Quais meus direitos e deveres sobre um filho maior que mora comigo e depende de mim pra tudo?
Me separei do pai dos meus 3 filhos e estou casada a quase 5 anos novamente . Aconteçe que desde então sustento meu filho caçula de 24 anos, ele mora conosco, mas não trabalha nem estuda...parou tudo e não tem Cristo que faça ele voltar a estudar e trabalhar, fica a noite inteira no computador e dorme o dia inteiro. e não adianta cortar internete pq ele coloca jogos pra jogar OFF line. Os 2 irmãos vivem em outra cidade com suas esposas, não querem nem saber de me ajudar e seu pai tb. Tenho que carregar essa cruz sozinha?? minha vida só amei esses filhos e fiz o que pude por eles, se larguei do pai deles foi consequencia da vida. Fico numa situação infernal pq meu marido que sustenta a casa coitado não reclama de nada. O que posso fazer numa situação dessas??? Eu peço ajuda ao pai (meu ex marido) ele disse que só ajudaria se eu me separasse do meu esposo, mas eu e meu esposo somos muito felizes juntos e não vamos nos separar. Sinto me pressionada, chantagiada, magoada, pq vivi pelos filhos , sinto que eles não aceitam me ver feliz ao lado de quem cuida de mim e me ama realmente. Sinto que fazem essa desfeita a mim e não me ajudam em nada pq querem dessa forma me punir por ter me separado do pai deles. Me ajudem me deem uma opinião..o que fazer?
Kakkau nooossa por um lado o amor pelos filhos, por outro o amor pelo marido, e por outro a revolta do ex que deve ter sido deixado por vc, por consequencias de fatos mesmo. Fica díficil viu!! mas acho que com essa idade e não querendo saber de fazer nada da vida, vc teria que ser mais dura com ele, no bom sentido, ja é tempo de fazer alguma coisa, seria o caso de conseguir um psicólogo pra ele? talvez ajudasse, quem sabe não esteja com algum problema que vc e seu ex tenham dificuldades de perceber!!!. Bom no mais desejo boa sorte e que Deus ilumine vc para que decida o melhor para todos. Um abç e fique com Deus.
Pense nisso, e tem mais o SUS oferece esse tipo de assistência, procure conversar com seu filho e tente procurar um psicólogo sim, com certeza isso vai ser resolvido, mas sem se esquecer que o melhor psicólogo de todos é Deus e com certeza nessa hora ele ja esta trabalhando a seu favor e de seu filho, esta providenciando um psicólogo pra vc. As vezes os flhos ficam no fundo com algum tipo de trauma de uma separação, seja ela litigiosa ou consensual, vale a pena investir na sua felicidade e na felicidade dos seus filhos, filho é sempre filho, e para nós mães será sempre uma criança crescida, um homem mas sempre uma criança, lute e procure ajuda sim. Que Deus te abençõe querida, estarei pedindo a Deus a sua proteção e de seus filhos. Abç
Ela é uma ótima mãe pois eu sou um filho que apenas não ajudei em casa e estou sendo colocadi pra fora de casa, tenho 30 anos de idade. O que eu deveria fazer? Tenho eu algum direito?
Pois primeiro tive que ficar quieto vendo meus pais se separarem e minha mãe sair de casa, até mesmo por vontade própria, pois meu pai é uma pessoa que ninguém mais aguenta conviver com ele no dia a dia, porém ela tinha os seus direitos e nada fez.
Agora a uma semana eu venho tendo prazo pra sair de casa. Como pode isso? Certo, eu já tenho 30 anos, trabalho mas acho que não sou hábito ainda pra ter o meu teto e viver numa vida tranquila, ainda mais sob pressão psicológica desta forma.
Ainda mais que não estou formado ainda e quero me formar, pois ele nunca veio a me ajudar a pagar a faculdade, eu que tive que estar a frente dos meus estudos, educação foi algo que pra mim depois dos 18 anos ele nem quis saber de ajudar. E agora eu podia ainda estar em casa para poder estudar e ele quer me jogar pra rua. O que eu posso fazer? Me ajude.
Amor de mae tambem deve ser capaz de dizer nao/ de se impor. Filhos que sempre sao feitas as suas vontades se transformam em adultos incapazes e inseguros. Com 30 anos e nao fez faculdade? Faltou um pouco de forca de vontade. TEm gente que sem pai e mae vai longe e mais rapido do que aquele que vive embaixo das asas dos pais. A necessidade faz o sujeito correr atras e VENCER.
