divisão das despesas domesticas

Há 16 anos ·
Link

Embora não estando legalmente casada, vivo com um homem há 15 e temos uma filha de 12 anos. Sempre dividimos as despesas de casa, embora eu sempre tenha arcado com uma carga maior, apesar de salários quase equivalentes (ganho um pouco mais - sou professora e tudo depende da quantidade de aulas que assumo). Porém, nos últimos anos, depois de alguns desempregos (dele) e muitas brigas, meu marido passou a contribuir apenas com TAXA DE CONDOMÍNIO, CONTA DE LUZ E METADE DA MENSALIDADE DA ESCOLA de nossa filha, ficando todas as outras despesas da casa e da nossa filha por minha conta (além das tarefas domésticas e cuidados com nossa filha). Embora estejamos numa situação de quase separação, ainda vivemos sob o mesmo teto. Há algo que eu possa fazer judicialmente? Ou só posso exigir que que ele divida as despesas com nossa filha depois de separados?

13 Respostas
Rodrigo Martins ... [email protected]
Há 16 anos ·
Link

Na alegria e na tristeza ninguém mais quer ficar junto (só na alegria... não que seja seu caso, apenas uma compilação do que vêm acontecendo cotidianamente)...

Em caso de separação, poderá solicitar a pensão relativo à manutenção da menor.

Para que você tenha como receber uma pensão, deverá o advogado dos dois analisar a situação e explicar o que deve ou será feito.

Não sei se é o caso de reconhecimento e dissolução de união estável, por se tratar de intimidade do casal o melhor seria em consenso buscar um advogado em comum para resolver qualquer problema.

Ficando na via consensual, mais rápido as coisas se ajeitam e cada um segue sua vida.

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Caro Rodrigo, ficar junto a gente quer (tanto é verdade que suporto tal situação hás quase 17 anos!) O que não queremos é ser maltratada e subjugada. Machistas modernos acham que além das tarefas domésticas, hoje também temos que pagar as despesas porque trabalhamos também fora de casa e conseguimos salários melhores. Em caso de dinheiro, com maridos difícil haver consenso. Ainda assim, minha pergunta é: mesmo sem separação existe algo que eu possa fazer HOJE para que ele divida as despesas com nossa filha?

Rodrigo Martins ... [email protected]
Há 16 anos ·
Link

Não, não há como obrigar ele a pagar as contas, você que está diariamente vivendo a situação sabe dizer ou não se ele pode ou não contribuir.

A questão é a boa e velha conversa.

Julianna
Há 16 anos ·
Link

Gente, acredito na instituição do casamento (só eu, será!?) e acho que os salários deveriam ser somados, e não, cada um faz com o seu o que quer, despesas de uma casa são dos dois. A mulher gosta de pensar "vou trabalhar pra ter meu próprio dinheiro" e acha que o homem vai continuar bancando sozinho a casa, pra ela gastar seu salário em bolsas e calçados. (algumas, não todas.) Claro, se depois de ajudar nas despesas, sobrou, queime se quiser, mas o orçamento de uma casa deve ser feito na ponta do lápis, juntando os ganhos e gastos, e vendo o que sobra para usarem como quiserem, as despesas tem que ser cargo dos dois, não apenas o homem, nos dias de hoje, muitas mulheres mantem a casa, enquanto os maridos trocam fraldas e lavam roupas... se assim tá bom, que seja, se não, acredito na conversa para aparar as arestas, brigar não adianta...

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Querida Juliana, você deve ser jovem... mas, vamos lá: não há conversa quando um dos lados não quer conversar. Não há acordo quando um dos lados não quer acordar. Acredite, ninguém quer sair para uma briga à toa. Só depois de muitas, exaustivas, cansativas e desesperadas tentativas é que se parte para atitudes drásticas. Mulheres que procuram apoio na Justiça, geralmente passaram anos tentando conversar com seus maridos, parceiros, etc... e geralmente foram humilhadas, maltratadas e sofreram agressões físicas ou emocionais. Mulheres, Juliana, gastam dinheiro com a casa, com os filhos, com a família. Se você quiser ficar mais antenada procure ler mais a respeito. Procure o site do Banco Mundial que possui estatísticas sobre Mulheres X Economia. A sua visão da realidade está tão distorcida e tão fora do compasso do mundo atual que dá pena. A mulher hoje não trabalha fora "para ter seu próprio dinheiro". Hoje isso acontece porque o homem não dá mais conta de arcar com as despesas sozinho ou porque o homem simplesmente foi embora, ou não assumiu o filho. As mulheres hoje representam 40% da força de trabalho mundial, mais de 50% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres. A propósito, também acredito na famíliua como instituição e no casamento. Mas estou decidida a ter relacionamentos saudáveis, onde ninguém agrida a mim ou a minha filha e ainda se recuse a dividir de forma proporcional e igualitária as despesas, preferindo guardar seu dinheiro na poupança.

