Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Terça, 09 de março de 2010, 22h49min

    O que vc acha?!

    Vai, diz. Todos querem saber...

    R

    Reca Quarta, 10 de março de 2010, 23h45min

    Com certeza sim, afinal as súmulas vinculantes são editadas pelo Supremo Tribunal Federal, órgão que faz parte do Poder Judiciário.......................

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Quarta, 10 de março de 2010, 23h49min

    Ué.

    As decisões judiciais tb são editadas pelo Judiciário...

    E

    eldo luis andrade Quinta, 11 de março de 2010, 9h04min

    Correto, mas as súmulas vinculantes vinculam todo o Judiciário. Logo, a conclusão só pode ser uma. Nem vou dizer qual é.

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Quinta, 11 de março de 2010, 10h02min

    Só vinculam o Judiciário?!

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quinta, 11 de março de 2010, 10h05min

    SE engessasssem, não admitiriam revisão, reforma, cancelamento, etc.

    As SV são um tipo de súmula (embora, a meu ver, estejam abusando do instituto) similar aos Recursos Repetitivos no STJ. Mas em matéria constitucional.

    Objetivam não ter de repetir ad aeternum o mesmo julgado, previsivelmente com decisão idêntica.

    Com isso, e mais "repercussão geral", diminuir a quantidade de RE que chegam ao STF.

    O instituto em si não é mau (eu acho ótimo), mas o uso (abuso) que estão fazendo dele é que pode comprometer ao vulgarizar. Certos relatores, ao trazerem a julgamento um processo, já trazem pronta a proposta de uma nova SV.

    Sugeri que, em vez disso, eles transformassem as Súmulas anteriores (ou parte delas) em SV.

    Se demoraram 3 anos para votarem as 3 primeiras, tem-se visto até 3 por semana ou por mês, já está em mais de 30 até 04/2/2010.

    Tenho artigo doutrinário no Jus Navigandi sobre o tema.

    E

    eldo luis andrade Quinta, 11 de março de 2010, 10h19min

    Vinculam tanto o Judiciário como a administração pública.
    Quanto ao engessamento há em parte. Quem pode revisar, cancelar ou reformar a súmula é apenas o STF. Outras instancias do judiciário não podem fazê-lo. Evidentemente as modificações das SV só ocorrerão diante de pressões de interessados. Até o momento parece não ter ocorrido qualquer modificação nas súmulas vinculantes existentes. Embora algumas até devam. A súmula que diz não ser o salário mínimo referencia para adicional de insalubridade por exemplo (SV 4 se não me engano) parece ter mais confundido do que resolvido a questão.

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Quinta, 11 de março de 2010, 10h28min

    eldo luis andrade,

    Até hj não entendi essa SV.

    "Súmula Vinculante 4

    Salvo nos casos previstos na Constituição, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial.

    versus

    "Art. 192. O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de quarenta por cento, vinte por cento e dez por cento do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo."

    Alguém sabe como está sendo disciplinado isso após a edição da SV 4?

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quinta, 11 de março de 2010, 11h23min

    C.Marcelo:

    o tal artigo foi, impliictamente, declarado inconstitucional, ao se aprovar a SV 4.

    Assisti à Sessão de Julgamento na íntegra (30/4/2008). Foi quando, logo em seguida à posse do GM como P do STF, teve início o "furor" das súmulas vinculantes; naquele dia queriam aprovar 3 ou 4, deixaram as outras para a sessão seguinte.

    No caso concreto em julgamento, foi claramente manifestada a opinião de quase todos os ministros com as consequências.

    Eis um exemplo claríssimo do açodamento deles, ao proporem e, sobretudo, aprovarem aquela SV no calor da discussão da ADI.

    O fundamento, defensável, para dar provimento à ADI (o salário mínimo não poder ser usado como parâmetro de nada, nos termos da CF/88, além daquelas pouquíssimas exceções incluídas no texto da Carta Magna - acho que nas ADCT), a meu ver, não justificava a edição de uma SV.

    Na pressa, certamente, a redação ficou capenga, e um dia vai ser revista, espero.

    Tratava-se de um caso de SP, cuja lei deve definir quanto deve ser pago a título de adicional, SEM SE REFERIR ao valor do salário mínimo. Pode dizer que é um percentual do salário-base, um valor em pecúnia reajustável anualmente pela variação de determinado indicador, ou outra fórmula; só não pode é dizer que é um percentual do SM, como a CLT também diz(ia).

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Quinta, 11 de março de 2010, 11h41min

    Joao Celso Neto,

    Como está a leitura do art. 192 da CLT atualmente, haja vista que sendo ele inconstitucional, qual outra norma irá fixar o parâmetro para o cálculo da insalubridade?

    Na prática -- pelo que vejo -- ele continua sendo 20, 30 ou 40% sobre o salário-mínimo. Se nao for sobre o salário mínimo, o empregador deve obedecer qual outro fator?

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Sexta, 12 de março de 2010, 22h52min

    E a SV veda que o juiz fixe um valor....( "... nem ser substituído por decisão judicial").