Posso abrir mão da minha estabilidade?
Fui demitida em 5/1,mas em 8/1 o medico do trabalho não aceitou a demissão por eu ter adquirido uma doença ocupacional.Desde então,estou afastada e no ultimo dia 11,fiz um cirurgia na mao direita,para tratar o problema.Estou afastada ate dia 26/3.Como foi emitido a Cat,o sindicato me informou q tenho estabilidade de 1 ano.Mas n quero voltar a trabalhar em um local de onde ja fui dispensada.Quero saber se posso abrir mão desta estabilidade,ou se ha possibilidade de cumpri-la sem estar na empresa.Caso não seja possivel,minha função devera mudar?
Se voçê não estiver apta para realizar as mesmas funções anteriores o médico da empresa deverá encaminha-la para outro setor e não dar para ficar em casa a não ser que empresa queira isto e ainda que tenha documento para para tal atitude,contudo acredito que a empresa ou va loca-la em outro setor ou o proprio medico não aceitara o seu retorno ao trabalho pois voçê adquiriu uma doença PROFISSIONAL e que por ventura é o que mais acontece e sendo assim talvez voçcontinue encostada.
Quando a empresa está insatisfeita com o empregado ela o dispensa SEM justa causa, já que aqui não há motivo concreto para a dispensa.
Quando é o empregado que está insatisfeito com seu emprego, ele é que se demite.
É assim que funciona.
A estabilidade protege o trabalhador da dispensa SEM motivo, por isso mesmo que se a empresa quisesse ela não poderia demitir vc. Mas, como vc é livre para ir e vir, vc pode perfeitamente declinar da estabilidade SE DEMITINDO.