Contador não fornece documentos contábeis
Estou trocando de escritório e pedi todos os documentos da minha empresa, como de praxe, dei-lhe 30 dias para que devolvesse os documentos, e o mesmo alega que ainda não esta pronto. Suspeito que alguns documentos estajam irregulares, ou ele me entregaria sem maiores problemas. De inicio o contador não quis fornecer de jeito nenhum o documento, disse então que impetraria um habeas data, dai foi acertado que em 30 dias ele me entregaria, o que não ocorreu.
Posso mesmo impetrar um habeas data? ou qual outra ação seria cabivel. Posso pedir tutela antecipada? Seria o caso de busca e apreensão? Minha empresa esta parada por conta disso, o que seria o melhor a fazer? Desde que pedi os documentos não paguei mais mensalidades, tem algum problema? Quanto tempo demora a ação.
Desde já agradeço.
Douglas, -entrar em conflito é a pior alternativa. -Você fala em documento. Que documento é esse que impede de sua empresa funcionar? Sua empresa está sendo "aberta" agora ou já funciona a algum tempo? - Se já funciona, esclareço que os contadores mantêm em dia os cálculos e recolhimentos dos impostos, mas atrasam a escrita contábil (balancete mensal) em 2/3 meses. -Creio que seja esse o caso e o seu contador está colocando em dia a escrituração. - Nada impede de você contratar outro escritório e dar prosseguimento. Quando o antigo contador concluir seus trabalhos, repassará toda a documentação. -Se por acaso a "bronca" continuar, faça uma representação no CRC de sua cidade.
Apolônio
Os documentos foram devolvidos, depois de muita briga. Digo que a empresa estava parada, pois como poderia contratar e demitir funcionarios, nem os holerits o irresponsável expedia. Não queria deixar de pagar, mas apartir do momento que não desejo mais seus serviços, porque pagaria a ele.
Grato pela atenção