M

    Marisa Terça, 02 de março de 2010, 18h13min

    Oi Paula

    Tudo depende do que vocês convencionaram. Existem síndicos que recebem um pró labore pelo seu trabalho, outros têm direito à isenção de taxa ordinária e outros ainda tem isenção total. CADA CASO É UM CASO e cada condomínio decide o que lhe convem.

    J

    Junior57 Sexta, 05 de março de 2010, 17h47min

    E, além do que corretamente menciona a Marisa, observo que os exemplos dados (conserto de bomba etc) parecem nítidamente despesas ordinárias relativas à manutenção habitual, inclusas, portanto, na taxa ordinária de condomínio. Eu não as chamaria de rateios extraordinários.....

    ?

    Paula_1 Terça, 06 de abril de 2010, 13h01min

    Sim, Milton!
    Só que essa taxa de conserto da bomba é referente a não manutenção da bomba. As pessoas do prédio ficam sem água devido a falta de manutenção preventiva. Isso ainda é considerado como taxa ordinária?
    Outro exemplo que pode ser dado, é o conserto de portão da garagem. Os moradores já tinham posto um aviso no prédio informando que o portão estava apresentando problemas e a síndica, nada fez. Passaram-se os dias, 2 meses e meio e o portão por duas vezes quase caiu sobre os moradores, aí sim, depois dessa 2ª queda, ela mandou consertar o portão. Isso ainda é taxa ordinária? Outra dúvida, é a respeito de pedido de caminhão pipa por falta de água na rua, isso é considerado como taxa ordinária?

    Por favor tirem minhas dúvidas!
    Grata!

    J

    Junior57 Terça, 06 de abril de 2010, 18h01min

    Sim, continuam sendo despesas ordinárias. Contudo, também parece "ordinária" (rsrsrsrs) a gestão dessa síndica, já que tudo vê e nada faz. Questione isso tudo em assembleia e, se o caso, a destituam....

    ?

    Paula_1 Quinta, 08 de abril de 2010, 10h07min

    Milton, então, gostaria de entender melhor, o que entraria como despesas extraordinárias?
    Ah, a síndica do prédio não deixa o cargo dela, mesmo com todas as reclamações que recebe. Talvez isso seja porque ela deve. Infelizmente, no prédio, só existem inquilinos, a síndica é a única que tem uma procuração do ex-marido, então, ela acaba assumindo a função. Os proprietários não se importam com os seus inquilinos, sabem o que ocorre no prédio, mas nada fazem, pois todo o mês recebem o valor do aluguel. E tem muito mais nessa história.

    Grata!

    A

    AMaciel Quinta, 08 de abril de 2010, 10h20min

    Ao ser eleito síndico a Assembléia decide sobre se haverá ou não remuneração ao síndico, seja ela na forma de isenção da taxa de condomínio (despesas ordinárias), se terá um pró-labore de valor tal, etc.
    Despesa extraordinária não deve deve nunca entrar nessas questões, visto ser variado e amplo seu valor. Vejamos: uma reforma ou pintura no prédio tende a ter custo elevado e não é justo a isenção do síndico. Por outro lado, a manutenção de uma simples bomba d´água, parece-me, trata-se meramente de despesa ordinária.
    Se ele tiver isenção da taxa de despesas ordinárias não pagará nenhum valor a respeito.
    Se, por outro lado, for remunerado com pró-labore, aí sim, deverá pagar a taxa de condomínio como todos os demais.
    A melhor forma de evitar polêmicas e definir o valor mensal a que o síndico tenha direito no exercício da função. Ah!, um lembrete: síndico não é empregado e portanto jamais terá direito a 13o. salário.

    A

    AMaciel Quinta, 08 de abril de 2010, 10h35min

    Olá Paula! Conhecer bem os meandros de um condomínio, faz de cada condômino, a cada dia, um aprendiz no entendimento das ocorrências no dia-a-dia. Vejo que as sugestões dos demais participantes são pertinentes e os parabenizo pelas informações. Contudo, busque também conhecer a Lei 5491/64 e a Lei 10.406/2002 (pelo menos leia sobre condomínio a partir do Capítulo VI - Artigo 1314 ao 1.330; Capítulo VII do Artigo 1331 ao 1.358). Ambas estão na internet e fáceis de localizar.

    Tenha em mãos a Convenção de Condomínio e o Regulamento Interno. Importante estar antenada e participar sempre das Assembléias Ordinárias e Extraordinárias, tendo sempre o cuidado de ler - guarde cópias - de todas as ATAS das mesmas. Tendo esses cuidados, você não só saberá do que ocorre nelas como poderá cobrar do síndico pendências mal resolvidas, etc.

    J

    Junior57 Quinta, 08 de abril de 2010, 10h40min

    Oi, Paula! Para que tenha uma resposta mais imediata a algumas despesas ordinárias e extraordinárias, útil recorrer à Lei nº 8.245 (Lei do Inquilinato), que estabelece claramente aquelas mais comuns, visando disciplinar a questão entre locatários e locadores. Serve para seu caso também. Recomendo que você e tantos outros que possam estar insatisfeitos, arregacem as mangas e vão à procura de tantos proprietários quantos possam para explicar o que está ocorrendo e pedir que participem de assembleia que vise a destituição. Caso não possam ir, sugira que enviem um mandatário (procurador). Facilite levando um modelo pronto, pois, de um modo geral, as pesssoas são bastante comodistas. Boa sorte.

    ?

    Paula_1 Sexta, 09 de abril de 2010, 11h19min

    Muito obrigada, Milton e AMaciel!

    N

    Nóbrega. Quarta, 17 de abril de 2013, 9h35min

    Bom dia! Gostaria de saber o síndico deve pagar despesas Extraordinárias? Sim ou Não.
    E quais são as despesas extraordinárias? Favor detalhar.
    No aguardo. Obrigado.

    J

    Junior57 Quarta, 17 de abril de 2013, 12h39min

    Como dito acima, penso ser útil recorrer à lei nº 8.245 (lei do inquilinato). Traz um elenco de obrigações ordinárias e extraordinárias discriminadas.

    C

    Cristiano da Silva Terça, 14 de fevereiro de 2017, 8h40min

    Como posso tratar este caso.
    O sindico comprou vários caminhões pipa para sobrepor a água do prédio que estava acabando, por conta de um vazamento e por conta do aumento de moradores (Mal administrado), pois, se trata de Litoral (Praia grande-SP Fim de ano)… Sou o Inquilino e contrataram vários caminhões sem nem se quer me comunicar ou enviar algum aviso, notificações, etc. Agora o Proprietário esta me cobrando o valor do caminhão pipa mais frete contratado que foi dividido pra todos os moradores. Resumido, quem tem que pagar, Inquilino ou proprietário?