O Justo no Direito

Há 26 anos ·
Link

A Justiça no direito sempre foi alvo de inúmeras e incansáveis controvérsias. Entendo que o conceito de Justiça não é tampouco "dar a cada um o que é seu " (Santo Tomás de Aquino ) nem "dar a cada um o que é seu , segundo uma igualdade " ( André Franco Montoro) . O conceito de justo reside , majestosamente , na inconstância do ser de cada indivíduo , ou seja , dar um tratamento desigual ao desiguais , pois não há outra forma de se cometer justiça , ainda que por escalas de valores diferentes. Os desiguais devem ter tratamento desigual , segundo uma escala de valores plausível dentro do seu próprio tempo , na sua vigência social e temporal.O justo é contra-ação jurisdicional que comporta reparar o indivíduo de alguma ação que violou direito consagrado pelo costume vigente em sua época social - esta ação(comissiva ou omissiva) é praticada por ser humano ou por culpa deste.Essa contra-ação corresponde ou uma constituição , ou declaração , ou condenação , até mesmo uma extinção por falta de condições de figurar no pólo processual , sendo assim impossível pleitear o justo , pois este não é pertencente ao que pleiteia-o. O Justo : forte como Golias , belo como David . O justo é pleno.

2 Respostas
PAULO ROBERTO NERY FILHO
Advertido
Há 25 anos ·
Link

CARO COLEGA, E CONTERRÂNEO - SOU DE TRÊS PONTAS E ESTOU EM MONTES CLAROS CURSANDO DIREITO AQUI NA UEMG -.

ESSA QUESTÃO DA IGUALDADE SEMPRE CAUSOU E SEMPRE CAUSARÁ INÚMEROS E INCANSÁVEIS DEBATES, A ILUSTRE JURSITA ADA PELLEGRINI JÁ SE MANIFESTOU A RESPEITO E, CONCORDO PLENAMENTE COM ELA, O QUE SE DEVE FAZER É DAR UM TRATRAMENTO IGUAL PARA OS IGUAIS E IGUAL PARA OS DESIGUAIS, ISTO, FUNDAMENTADO NA TEORIA DO IGUALDADE APARENTE, NÃO CONCORDO COM A FORMA DE TRATAMENTO DEFENDIDA POR VC, UM TRATAMENTO DESIGUAL PARA OS DESIGUAIS. RESSALTANDO QUE A IGUALDADE DEVE SER ANALISADA DENTRO DO GENÊRO E NÃO ENTRE GÊNEROS.

UM ABRAÇO PAULO.

Amadeu Memolo
Advertido
Há 25 anos ·
Link

Prezado Ricardo Ferreira Barouch, Li sua opinião sobre o Justo no Direito, como também li a resposta dada por Paulo Roberto Nery Filho. Tomo a liberdade de solicitar de ambos que dediquem suas atenções, como estudantes de direito, ao seguinte ensinamento do grande mestre Ruy Barbosa: "Não há maior injustiça do que querer tratar igualmente os desiguais"! Acredito que se os homens da Lei, sejam eles advogados, juízes ou promoteres, respeitassem e dignificassem esse simples -mas lapidar- mandamento, o Direito se faria mais justo! Desejo sucesso aos dois futuros bacharéis. Um abraço. Amadeu Memolo

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos