Despachar com o Juiz
Desculpem a quantidade de perguntas, mais é porque são muitas as duvidas dos iniciantes, ja que a Fac. não ensinam quase nada sobre paratica forense.
Bem eu sempre ouvi dizer que o advogado pode despachar direto com o juiz qdo tem assunto importante, mais não sei como se faz isso, ou seja se tiver um processo tramitanto e se que algo tem que peticionar ao juiz e dar entrada no PROJER, e depois daí o que devo fazer, ir ate o juis e dizer que dei entrada no PROJER e pedir para ele despachar rápido, ou ao inves de dar entrada no PROJER eu levo a petição diretamente ao juiz da causa e peço para ele despachar?
Obrigado
Bom dia,
Não sei como funciona ai no Rj, aqui em BH/MG, levamos a petição ao protocolo, pegamos um carimbo de urgência - na cópia, dai levamos a cópia até a secretaria o escrivão assina, voltamos ao protocolo, pegamos o original com os documentos, pedimos para fazer conclusão e finalmente despachos o teor da petição com o juiz. Por aqui é meio que uma via sacra...rsrs, mas é assim esperto ter ajudado. att. [email protected]
Em qualquer fase processual, pode-se pedir para o secretário/a do juiz, a necessidade de um despacho ou até apenas uma reserva de dúvida. Se o secretário/a informar que o juiz está disponível (ou seja: não está em audiência e nem concentrado em alguma sentença ou até despachando com outra pessoa) ai você entra no gabinete dele e expõe sua dúvida ou pedido. A princípio, pedimos para despachar com o juiz quando temos uma cautelar pendende de liminar, ou qualquer situação que requeira urgência. É lamentável que nossas faculdades não tenham uma cadeira de prática onde poderiam ser explanados todas situações forenses. Os professores atordoam os alunos com teorias mas esquecem de como é o dia a dia do advogado. Mas é assim mesmo, só praticando (e errando muitas vezes em prejuízo do cliente) é que o advogado recém formado vai aprender.
Eu trabalhei por muito algum tempo em um gabinete de um Juiz (sala de audiencias), e sempre via varios advogados que apenas iriam primeiro conversar comigo depois eu anunciava ele, e ele falava o que tinha que falar, o Juiz como é muito compreensivo, atendia imediatamente, sempre que possivel. Não se esqueça do Estatuto da Ordem amigo, lá tem um dispositivo que te dá direitos de ser atendido pessoalmente com o Magistrado sem horario marcado desde que respeite a ordem de chegada.