BEM AMIGOS, PRECISAMOS DE UMA ORIENTAÇÃO URGENTEMENTE! O CASO NOSSO, DIGO NOSSO POR SE TRATAR DE UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, É O SEGUINTE: - ANO PASSADO CRIAMOS UMA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA COM UMA DAS FINALIDADES CONSEGUIR UMA RÁDIO COMUNITÁRIA PARA NOSSA CIDADE. MANDAMOS A DOCUMENTAÇÃO PARA O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES E TAL. COMO A CIDADE NECESSITA DE UM VEICULO COMUNITARIO DE COMUNICAÇÃO, COMPRAMOS OS EQUIPAMENTOS E COLOCAMOS PRA FUNCIONAS, TUDO DENTRO DOS PADROES DE RADIO COMUNITARIA, TUDO MESMO. SÓ QUE O DONO DE UMA RÁDIO COMERCILA DAQUI FEZ UMA DENUNCIA NA ANATEL ALEGANDO QUE NOSSO TRANSMISSOR DE 25 WATTS ESTAVA CAUSANDO INTERFENCIA NO SINAL DELE, O QUE NÃO É VERDADE, ALÉM DISSO ELE PRESTOU QUEIXA NA POLICIA CIVIL ALEGANDO QUE O AMEAÇAMOS EM NOSSO PROGRAMAÇÃO E O DIFAMAMOS, TUDO MENTIRA TAMBÉM. PORÉM, O DELEGADO ACOLHEU A QUEIXA DELE E NÃO NOS INTIMOU PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS, SIMPLESMENTE ANEXOU UMA FOTO DA ANTENA A QUEIXA NO OUTRO DIA ENVIOU UM OFICIO AO JUIZ DA COMARCA LOCAL PEDINDO UM MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO DE EQUIPAMENTOS DE RÁDIO PIRATA QUE ESTAVA CAUSANDO INTERFERENCIA NUMA RÁDIO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS E QUE É AUTORIZADA. UM MES DEPOIS O JUIZ DA COMARCA E NÃO O JUIZ FEDERAL, EXPEDE O MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO. NO DIA EM QUE O DELEGADO DISSE ESTAR SE PREPARANDO PARA VIR COM OS POLICIAIS CIVIS, A ANATEL ENVIOU DOIS FISCAIS QUE ENTRARAM SEM AUTORIZAÇÃO E LEVARAM COMPUTADORES, MESAS DE SOM, MICROFONES E CHAVE HIBRIDA, NÃO ESTAVAMOS DISPOSTOS A DEIXAR A ANATEL LEVAR NADA, POIS ELES NÃO POSSUIAM NENHUM MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO E MESMO A LEI 9472/97 JÁ NÃO MAIS OS AUTORIZA COM PODER DE POLICIA. SÓ QUE UM DOS FISCAIS FOI ATE A DELEGACIA E O DELEGADO DESIGNOU UM INVESTIGADOR PARA VIR AQUI AUXILIAR OS FISCAIS, CHEGANDO NÃO QUEIRIAMOS DEIXAR QUE ELE ENTRASSE COM O OUTRO FISCAL, ELE ENTÃO BATEU NO PORTÃO E DISSE QUE SE NÃO FOSSE ABERTO ELE QUEBRARIA, PEDIR O MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO E ELE DISSE QUE NÃO PRECISAVA POIS ESTAVA NAS MAOS DE DELEGADO, RESOLVEMOS ABRIR PARA EVITAR COISAS MAIS GRAVES, LEVARAM NOSSAS COISAS E O DELEGADO NÃO EXECUTOU O MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO E NEM DEVOLVEU PARA O JUIZ. A ANATEL LEVOU NOSSAS COISAS E NÃO DEIXOU NENHUM DOCUMENTO CONOSCO QUE COMPROVE QUE LEVARAM, APENAS DEIXARAM NA DELEGACIA. NÃO SABEMOS QUE ATITUDE TOMAR, POIS A PRÓPRIA LEI 9.472/1997 EM SEU ARTIGO 1º DIZ: Art. 1° Compete à União, por intermédio do órgão regulador e nos termos das políticas estabelecidas pelos Poderes Executivo e Legislativo, organizar a exploração dos serviços de telecomunicações. Parágrafo único. A organização inclui, entre outros aspectos, o disciplinamento e a fiscalização da execução, comercialização e uso dos serviços e da implantação e funcionamento de redes de telecomunicações, bem como da utilização dos recursos de órbita e espectro de radiofreqüências. NO ARTIGO 843 INCISO 3º DO CPC DIZ: Tratando-se de direito autoral ou direito conexo do artista, intérprete ou executante, produtores de fonogramas e organismos de radiodifusão, o juiz designará, para acompanharem os oficiais de justiça, dois peritos aos quais incumbirá confirmar a ocorrência da violação antes de ser efetivada a apreensão. ENFIM, SÃO TANTAS COISAS QUE ACONTECERAM FORAM DA ÁREA DE ATUAÇÃO DESTES ÓRGÃOS QUE NÃO SABEMOS O QUE FAZER, ALGUM FILHO DE DEUS PODE NOS AJUDAR/ORIENTAR EM O QUE E QUAL ATITUDE FAZER/TOMAR?

