Gente, por favor, me ajudem!!!

Eu gostaria muito de saber qual a real diferença entre funcionário público, servidor público, agente público e empregado público. E também qual a diferença entre cargo público, emprego público e função pública.

Obrigada a todos!!! ;-)

Respostas

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Segunda, 22 de fevereiro de 2010, 12h03min

    as diferenças são sutis.

    Uma gritante é que empregado público é celetista, enquanto os servidores ou funcionários (a mesma coisa) são o que se convenciona chamar de "estatutários". O empregado celetista contribui para o INSS e se rege pelo RGPS; os ditos estatutários contribuem para um regime próprio de previdência social (RPPS) e recebem seus futuros beneficios do ente estatal ao qual pertencem.

    Agente público é um termo genérico de quem esteja exercendo uma função na estrutura estatal. Por exemplo, um jurado, no Tribunal do Júri, e um mesário, em uma mesa receptora de votos, naquelas condições, estão sendo agentes públicos.

    W

    wcampos Sexta, 11 de fevereiro de 2011, 17h32min

    AGENTE PÚBLICO - forma geral.

    FUNCIONÁRIO = SERVIDOR - questão meramente ortográfica, varia de autor para autor. mas o código penal também dá uma luz:

    "Art. 327 - Considera-se funcionário ou servidor público..."

    Vale lembrar que os AGENTES PÚBLICOS SE DIVIDEM EM TRÊS ESPÉCIES:

    1 AGENTES POLÍTICOS
    2 AGENTES ADMINISTRATIVOS (aqui dentro está o servidor/funcionário público.
    3 AGENTES MILITARES

    Abraços.