Olá sou membro do conselho que organiza a formatura de minha turma no curso de letras. Estamos com um problema, e gostariamos de saber se poderia nos ajudar. Procuramos na internet material adjacente mais nenhuma informação está concreta e definida. na nossa turma a maioria das pessoas são religiosas e algumas não, eles dizem que é obrigatória a colação de grau na igreja. E estamos num embate muito grande pois muitos não querem que a colação seja na igreja afirmam que somente o culto deve ser obrigatório na igreja, e afirmam que a colação e a festa podem ser em outro lugar. Só que não temos nenhuma documentação que esclareça esses pormenores de maneira esplicita. Achamos por bem perguntar aos senhores 'como conhecedores da lei' - acerca desse esclarecimento. Seria possível nos ajudar? Ficaríamos gratos.

Atenciosamente,

Adilson e membros do conselho

Respostas

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Domingo, 07 de março de 2010, 23h45min

    O local da colação de grau, pelo que me consta e de acordo com as regras da instituição, pode ser realizada em qualquer local, e não apenas dentro da própria instituição.

    Há, em verdade, dois tipos de colação: aquela realizada com comissão, e aquela realizada sem comissão -- geralmente ocorre em data definida pela própria instituição.

    Se dentro de um grupo de formandos pertencentes a uma comissão há pessoas que se opuseram ao local, creio que isso tenha que ser decidido mediante um consenso entre os próprios participantes e os representantes da Comissção de Formatura. E a questão da religiosidade deve ser levada em consideração para a fixação do local.

    Entretanto, uma pessoa que não concorde com o local, mas que fazia parte do grupo, pode requerer a desistência e realizar a colação especial dentro da própria faculdade. O que não pode é não dar oportunidade a estas pessoas de realizarem a colação em outro local, obrigando-as a colar grau dentro de uma igreja, o qual elas não concordem. Por outro lado, estas mesmas pessoas não possuem instrumentos para obrigar a Comissão a realizar toda cerimônia em local que não seja uma igreja, quando a maioria concordou com a decisão.