A

    Adriana Lascialfari Sexta, 12 de fevereiro de 2010, 17h04min

    Primeiro entra na oab federal, lá tem uma galeria de fotos e o ano da fundação da oab.

    digite no google ( )

    espero que ajudei.

    G

    GUILHERME_MIGUEL Segunda, 15 de fevereiro de 2010, 18h56min

    Historicamente sabe-se que foi o Presidente Getúlio Vargas que criou, em 18.11.1930, a OAB, pelo art. 17 do Decreto nº 19.408: “Fica criada a Ordem dos Advogados Brasileiros, órgão de disciplina e seleção da classe dos advogados, que se regerá pelos estatutos que forem votados pelo Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, com a colaboração dos Institutos dos Estados, e aprovados pelo Governo”.
    Em outubro de 1930, ocorreu o Golpe, e logo no mês seguinte foi criada a OAB.
    Tendo sido instalado o Governo Provisório, André de Faria Pereira, Procurador-Geral do Distrito Federal e sócio do Instituto dos Advogados, incumbido pelo Ministro da Justiça, Osvaldo Aranha, de elaborar um projeto de decreto, a respeito de modificações na organização da Corte de Apelação, incluiu no projeto o dispositivo do art. 17, criando a Ordem dos Advogados.
    Ressalte-se que o Instituto dos Advogados Brasileiros, que havia sido criado 87 anos antes, em 07.08.1.843, tinham como finalidade precípua, prevista em seus Estatutos, a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB foi criada graças aos esforços do advogado Levy Carneiro, que era Presidente do Instituto dos Advogados e foi o primeiro Presidente da OAB e a André de Faria Pereira, que enxertou no projeto de decreto da Corte de Apelação o seu art. 17, acima transcrito.
    Getúlio Vargas, que concentrava em suas mãos os três Poderes constitucionais da República, limitou-se a assinar esse Decreto, que não dizia uma palavra sobre o Exame de Ordem.