problemas com vizinhos do mesmo terreno
comprei uma casa em frente de rua térrea e primeiro andar e meu vizinho comprou a casa do fundo,localizadas no mesmo terreno,desmembramos as casas e a parte excedente do terreno onde já encontramos uma pia para lavar roupas, a escada que leva ao primeiro andar das casas e a área que fica na frente da porta dele e atrás da minha parede ficou como sendo de nós dois. nesse lado do terreno tem um portão que dá acesso a casa dele ,ao 1° andar da minha casa e da dele e ao fundo da minha casa térrea. O problema é que ele está querendo que eu coloque uma pia próxima ao portão de entrada para ele poder colocar outro portão e privar meu acesso à pia antiga e ao fundo da casa,alegando que está sem privacidade. Quero saber se ele tem esse direito? porque ele diz que a frente da porta dele pertence a ele.
Avsf,
deve se restringir a sua área demarcada, bem imovel, de preferencia construindo um muro ou grade, sem deixar de dar acesso ao vizinho dos fundos por uma via de servidão de passagem.
Quanto a pia, bem movel é de quem o adquiriu, no caso de ambos um deverá indenizar a parte que cabe ao outro.
Entendi que a area de serviço pertence a ambos e fica entre as duas residencias, acho justo que se isolem da forma que foi demarcada na área, metragem do terreno.
oi boa noite. tenho umas duvidas que gostaria que fosse esclarecida. moro ha 5 anos em um predio de 12 ap. foi determinado em juizo que as vagas de garagem seria por sorteio. então de um lado foi determinado que podia fazer garagem. e do outro era só 2 vagas.as medidas das vagas são de 2.30 de largura a 60 graus. e as garagens 2 de 2.90 de largura. só que uma vizinha minha levantou 2 paredinhas retas que deve medir quase 3 metros ou mais. e ficou a outra vaga que a medida tambem teria que ser 2.30. tambem a 60 graus. só que tem um morador que mudou p/ o predio ha um pouco mais de 1 ano. então ele quer levantar garagem em toda a area que ficou que da uns 6 metros de largura colocar portão de correr reta impedindo a nossa entrada e saida da garagem. só que se ele fizer isso. nosso carro não entra e nem sai. sera que ele pode fazer isso. e se fizer o que posso fazer p/ ele demolir. uma vez que aqui não tem sindico. ele trocou até as telhas do ap dele. tirou as francesas. e colocou amianto. ele pode fazer tudo isso. muito obrigado. e boa noite.
Sandra,
ele o vizinho nao pode impedir a sua entrada e nem criar impecilhos para isso. Mesmo não tendo sindico, no registro do condominio, via de regra já existe a convenção de condominio e esta estabelece que nao se pode mudar a fachada e estrutura do imovel.
Se o vizinho insistir, a solução é entrar com ação cabivel.
oi boa noite. gostaria de tirar mais umas dudidas.o caso é o seguinte. o senhor que me vendeu o ap que era o sindico. então quando ele se mudou ninguem queria pegar o condominio. ai ele deixou os documentos do condominio na escada e uma senhora que dizia ser sindica pegou. mais não tem nem uma ata que prova que ela é sindica. no domingo chamei ela p/ resolver um problema na garagem e ela disse que não podia resolver nada. ai falei p/ ela que como sindica só ela poderia resolver. ai ela disse que não é mais sindica e que aqui não tinha sindico. e de fato desde q moro aqui nunca resolveu nada. só recebe nosso dinheiro e paga a conta de agua. a poucos dias colocamos hidrometros individual. só que foi por uma empresa. de terceiro. quando foi esse mes a compania de agua não fez a leitura do hidrometro geral. ai a conta veio quase 50% a mais q a do mes passado. então falei p/ ela ir la e pedir uma revisão. ela não quiz. então pedi a conta p/ ela. e não quiz me dar p/ mim ir. ai tirei a conta pela internet. fiz a leitura e fui resolver isso. ai a conta caiu pela metade. então liguei p/ firma tambem e pedi a eles que fizesse a revisão das contas que havia nos mandado. e assim foi feito. caiu pela metade do que estavam nos cobrando. quando foi hoje o senhor da firma veio me entregar os boletos p/ que eu entregasse os condominos. só que assim que ela viu o senhor sair. veio correndo buscar os boletos. ai eu entreguei. não sei se fiz certo. pois ela mesmo me disse que não é sindica. e q o predio não tem sindico. só q não resolve nada e nem quer entregar p/ ninguem. não faz reunião p/ nada. o predio esta parecendo favela. por favor. me ajude. o que podemos fazer nesse caso? muito obrigado. e boa noite.
oi. bom dia. hoje fiquei sabendo que a tal senhora ligou p/ a empresa de agua esculhambando uma das funcionarias porque me entegou os boletos. sera que ela poderia ter feito isso? porque quem resolveu tudo sobre a revisão da conta fui eu. porque ela não quiz resolver. e agora fica enchendo o saco dos outros. obrigado e bom dia.
Dr. bom dia.queria uma opinião sua. o vizinho que te falei deixou o carro dele entre duas vagas dificultando nossa entrada na garagem. então meu marido foi guardar o carro. e por não ter espaço suficiente. arranhou o parachoque do carro e ficou orrivel. em fim desvalorizou o nosso carro. o nosso é um honda civic. 2001. e o dele é um fusca 1971. queria saber como devo agir nesse caso. porque ele esta fazendo de tudo p/ nos prejudicar. obrigado. e bom dia.
Dr. pedi a senhora q fala que é sindica do predio p/ falar com meu vizinho para colocar o carro dele ou mais pra esquerda. ou mais pra direita. e nada foi feito. ele continua deixando o carro bem na frente da nossa garagem. não quer tirar o carro. o que devo fazer. como devo agir. obrigado. e bom dia.
oi dr. bom dia. queria lhe perguntar uma coisa. aqui no predio são 12 ap. na semana passada 3 moradores chamou um senhor p/ concertar seus interfone. o meu tava perfeito. quando o senhor terminou de concertar os deles. tinha uns 6 com defeito. os que estava funcionando inclusive o meu. claro que reclamei. se o meu tava perfeito tinham que me entregar perfeito. aqui não tem sindico. não fizeram reunião que aqui não fazem reunião p/ nada. agora um dos vizinhos disse que tenho que pagar 30 reais. sou obrigada a pagar ou não? sendo que não tinha problema com meu interfone. já arrumei o meu varias vezes e nunca cobrei nada dos condominos. obrigado e bom dia.