Boa tarde,

minha mãe tem 70 anos e está com uma certa esclerose e é assistida por um psiquiatra. Tem muita dificuldade para andar e não consegue mais administrar seu dinheiro. Ela é pensionista e eu queria fazer uma procuração para poder encerrar uma conta corrente que está há anos parada com R$ 100,00 e também poder atualizar a senha da conta do Inss anualmente. Eu já recebo por ela com a sua autorização. O fato é que ela não assina mais igual ao RG, mesmo assinando de outras maneiras ela não consegue repetir para fazer nova firma no Cartório. Me disseram para interditá-la mas fiquei sabendo que ela perderá a pensão que serve para pagar uma pessoa para cuidar dela enquanto trabalho.
O que vocês me orientam? No aguardo Rosa

Respostas

    R

    Roberto Novakosky Sexta, 08 de agosto de 2014, 16h11min

    Quanto à conta corrente, precisa ser procuração específica, para representar junto ao BANCO (citar na procuração qual o banco e conta). Como ela não assina, o cartório irá solicitar uma testemunha. Pode pedir ao cartório para ir prestar o serviço na residência caso seja muito difícil deslocar o idoso até o cartório. Esta procuração tem custo e cada UF tem uma tabela própria, aqui em SP por exemplo custa em torno de R$ 165,00. Ainda pode ser que você precise providenciar uma nova carteira de identidade para ela caso a última seja muito antiga e não seja aceita pelo cartório.

    Para você mesmo fazer a senha do cartão do benefício, vc pode usar uma procuração. Se o benefício estiver vinculado a uma conta corrente ou poupança, vc precisa que a procuração seja pública e específica como acima, então esta tem custo. Se o benefício não estiver vinculado a uma conta, se for apenas o cartão de benefício da Previdência Social, você pode usar da procuração pública para representar o idoso junto à Previdência, com direito a acertar cadastros, pegar cartão, gerar novas senhas, receber o benefício, você também pode desvincular o benefício da conta, aí é a Agência da Previdência que que determina em qual banco será o recebimento, vc não terá direito a escolha, esta procuração não tem custo, é gratuíta, provavelmente vc também precisará de um atestado médico a respeito da condição dela, depois vc precisar cadastrar-se como procurador dela na agência da Previdência, depois de um ano precisa fazer o procedimento novamente, pois só vale por um ano o teu cadastro de procurador.

    Qualquer dúvida, ligue 135 que é o número da previdência ou vá pessoalmente em uma agência se informar, sempre é mais garantido.

    Quanto a questão de interditar, não perde a pensão não, no caso vc teria que iniciar um processo de curatela; enquanto ela for interdita vc assume os compromissos da vida civil dela, ela pode deixar de ser interdita a qualquer momento. A interdição nunca é definitiva, a pessoa pode estar em um estado físico temporariamente depois poder voltar as atividades civis normalmente. No caso de dependentes que são interditos e dependendo do motivo da interdição, e não possuem fonte de renda ou não recebe algum benefício, o cuidador terá direito a requerer aquilo que vc falou, um benefício para cuidar da pessoa, não se aplica no caso da tua mãe, ela já é beneficiária da Previdência. Vale lembrar que o MP não te dará a curatela caso julgue que ela tenha condições de se virar sozinha.

  • -1
    Eliane Batista Da Costa Leandro

    Eliane Batista Da Costa Leandro Segunda, 07 de novembro de 2016, 4h13min

    Meu pai ta na uti ta sedado como faço para receber sua posentadoria sou filha meu pai e viuvo

    Eliane Batista Da Costa Leandro

    Eliane Batista Da Costa Leandro Segunda, 07 de novembro de 2016, 4h16min

    Meu pai esta sedado na uti como receber sua posentadoria pois sou filha eu tomo conta dele ele e viuvo

  • -1
    A

    Antonio Carlos Antonio Sábado, 14 de janeiro de 2017, 15h45min

    PROCURAÇÕES SUCESSIVAS DA DIREITO A CURATELA DE IDOSO!?