OS ADVOGADOS QUE PROCURAMOS POUCO SABEM SOBRE ASSUNTOS NA ESFERA DE TELECOMUNICAÇÃO E NÃO SE INTERESSARAM EM NOS AJUDAR.

DESDE JÁ AGRADECEMOS A QUEM PUDER NOS AJUDAR.

Respostas

    J

    J Ricardo Sábado, 06 de fevereiro de 2010, 9h59min

    Caro Amigos: Fato semelhante ocorreu comigo, só que em meu caso foi na área de Saúde.
    ocorre que há muitos médicos incompetentes e com inveja, que também creio seja seu caso, e isso torna a agregar outros incompetentes e invejosos. além é claro de pessoas (?) investidas de cargo público que acham que podem fazer o que querem.Certamente esse delegado está de conlúio com o dono da rádio, geralemnete para noticiar os "crimes" de sua cidade e região´. Há acordo embutido dessas "autoridades". Reclame ao Supremo Tribunal de Justiça diretamente, com as cópias das documentações e se tiver, com fotos e/ou vídeos. Eu fiz isso e estou aguardando para qualquer momento uma solução para os desmandos de policiais civis de Taubaté, que acham, assim como em sua cidade, que são os donos da Lei e da verdade, mas o que querem esconder´são suas falcatruas, quase todas já sabidas. Além disso comunique com o Ministério das Comunicações e com a Secretaria da Segurança Pública e Corregedoria desses policiais. Se quiser ir mais adiante, formalize queixa junto ao Ministério Público. Boa sorte e seja cidadão.

    A

    Andre Marcos Lucio Sábado, 06 de fevereiro de 2010, 13h10min

    Acracija,

    eu trabalhei muitos anos com radio comunitaria e conheço perfeitamente o seu problema, vamos lá: no brasil existe um grande preconceito quanto a este meio de comunicação e além disso, as grandes emissoras se sentem prejudicadas pela radio comunitária, ocorre que infelizmente muitas radios comunitarias trabalham de forma errada, sem objetivo de prestação social e seus equipamentos vivem interferindo nos sinais o que gera banalização de todas as demais radios.
    Geralmente o que as radios fazem é ficar mudando de endereço frequentemente para dificultar a localização, quanto a sua questão dos equipamentos que foram apreendidos, eu tenho pra lhe dizer que por mais que vc corra atrás, vai perder seu tempo conheço dezenas de donos de radios que passaram pelo seu caso e nunca foram devolvidos, quer um conselho, dá um tempo deixa a poeira baixar, resolva amigavelmente este atrito com a pessoa que se diz ofendida e repense quando, onde e de que forma ira participar de uma nova rádio.
    Eu sei que é difícil para voces mas deve-se agir com muita sabedoria para não piorar a situação.

    Abraço