um AVC (derrame cerecbral), desde então está em casa sem poder trabalhar. A empresa não o demitiu, assim continua sendo empregado. Ele recebe somente a aposentadoria do INSS. Pela empresa ele tem direito de estar recebendo algo? Várias pessoas dizem que sim, pois ele continua registrado. Como sou totalmente leiga gostaria de informações. Obrigado
Gislene, boa tarde. Então querida, provavelmente está aposentado por invalidez, isso não lhe dá direito de receber da empresa, embora não foi dado baixa em sua carteira, conforme lei. De direito mesmo ele recebe apenas a aposentadoria. Qdo mudarem a aposentadoria dele de invalidez, por algum motivo definitivo, tipo, tempo de serviço, idade, aí sim, ele tem que receber o restante do seu fundo de garantia, os 40%, férias vencidas se tiver, enfim... por enquanto, está correto. Eu tbm sou apósentada por invalidez e isso não é considerado definitivo, pois a qualquer momento, o que no correto seria de 2 em 2 anos, teria que fazer nova perícia, para verificar a possibilidade de retorno, por este motivo não dão baixa na carteira e continua com o vinculo empregaticio... espero que tenha ajuda querida... fiquem com Deus