Julianna
Há 16 anos ·
Link

Ross

Querida, não sei se vc leu meu post direito, eu não disse TODAS AS MULHERES, DISSE ALGUMAS, e só se ofenderá a mulher que se enquadrar no meu comentário. Algumas, como já disse, ainda vivem num mundo de que o homem é que deve prover o sustento delas, da casa e dos filhos, enquanto elas compram e vão ao salão de cabelereiro, fazer a unha, pra academia. Mulheres, que encontro diante de Juizes, que tem a cara de pau de falar "ele me tirou da casa da minha mãe, me encheu de filhos, agora que me sustente!" Como se elas tivessem sido "chocadeiras" apenas para o homem procriar, e como se elas pudessem ter uma vida melhor se ainda estivesse na casa dos pais. Talvez eu possa ser considerada nova, sim. 28 anos, mas já vi muita coisa, no trabalho, na familia, entre amigos, e a minha opinião, como sou livre para expressá-la, é essa mesmo, de que algumas mulheres são assim, querem casar achando que terão uma vida de bonequinha de luxo, ou que vão trabalhar apenas para gastar o dinheiro que ganham com aplicações de botox. Claro que a maioria, dessas que Mulheres que fazem parte da estatística citada por vc, são orgulho para classe feminina, e deixam muitos homens no chinelo. A visão distorcida acredito que é a sua, que acha que não existe mais mulheres assim, se vc estivesse no meio, veria coisas que elas são capazes que até o diabo duvida, por tanto, expresse sua opinião, respeitando a dos outros, pois este forum não é para discórdia, mas é de utilidade, cada um pode opinar e dar seu ponto de vista, mas respeitando os demais. Cada um tem uma visão do mundo, e não é pq vc não concorda que esta pessoa é mal informada ou atrasada. Reveja seus conceitos. Bom dia**

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Eu tenho uma ex cunhada que se enquadra no perfil que vc descreveu. Sei que existe gente folgada, que distorce a realidade e consegue sempre um jeito de se sentir e parecer uma vítima. Mas isso vale prá ambos os sexos. E muitos homens são assim. Eu vivo com um deles! Eu realmente fiquei chateada com seu comentário, pois minha pergunta no fórum foi no momento em que eu tinha feito o levantamento do valor do material escolar da minha filha, tentando pagar todas as contas, enfim, ... quando li sobre sapatos e bolsas ... e eu tentando comprar material escolar ... Desculpe se fui indelicada, acho que todos, eu, você, devemos rever conceitos e valores o tempo todo. E todos temos direito a expressar opiniões. Espero falar com vc novamente.

Julianna
Há 16 anos ·
Link

Claro Ross, eu entendo a dificuldade das mulheres que se vêem na direção da casa, entre contas, filhos, casa e marido folgada! Acho lastimável que o homem (ALGUNS!) tenham perdido a vergonha na cara e a macheza e se deixam encostar nas suas esposas, sendo sustentados por elas. Claro que alguns casais preferem viver assim, a mulher trabalha fora, pois geralmente ganham beeem mais, e o marido cuida da casa e dos filhos... é bom pra eles verem como é. Acho maravilhoso a mulher poder ser independente financeiramente, pois assim, se não der certo, dá um pé na bunda dele e vai viver a vida, sem precisar mendigar uma mísera pensão. Acho vc, pelo seu relato, um exemplo de mulher que leva a casa, os filhos, o marido nas costas!! e até acho que um homem que está nesta situação a muito tempo, acaba se acomodando, entende? Acho que se está insustentável, vc deve seguir seu caminho com sua filha, e aí, judicialmente, exigir que ele contribua com as despesas da garota. Enquanto vc estiver sob o mesmo teto, só haverá brigas e desgaste maior por conta da situação. Desejo boa sorte, e que vc possa relatar o seu caso resolvido em breve. Abraço**

Julianna
Há 16 anos ·
Link

Claro Ross, eu entendo a dificuldade das mulheres que se vêem na direção da casa, entre contas, filhos, casa e marido folgado! Acho lastimável que o homem (ALGUNS!) tenham perdido a vergonha na cara e a macheza e se deixam encostar nas suas esposas, sendo sustentados por elas. Claro que alguns casais preferem viver assim, a mulher trabalha fora, pois geralmente ganham beeem mais, e o marido cuida da casa e dos filhos... é bom pra eles verem como é. Acho maravilhoso a mulher poder ser independente financeiramente, pois assim, se não der certo, dá um pé na bunda dele e vai viver a vida, sem precisar mendigar uma mísera pensão. Acho vc, pelo seu relato, um exemplo de mulher que leva a casa, os filhos, o marido nas costas!! e até acho que um homem que está nesta situação a muito tempo, acaba se acomodando, entende? Acho que se está insustentável, vc deve seguir seu caminho com sua filha, e aí, judicialmente, exigir que ele contribua com as despesas da garota. Enquanto vc estiver sob o mesmo teto, só haverá brigas e desgaste maior por conta da situação. Desejo boa sorte, e que vc possa relatar o seu caso resolvido em breve. Abraço**

Autor da pergunta
Há 16 anos ·
Link

Obrigada pela força. Criei coragem e estou indo na Delegacia da Mulher fazer um BO pela ameaças. É muito difícil fazer isso, acredite. Espero não mudar de ideia no meio do caminho... por isso minha filha vai comigo... Eles ouvem o depoimento de menores?

Julianna
Há 16 anos ·
Link

Ross

Depoimento de menores é ouvido de maneira especial, não na hora de lavrar um B.O, mas em Juizo. Não mude de idéia nada, se ele te ameaça, faz bem em denunciar, é um agravante pra ele num processo futuro. Tem alguns nobres colegas que dizem que B.O de ameaça é "cesta básica" é por isso que as pessoas não fazem, e os agressores continuam... Faça sim, se arme com aLei que te guarda nesses casos. Boa sorte mesmo, pra vcs duas**

Rodrigo Martins ... [email protected]
Há 16 anos ·
Link

Só corrigindo a Julianna, denúncia de violência doméstica enquadra na Lei Maria da Penha e pode ter certeza que não paga cesta básica.

Julianna
Há 16 anos ·
Link

Rodrigo, não fui eu que opinou assim, citei uma colega nosso do forum, que não acredita que isso funcione, mas eu acredito, por isso aconselho. Abraço**

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos