Mulher troca fechadura da casa para impedir a entrada do marido.
Meu vizinho teve um pequeno desentendimento com a sua esposa e, quando voltou para casa à noite, foi impdedido de entrar devido a fechadura ter sido substituída por ordem de sua mulher; pensando ter sido a substituição necessária, tocou a campainha e telefonou por diversas vezes solicitando que a porta fosse aberta para que ele pudesse entra no seu lar, sem, contudo, ter o seu pedido atendido. Ele está pensando em chamar um chaveiro para abrir a porta a fim de que possa usufruir do seu lar. Este procedimento tem amparo legal ou ele terá que impetrar uma ação judicial? Ele necessita de uma resposta urgente, pois está há dois dias dormindo na casa de um conhecido.
Bem, se ele mora na casa juntamente com a esposa, ele possui pleno direito de garantir sua permanência em seu lar, a mesnos que haja decisão judicial em separação de corpos, por exemplo.
Se a casa é dele, acho que ele NÃO deve chamar um chaveiro para abrir. Ele deve METER O PÉ na porta, entrar e ver o que está se passando. Os problemas entre casais não devem ser resolvidos com a troca de fechaduras.
Aí ele vai conversar com a esposa, e ver se o casamento vai continuar, se nõ vai, etc. Caso continue, aí sim ele deverá mandar arrumar a fechadura e a porta (que deve se quebrar com o chute).
Obs: caso ele tenha que sair da casa, cabe à esposa arrumar a fechadura, pois foi ela quem deu causa ao arrombamento. Tenho dito!