Dr. Herbert C. Turbuk - Origem e Mudança de Nomes Católicos
MARIA APARECIDA, BOM DIA.
PERGUNTA (MAIL): Assim como a maioria, sou nascida em família católica e fui batizada como MARIA APARECIDA e nunca gostei, sempre fui chamada de CIDA, CIDINHA, e agora nem sou mais católica e não gostaria de ter qualquer homenagem a SANTO, SANTA em meu nome ou outro lugar, pois acredito em um DEUS UNICO. Será que consigo mudar pelo menos o APARECIDA?
RESPOSTA (JUS): A origem européia da transmissão de nomes de SANTOS e PAPAS aos filhos decorre do CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO principalmente do CÂNON 855: "Cuidem os pais, padrinhos e párocos que não ponham nomes alheios ao senso católico" e do CÂNON 2156 "No batismo o nome do Senhor santifica todo nome e o católico recebe seu nome na Igreja. Pode ser de um santo, de um discípulo que viveu uma vida de fidelidade exemplar ao seu Senhor."
A Igreja Católica brasileira segue a européia sediada em Roma, portanto, segue o CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO que, em última análise, prega a adoção de prenomes santificados, e, sob seu patrocínio, é oferecido ao católico um modelo de caridade e fica assegurada sua INTERCESSÃO, MISTÉRIO e VIRTUDE cristãs. Fatos estes que justificam a existência de nomes de SANTOS em países predominantemente católicos.
Portanto, através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL é possível substituir o MARIA APARECIDA, por MARIA EDUARDA, MARIA PAULA, ETC, pois, de acordo com a LEI DE REGISTRO PÚBLICOS e as NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA, o princípio da imutabilidade do nome não é mais absoluto. O mesmo é válido para: Maria de Lourdes, Maria de Fátima, Antonio, João etc.
Atenciosamente Herbert C. Turbuk www.hcturbuk.blogspot.com
MARIA APARECIDA
Embora o princípio da IMUTABILIDADE do nome tenha sido abrandado após a vigência do novo artigo 58 da LEI DE REGISTROS PÚBLICOS ele ainda existe. De forma que, somente por exceção motivada, é que será possível sua modificação na forma pretendida. Entretanto, através de uma AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL muito bem articulada, será possível pleitear a substuição de AMBOS prenomes (Maria Aparecida), e, de forma sucessiva e subsidiária, pedir a substituição do prenome secundário (Aparecida). Ou seja, se o juiz não aceitar o pedido PRINCIPAL pode aceitar o pedido SUBSIDIÁRIO.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
- VEJA MAIS NO BLOG ACIMA SOBRE:
- Alteração de Nomes Constrangedores
- Alteração de Prenomes Constrangedores
- Alteração de Sobrenomes Constrangedores
- Alteração de Nomes Ambíguos e Unissex
- Mudança de Nome e Sexo de Transexuais
- Mudança de Nome Homônimo ou Comum
- Mudança de Nome e Sobrenome de Criança
- Inclusão de Sobrenomes em União Estável
- Inclusão de Sobrenomes de Bisavô Falecido
- Inclusão de Sobrenome para Dupla Cidadania
- Inclusão de Sobrenome de Padrasto e Madrasta
- Inclusão de Apelido Público e Notório ao Nome
- Inclusão ou Exclusão do Sobrenome do Cônjuge
- Transposição da Ordem dos Nomes e Sobrenomes
- Transliteração de Sobrenome Estrangeiro Abrasileirado