FEDEX atrasa entrega de documento. Quem vai pagar o prejuízo?
Sou professora universitária e entre minhas atividades acadêmicas desenvolvo um projeto com uma universidade espanhola Por meio do projeto gerencio recursos para publicações de caráter acadêmico. Acabei de organizar uma publicação com uma editora brasileira, com recursos que disponho do projeto. Para o uso do recurso teria que enviar para a Espanha a nota fiscal emitida pela editora até o dia 10/12, a fim de que a mesma pudesse receber o valor, ou seja, fizesse o repasse. Era dia 04/12, tentei o serviço dos correios que me disse ser impossível comprometer-se com a chegada na data. Apreensiva com os prazos procurei o Serviço do Fedex que afirmou que garantia a chegada do documento até o dia 10/12. Expliquei a situação de urgência e o compromisso ( se o prazo não fosse cumprido eu perderia o recurso) e eles assumiram incondicionalmente afirmando que a encomenda chegaria impreterívelmente até o dia 10. No entanto, ao rastrear a encomenda verifiquei que a mesma só saiu de São Paulo no dia 09, ou seja constatei que fui severamente enganada e prejudicada pelo serviço. O referido documento só chegou a Espanha no dia 16/12. Perdi o prazo para utilização do recurso e tive minha palavra comprometida assim como meu desempenho profissional, como gestora de um recurso . Ao procurar a empresa me disseram apenas que os vôos atrasaram e que nada poderiam fazer. Gostaria de saber, diante dos fatos, como deveria ser meu procedimento.Agradeço muito a atenção