PRECLUSÃO CONSUMATIVA NO DIREITO ADMINISTRATIVO

Há 16 anos ·
Link

Pessoal; Boa Tarde.

Sabemos que o instituto da preclusão consumativa é típica do processo civil. Minha dúvida está em saber se é possível utiliza-lo dentro do processo administrativo. Ex: "A" tem um prazo para recurso de 10 dias em uma multa de trânsito, no 5 dia ele apresenta o recurso, mas no 9 dia deseja alterar o recurso ou reformulá-lo integralmente. Nesse caso, seria possível essa retificação no recurso? A administração pública seria obrigada a aceitar o recurso? Ou poderia alegar que esta nova possibilidade está preclusa?

2 Respostas
Wiler Eustáquio Pires Vidigal
Há 12 anos ·
Link

É possível sim, pois o prazo estabelecido de 10 dias para se defender ainda não se esgotou ou precluiu. É como o time de basquete conseguisse a cesta que o levaria a vitória no último segundo da partida.

É comum chegar até nós a informação que algo de fato não ocorreu daquela maneira explicitada no auto de infração, por exemplo o agente que teria lavrado o AIT era incompetente.

Diante dessa informação ou constatação, que só surgiu no nono dia do prazo de dez, obviamente ainda há prazo suficiente para ingressar com o pedido de ireforma da peça de defesa, por ocorrência de fato novo.

Desculpe-me se alonguei.

Saudações Fraternas, Wiler Vidigal

eldo luis andrade
Há 12 anos ·
Link

No processo judicial as matérias de ordem pública também não estão preclusas. Caso de juiz incompetente também não preclui e mesmo após apresentação de recurso judicial pode ser igualmente alegada até na audiência de julgamento do recurso. Quanto a ocorrência de fato novo ainda que precluso recurso administrativo pode ocorrer a chamada revisão administrativa. Que não é recurso (visto no recurso só se tratar de fatos velhos (ou conhecidos quando da impugnação administrativa)).

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos