Plumada em condomínio. Quem deve arcar com o prejuízo em caso de vazamento?
Acontece que há alguns anos a plumada de meu prédio está apresentando infiltração no apartamento térreo e o proprietário do mesmo e a síndica dizem que o proprietário do apto acima quem deve arcar com o problema. Porém, como é que irei saber em que parte do cano está a rachadura que está provocando a infiltração se o prédio é de 5 andares? Qual é a lei e o artigo que pode me amparar? Atenciosamente.
Responde pelos danos aquele de cujas instalações se originou o vazamento. Se de ramificações internas, cabe ao proprietário. Se das prumadas, responde o Condomínio. Basta a indicação de um bom profissional encanador para a abertura de pisos e paredes necessários à apuração, na presença das partes. Boa sorte.
Como professor de Língua Portuguesa, cabe, antes de mais nada, esclarecer o nome das coisas. Senão vejamos. Segundo o dicionário on-line Wikipedia, " Prumada Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Prumada consiste no conjunto de elementos de um edifício com alinhamento vertical comum, sejam eles elevadores, escadas, instalações hidráulicas ou elétricas[1] . Neste último exemplo, refere-se ao canal embutido em vigas, colunas ou lajes, para passagem de fiações e/ou tubulação (o qual deve ser feito antes da concretagem, preferencialmente).
Também denomina-se "prumada" a operação de posicionar os elementos de uma construção numa direção vertical a partir da posição vertical medida através da linha do prumo, geralmente realizada em paredes[2] .
Hidráulica[editar | editar código-fonte] Na hidráulica, as prumadas são tubulações que abastecem ramais e sub-ramais – (distribuição para apartamentos e suas ramificações ou para pontos de consumo das residências) – compreendidos entre a laje de cobertura e o térreo[3] .
Na forma de tubulações independentes, servem para[4] :
Alimentação de água fria ou água quente (que trazem a água do reservatório superior); Coleta de esgoto (por onde escoam as águas servidas para a saída do edifício); Coletas de águas pluviais (constituídas por tubulações principais que trazem a água de chuvas coletadas - em coberturas, ralos das sacadas e etc - para as saídas do edifício)."
DIANTE DISSO, VAMOS FALAR E ESCREVER PORTUGUÊS CORRETAMENTE: NÃO EXISTE PLUMADA (VEM DE PLUMA) E SIM PRUMADA. NÃO SEI O PORQUÊ DE AS PESSOAS COMETEREM ERROS TÃO GROSSEIROS...
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Prumada