Respostas

12

  • 0
    M

    Marisa Terça, 02 de março de 2010, 18h13min

    Oi Paula

    Tudo depende do que vocês convencionaram. Existem síndicos que recebem um pró labore pelo seu trabalho, outros têm direito à isenção de taxa ordinária e outros ainda tem isenção total. CADA CASO É UM CASO e cada condomínio decide o que lhe convem.

  • 0
    J

    Junior57 Sexta, 05 de março de 2010, 17h47min

    E, além do que corretamente menciona a Marisa, observo que os exemplos dados (conserto de bomba etc) parecem nítidamente despesas ordinárias relativas à manutenção habitual, inclusas, portanto, na taxa ordinária de condomínio. Eu não as chamaria de rateios extraordinários.....

  • 0
    ?

    Paula_1 Terça, 06 de abril de 2010, 13h01min

    Sim, Milton!
    Só que essa taxa de conserto da bomba é referente a não manutenção da bomba. As pessoas do prédio ficam sem água devido a falta de manutenção preventiva. Isso ainda é considerado como taxa ordinária?
    Outro exemplo que pode ser dado, é o conserto de portão da garagem. Os moradores já tinham posto um aviso no prédio informando que o portão estava apresentando problemas e a síndica, nada fez. Passaram-se os dias, 2 meses e meio e o portão por duas vezes quase caiu sobre os moradores, aí sim, depois dessa 2ª queda, ela mandou consertar o portão. Isso ainda é taxa ordinária? Outra dúvida, é a respeito de pedido de caminhão pipa por falta de água na rua, isso é considerado como taxa ordinária?

    Por favor tirem minhas dúvidas!
    Grata!

  • 0
    J

    Junior57 Terça, 06 de abril de 2010, 18h01min

    Sim, continuam sendo despesas ordinárias. Contudo, também parece "ordinária" (rsrsrsrs) a gestão dessa síndica, já que tudo vê e nada faz. Questione isso tudo em assembleia e, se o caso, a destituam....

  • 0
    ?

    Paula_1 Quinta, 08 de abril de 2010, 10h07min

    Milton, então, gostaria de entender melhor, o que entraria como despesas extraordinárias?
    Ah, a síndica do prédio não deixa o cargo dela, mesmo com todas as reclamações que recebe. Talvez isso seja porque ela deve. Infelizmente, no prédio, só existem inquilinos, a síndica é a única que tem uma procuração do ex-marido, então, ela acaba assumindo a função. Os proprietários não se importam com os seus inquilinos, sabem o que ocorre no prédio, mas nada fazem, pois todo o mês recebem o valor do aluguel. E tem muito mais nessa história.

    Grata!

  • 0
    A

    AMaciel Quinta, 08 de abril de 2010, 10h20min

    Ao ser eleito síndico a Assembléia decide sobre se haverá ou não remuneração ao síndico, seja ela na forma de isenção da taxa de condomínio (despesas ordinárias), se terá um pró-labore de valor tal, etc.
    Despesa extraordinária não deve deve nunca entrar nessas questões, visto ser variado e amplo seu valor. Vejamos: uma reforma ou pintura no prédio tende a ter custo elevado e não é justo a isenção do síndico. Por outro lado, a manutenção de uma simples bomba d´água, parece-me, trata-se meramente de despesa ordinária.
    Se ele tiver isenção da taxa de despesas ordinárias não pagará nenhum valor a respeito.
    Se, por outro lado, for remunerado com pró-labore, aí sim, deverá pagar a taxa de condomínio como todos os demais.
    A melhor forma de evitar polêmicas e definir o valor mensal a que o síndico tenha direito no exercício da função. Ah!, um lembrete: síndico não é empregado e portanto jamais terá direito a 13o. salário.

  • 0
    A

    AMaciel Quinta, 08 de abril de 2010, 10h35min

    Olá Paula! Conhecer bem os meandros de um condomínio, faz de cada condômino, a cada dia, um aprendiz no entendimento das ocorrências no dia-a-dia. Vejo que as sugestões dos demais participantes são pertinentes e os parabenizo pelas informações. Contudo, busque também conhecer a Lei 5491/64 e a Lei 10.406/2002 (pelo menos leia sobre condomínio a partir do Capítulo VI - Artigo 1314 ao 1.330; Capítulo VII do Artigo 1331 ao 1.358). Ambas estão na internet e fáceis de localizar.

    Tenha em mãos a Convenção de Condomínio e o Regulamento Interno. Importante estar antenada e participar sempre das Assembléias Ordinárias e Extraordinárias, tendo sempre o cuidado de ler - guarde cópias - de todas as ATAS das mesmas. Tendo esses cuidados, você não só saberá do que ocorre nelas como poderá cobrar do síndico pendências mal resolvidas, etc.

  • 0
    J

    Junior57 Quinta, 08 de abril de 2010, 10h40min

    Oi, Paula! Para que tenha uma resposta mais imediata a algumas despesas ordinárias e extraordinárias, útil recorrer à Lei nº 8.245 (Lei do Inquilinato), que estabelece claramente aquelas mais comuns, visando disciplinar a questão entre locatários e locadores. Serve para seu caso também. Recomendo que você e tantos outros que possam estar insatisfeitos, arregacem as mangas e vão à procura de tantos proprietários quantos possam para explicar o que está ocorrendo e pedir que participem de assembleia que vise a destituição. Caso não possam ir, sugira que enviem um mandatário (procurador). Facilite levando um modelo pronto, pois, de um modo geral, as pesssoas são bastante comodistas. Boa sorte.

  • 0
    ?

    Paula_1 Sexta, 09 de abril de 2010, 11h19min

    Muito obrigada, Milton e AMaciel!

  • 0
    N

    Nóbrega. Quarta, 17 de abril de 2013, 9h35min

    Bom dia! Gostaria de saber o síndico deve pagar despesas Extraordinárias? Sim ou Não.
    E quais são as despesas extraordinárias? Favor detalhar.
    No aguardo. Obrigado.

  • 0
    J

    Junior57 Quarta, 17 de abril de 2013, 12h39min

    Como dito acima, penso ser útil recorrer à lei nº 8.245 (lei do inquilinato). Traz um elenco de obrigações ordinárias e extraordinárias discriminadas.

  • 0
    C

    Cristiano da Silva Terça, 14 de fevereiro de 2017, 8h40min

    Como posso tratar este caso.
    O sindico comprou vários caminhões pipa para sobrepor a água do prédio que estava acabando, por conta de um vazamento e por conta do aumento de moradores (Mal administrado), pois, se trata de Litoral (Praia grande-SP Fim de ano)… Sou o Inquilino e contrataram vários caminhões sem nem se quer me comunicar ou enviar algum aviso, notificações, etc. Agora o Proprietário esta me cobrando o valor do caminhão pipa mais frete contratado que foi dividido pra todos os moradores. Resumido, quem tem que pagar, Inquilino ou proprietário?

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.