Boa tarde, me desculpem se não for nesta parte, mas acho que se enquadra. Fui inquilino em uma casa por 30 meses e ao entregar as chaves ficou acordado ( inclusive na declaração de entrega de chaves ) que havia a necessidade de pintura na casa e que as partes iriam negociar posteriormente. Pois bem, saimos da casa em Novembro de 2009 e agora a advogada que representa o proprietário da casa está nos cobrando um valor absurdo referente a pintura, lampadas e tudo mais ... Pergunto - Conforme combinado, não deveria ser cobrado somente a pintura? Até porque quando entrei na casa gastei quase R$110,00 comprando lampadas, pois a casa não tinha nenhuma e obviamente quando me mudei, levei as lampadas junto .É necessário a realização de 3 orçamentos para o serviço de pintura ? Eu não deveria ter sido avisado sobre o valor para aprovação ? Não deveria ter sido feito uma vistoria quando entrei na casa ? Não deveria ter sido feito uma vistoria quando sai ?

Gostaria que me ajudassem se possível caso haja perante a justiça a necessidade de 3 orçamentos que vocês me citassem qual o artigo, pois quero enviar um email para tentar resolver o assunto.

Nunca atrasamos um único dia de aluguel nos 30 meses que ficamos lá ( oque não é mais que obrigação ) e não é agora que quero problemas ...

Agradeço desde já e me desculpem pela enorme pergunta .

Alexandre

Respostas

    ?

    Teslenco Terça, 23 de março de 2010, 7h27min

    Ninguém ????

    ?

    Teslenco Sábado, 03 de abril de 2010, 22h40min

    Alguém pelo amor de Deus!

    U

    U. Adv Domingo, 04 de abril de 2010, 18h52min

    Foi "combinado"verbalmente? Há testemunhas? Normalmente caso os sr. seja demandado no tribunal de pequenas causas, utiliza-se 3 orçamentos para determinar o quanto deve ser pago. Normalmente há uma vistoria tanto na entrega das chaves, quanto na saída do inquilino, que deve ser assinada pelo sr. e pelo proprietário (ou seu representante).
    Perguntei sobre o acordo verbal, pois se não houver nada escrito (como seria o mais correto), o sr. apenas poderá provar suas alegações através de testemunhas.
    Espero ter respondido satisfatoriamente suas dúvidas.

    S

    Simone Borges Segunda, 05 de abril de 2010, 2h05min

    Olá

    Vejo que sua preocupação maior é quanto a necessidade de 3 orçamentos. A exigência de "mais de um orçamento" está voltada a Adm Pública, mais especificamente em Licitações. E, mesmo em se tratando de Licitação a legislação não diz "3 orçamentos". Por outro lado, na esfera Privada, como é o seu caso, não há essa exigência, a praxe faz com que sejam apresentados 3 ou mais orçamentos de modo a "dar a entender" que trata-se de lisura naqueles valores. Porém, não é raro acontecer que mesmo 3 orçamentos estejam viciados, ou em outras palavras, mostram valores que não correspondem à realidade.

    Assim, entendo que o mais correto seria você solicitar que o locador lhe apresente demonstrativo detalhado de como chegou-se ao valor que lhe está sendo cobrado, ou seja, se o imóvel de fato estava necessitando de tantos reparos que necessitou de um pagamento elevado.
    Com relação aos Termo de Vistoria de Entrada e Termo de Vistoria de Saída os mesmos deveriam ter sido elaborados.

    Assim com respeito ao que disse o colega adv acima, o Onus da prova não é seu, uma vez que quem está cobrando é que tem que demonstrar a você qual tamanho de "estragos" voce causou no imovel que justifique o valor que lhe está sendo cobrado.

    Em síntese: Fique tranquilo e escreva para o locador que você deseja um detalhamento de tudo o quanto foi feito no imóvel para chegar no valor cobrado, e vale repetir, você não necessida de testemunhas ou coisa que o valha pois o onus da prova é do locador que lhe está cobrando.
    E quando voce escrever não o faça por e-mail, mas faça por carta registrada com AR que tem valor jurídico, e aguarde que lhe apresentem os demonstrativos, para que voce, de posse do demonstrativo DETALHADO que lhe apresentarem você possa discutir os detalhes do mesmo.

    Deixe claro na carta que voce não esta se negando a pagar, mas quer o demonstrativo para discutir o que é devido ou não pagar.

    abraço

    ?

    Teslenco Quarta, 07 de abril de 2010, 8h35min

    Ok. agradeço as respostas ... Devido a pressão da advogada que está intermediando a negociação, fui lá negociar antes da respostas de vocês, mas acabei fazendo exatamente oque recomendaram.A advogada não fez a vistoria quando entrei e sim quando sai. Me disse que estava tudo bem e me entregou uma declaração de devolução de chaves com uma ressalva de que o locador e o locatário entrariam num acordo em relação a pinturadepois que fossem feitos orçamentos.Mandaram pintar e mandaram a conta. A cobrança das lampadas sumiram.Acabei usando as próprias "palavras" dela contra oque estava sendo cobrado.Estamos em negociação.Volto para dizer que fim levou. Obrigado pela ajuda.

    S

    Simone Borges Quarta, 07 de abril de 2010, 16h19min

    boa sorte!!

    abc