Alexis!! noooossa agora vc magoou o moço. Dê uma palavra de ânimo amiga, pois nessas horas é disso que as vezes muda muita coisa. Na vida uns tem oportunidades e outros não, assim é a vida, Deus não desampara nenhum de seus filhos sejam eles fiéis ou infiéis, e como irmãos em cristo devemos ajudar nosso próximo. Cada história é uma história, as vezes as pessoas que estão de fora não entendem, é meio complicado. Percebo a angústia nas palavras desse homem, que Deus o ajude e dê forças para que ele tenha sua vitória. Sem lutas não existe vitórias. Fiquem com Deus, e Deus abençõe a todos. Sou humana, tb erro, tenho amigos e inimigos, para os amigos peço a Deus que os ilumine para os inimigos que DEUS tenha misericórdia deles. Abç e boa noite.
kakkau Amor de mae, tambem eh dizer nao e se impor, nao pense que e estara o prejudicando fazendo ele ''estacionar no mundo real'', pois com 24 anos, ele ja eh um homem, e tem que se comportar como tal. Tire as ''mordomias'' dele, exiga que ele trabalhe, mais cedo ou mais tarde ele vai precisar de roupas, calcados, dinheiro pro lanche, pra balada, enfim pra um monte de coisas, e eh nessa hora que vc se impondo que ele vai perceber que se nao trabalhar nao tera como se sustentar, diga nao a ele quando pedir dinheiro, mande- o trabalhar, se virar, no mundo real das pessoas reais, eh preciso trabalhar e ganhar dinheiro e nao a mae ou outra pessoa o sustentar. Como diz o ditado : quem muito abaixa, mostra o bumbum...
Eu sempre digo e afirmo para julgar só Deus, todos nós temos uma pedrinha no sapato, não adianta falar dos outros, filho é sempre filho, xingar, bater, colocar pra fora de casa....... não resolve nada, acho que nos casos acima um bom psicólogo ajudaria, e o melhor que conheço é Deus acima de qq coisa. Quem não conhece minha história de vida me julga de uma maneira, quem vivenciou comigo só algumas partes e pequenas enxergam de outra forma bem diferente, então eu acho que quem vivencia a situação e´que sabe onde a pedra machuca no seu seu pé dentro de seu sapato seja ele apertado ou não. Um abç e ótimo domingo a todos.
Lindissimos os depoimentos de todos, mas na pratica nao surte efeito. É muito facil botar Deus e psicologo no meio quando o fardo nao sai de seus bolsos e sim de terceiros. Sou seguidora de Deus assim como cada uma de voces. E até na Biblia está escrito que nao devemos ser relapsos na criacao de nossos filhos.
- O uso da vara – Isso vai contra tudo o que se tem pregado por ai mas a Bíblia legitima este dever do pai. Primeiro do próprio exemplo de Deus: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” (Hb12:5-7)
Provérbios 13:24 – “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.”
Provérbios 19:18 – “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.”
Nao estamos falando de matar ninguem, mas sim de educar/ educar homens a virarem homens de fato. Porque 24 anos em diante é homem, e pior, vai carregar este fardo pela vida toda. Melhor castigar hoje, do que chorar amanha.
Complementando: acabo de chegar do mercado com meu marido. Ao passarmos pela caixa lhe chamou a atencao como a moca do caixa era nova, a que meu marido perguntou: "voce já tem 18 anos?". Ela: "nao, tenho 16.". Meu marido: "nossa! E ja trabalha! Voce está dentro do programa jovem aprendiz?" Ela: "nao sou registrada. Nao via a hora de fazer 16 anos e parar de nao fazer nada em casa e trabalhar" Meu marido: "Que show! Muito ajuda quem nao atrapalha. Agora tenho esperanca nos jovens". Detalhe: Era uma moça/ mulher. Nao homem.
Penso que se tem idade para ter relacoes sexuais e com 24 anos deve ter, tem idade para trabalhar sim... porque relacoes sexuais gera filhos e filhos podem gerar pensao alimenticia!
Acho que o que acontece com os outros só Deus para julgar, não querendo ofender ninguém, mas cada caso é um caso. Deus permita que essa pessoa se recupere o quanto antes e Deus lhe dê ânimo. Uma história e verdadeira, uma vez minha mãe me disse que minha prima que mora bem longe daqui, estava em depressão, então eu respondi que isso era falta de trabalho, te ter o que fazer, de doença de rico e por ai afora, um dia eu tive depressão e pedi perdão a Deus pelo que disse da minha prima, só não morri pelo amor que Deus tem a minha alma, diante disso eu agora penso muuito bem antes de julgar alguém, até tenho vontade, me da uma coceirinha, mas penso que se eu acusar alguém, alguém pode me acusar tb de outra coisa que eu faço ou ja fiz, afinal ninguém é perfeito. Boa noite a todos. Abç carinhoso.
Pessoal eu fiz a pergunta nesse tópico e agradeço o debate sobre o assunto...mas voltei porque preciso muito contar a vcs ...que meu filho se transformou de repente, ele caiu na real e agora, está trabalhando a quase 6 meses com carteira registrada...ele está feliz e eu tb, voltou a vida normal, ele acorda as 06:00 e vai trabalhar ... obrigado pelo apoio ^^