Cobrança IPTU de imóvel alugado
Pago o iptu de um imóvel locado , descobri que o proprietário paga o iptu em cota única com desconto , a imobiliária repassa paracelado , mas sem o desconto e ainda com uma "taxa de administração" , segundo eles consta no contrato , isso não deve ser cobrado do proprietário já que é para ele que está sendo feito o serviço? E o valor com desconto porque pagar a mais do ele pagou? Quero saber se posso reaver esses valores , do iptu cobrado a mais e das taxas.
Luiz Você tem razão e pode reaver os valores pagos a mais através de ação de cobrança contra o locador e a imobiliária em litisconsórcio passivo, devendo o valor ser restituído corrigido monetariamente acrescidos de juros de 1% ao mês a partir do desembolso. Mas só fazer isto ao final da locação e comprovando documentalmente suas alegações. Como exemplo, meu pai tem casas alugadas e, por ser aposentado, é isento do IPTU, portanto, também isenta seus inquilinos deste encargo.
Estou alugando um imóvel através de imobiliária. Trata-se de uma casa grande de 2 andares. Como cada andar é independente, porém no mesmo imóvel, este é alugado para 2 inquilinos diferentes. Já entrei no site da Prefeitura com o N° de inscrição do imóvel e descobri que o IPTU é de 215 reais. Tenho duas dúvidas:
1) Este valor deve ser dividido entre os dois locatários?
2) A imobliária informou que o IPTU é de 690 reais SÓ PARA MIM. É possível que eles estejam cobrando de mim IPTU atrasado? Isto é legal?
aluguei um imóvel 3 cômodos, onde no quintal são 3 casas, o IPTU acima de R$100 em 10 parcela anualmente , a proprietária informou para imobiliária que o IPTU seria dividido por 3 só que a casa da proprietária fica em outro numero (mora em cima) eu moro no numero 41 o proprietária no numero 45 casa enorme.
no contrato não especifica metragem do imóvel só que deve ser dividido por 3 o IPTU onde na verdade deveria ser dividido por 4 casa e sua respectiva metragem
alguém poderia responder se isso é certo ?