devolução amigável de veículo
Boa noite. Tenho um carro financiado, desde março de 2008. Paguei umas 5 prestações e passei para uma amiga continuar pagando. Só que ela também não está conseguindo pagar o financiamento (leasing). E como o banco estava me ligando devido à prestações que estavam atrasando, passei o telefone dela para que eles falassem diretamente com ela. Bom, ela combinou com a empresa (acredito eu) de advocacia contratada pelo banco que faria a entrega amigável do veículo. Com este acordo, a funcionária que falou com ela, me ligou me comunicando a negociação. A funcionária me disse que na entrega amigável meu nome será retirado de qualquer lugar, SPC, Serasa em até 10 dias. E que este acordo será válido até dia 15/03/2010. Mas, que eu tenho que levar o carro até uma filial deles mais próxima de minha cidade. Eu moro em Passos MG, e a filial mais próxima daqui é em Poços de Caldas MG. O que devo fazer? Será meu nome realmente "limpo" sem dívidas? Como é uma devolução amigável sou eu mesma quem tenho que levar o carro para eles? Cada amigo (leigo) que converso me diz uma coisa, que é melhor eu deixar eles virem buscar....Que eu não tenho que levar...Que mesmo sendo entrega amigável meu nome ficará sujo do mesmo jeito. Se de todo jeito meu nome ficar sujo pois, não tenho como quitar este carro, dentro de 5 anos meu nome ficará "limpo"?
Obrigada por tudo.
Eliene Caetano.
Olá Eliene,
Veja, é importante avisá-la de que a entrega amigável do veículo "limpará" o seu nome, porém, não significa que não haverá mais nenhuma débito sob sua responsabilidade.
Muitas vezes os escritórios de cobrança iludem o inadimplente para convencê-lo a entrgar o veículo financiado. O procedimento é o seguinte: Após entregar o bem ele será leiloado e o devedor ainda responde pelo saldo remanescente. Isto significa que, se hoje a sua dívida é de 10 mil reais e, no leilão, o veículo foi arrematado por 5 mil, você ainda terá uma dívida de 5 mil reais. A ENTREGA NÃO EXTINGUE TOTALMENTE A DÍVIDA.
Sem dúvida, para quem não tem a mínima condição de pagar, talvez ainda seja a solução mais víável. É uma questão de estratégia, se o valor do débito não ultrapassou o valor do veículo, muitas vezes é possível vendê-lo. Por exemplo, se o valor do débito for de 10 mil e o carro valer 15 mil você ainda pode tentar vendê-lo. Se conseguir encontrar alguém que queira quitar a dívida, mesmo que você não ganhe nada, estará no lucro por não correr mais o risco de esta dívida subsistir.
Porém, é IMPORTANTE lembrar que, ao vender qualquer bem precisamos tomar a providência de alterar os seus registros para o nome do comprador (inclusive transferindo o contrato de financiamento). Se isso não for feito a responsabilidade continuará sendo sua!
Sobre a entrega (física) do veículo, a aconselho a ir até a cidade para efetuar a entrega (e tem que ser você pois você terá que ir até o cartório para assinar o documento de transferência do veículo na frente do tabelião - reconhecimento por autenticidade). Outro motivo, se já houver ação e mandado de busca e apreensão sobre o veículo, ao invés de receber um funcionário da cobrança, eles poderão enviar um oficial de justiça, que ao chegar lá, aprenderá o bem.
Espero ter ajudado,
Sds